Buscar

ATIVIDADE 3 GESTÃO DA LOGÍSTICA INTEGRADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como sabemos, o transporte é responsável (em média) por 1 a 2 terços dos custos logísticos totais, sendo, portanto, uma grande preocupação para as empresas. Nesse cenário, estabelecer uma roteirização que seja eficiente e que leve em consideração todas as variáveis do percurso, é um caminho virtuoso para conseguir uma maior produtividade e consequentemente menores custos com transporte.
Imagine que você aluno, na situação de um especialista de transporte, precise elaborar as “linhas gerais” de como deve ser planejada a roteirização de determinada empresa.
Agora, responda: quais são as principais variáveis e por que devem ser levadas em consideração quando se planeja uma rota de transportes? Para responder a esse questionamento, revise os principais pontos abordados na unidade e pesquise sobre o tema em outras fontes.
Um bom planejamento é essencial para realizar qualquer transporte com excelência. E dentro desse estudo devem ser considerados fatores como: condições de trânsito e das pistas utilizadas, distância que será percorrida, valores de pedágio, restrições de altura e tráfego de veículos.
Considera - se também o menor trajeto e tempo entre os pontos de origem e destino, sendo assim teremos algumas variáveis como tempo de ida/volta, distância, velocidade, capacidade do caminhão, horas de trabalho do motorista, quantidade de dias trabalhados no mês, úmeros de turnos no dia, tipos de cargas, carga mensal a ser transportada.

Continue navegando