Buscar

avaliaçao 3 cad rodutiva cuturas anuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cláudia Elizabeth Galindo Abreu (1777678)
	Disciplina:
	Cadeia produtiva de Culturas Anuais (AGR04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650805) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25380760
	1.
	A ONU divulgou recentemente 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que deveriam ser implementados pelos países nos próximos anos. Entre esses 17 objetivos existem alguns que estão relacionados com a produção agropecuária. Neste contexto, disserte sobre a importância do objetivo número 2: "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". ( * Máximo 4000 caracteres )
Em 2015 a ONU(Organização das Nações Unidas) em Assembleia Geral onde participam 193 países membros vêm tomado decisões sobre os objetivos de Desenvolvimento sustentável. A agenda é composta por 17 itens dos quais priorizo "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável", que estão para serem implementados por todos os países do mundo até 2030.
A ONU Até 2030 pretende: 1- acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre nanismo e caquexia em crianças menores de cinco anos de idade, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas; 2- dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola; 3- garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo; 4- manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas respectivas espécies selvagens, inclusive por meio de bancos de sementes e plantas diversificados e bem geridos em nível nacional, regional e internacional, e garantir o acesso e a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados; 5- Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação internacional, em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia, e os bancos de genes de plantas e animais, para aumentar a capacidade de produção agrícola em particular nos países menos desenvolvidos; 6- Corrigir e prevenir as restrições ao comércio e distorções nos mercados agrícolas mundiais, incluindo a eliminação paralela de todas as formas de subsídios à exportação e todas As medidas de exportação com efeito equivalente, de acordo com o mandato da Rodada de Desenvolvimento de Doha; 7- Adotar medidas para garantir o funcionamento adequado dos mercados de commodities de alimentos e seus derivados, e facilitar o acesso oportuno à informação de mercado, inclusive sobre as reservas de alimentos, a fim de ajudar a limitar a volatilidade extrema dos preços dos alimentos. https://gtagenda2030.org.br/ods/ods2/
Há controvérsias que apontam que o Brasil caminha na contramão dos 17 objetivos globais de desenvolvimento sustentável instituídos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Soluções não virão enquanto propostas são aprovadas pela Câmara que comprometam o desenvolvimento sustentável, a exemplo do crescimento de centros uranos, da que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, crescimento da pobreza e consequentemente da fome, crescimento do desemprego, principalmente de mulheres negras. Precisamos de políticas públicas que protejam a população. O Brasil e o mundo precisam de governantes e gestores que abram diálogos democráticos com a participação do povo, precisamos acabar com os discursos políticos que contradizem com a realidade prática do povo. Que deixam milhões de pessoas no mundo em situações critica de pobreza extrema, em situações vulneráveis e de desigualdades sociais. Esses governantes deverão garantir acesso de todas as pessoas, principalmente os pobres, crianças e pessoas em situações vulneráveis, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	
	
	2.
	A análise do cenário de uma cadeia de produção agropecuária é muito importante para a gestão de uma propriedade rural. Essa análise se baseia no acompanhamento de diversas informações sobre a cadeia de produção. O gestor em agronegócios pode utilizar estas informações para o processo de tomada de decisões em várias etapas, como a definição das condições de produção ou de comercialização. Diante disso, descreva as informações que devem ser analisadas para a compreensão do cenário de uma cadeia de produção agropecuária. ( * Máximo 4000 caracteres )
As Cadeias produtivas da agropecuária são etapas consecutivas pelas quais são transformadas as diversas matérias-primas, desde sua produção à comercialização1. Nelas está inserida a produção de insumos (fertilizantes e defensivos), o maquinário agrícola, o produto agrícola propriamente dito, a agroindústria, a logística e a comercialização. É a partir de suas cadeias produtivas que se permite ver a importância e o peso de determinados produtos na geração de riquezas de uma unidade territorial.
Para se compreender melhor e tomar decisões é de fundamental importância para o planejamento e o posicionamento dos diversos agentes da cadeia a verificação dos índices do PIB e suas publicações. Só teremos um posicionamento mais preciso de tivermos o acompanhamento e parcerias com órgãos a exemplo do CEPEA, EMBRAPA, entre outros com capacidade técnica comprovada. 
Vou ressaltar aqui o PIB, pois ele é de fundamental importância para o planejamento de uma cadeia de Produção Agropecuária e ter um posicionamento. Para calcular o indicador do PIB, é necessária a soma de quatro segmentos: 1- insumos para a agropecuária, 2- produção agropecuária primária ou “dentro da porteira”, 3- agroindústria (processamento) e 4- serviços.
DETALHAMENTO DAS PRINCIPAIS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGROPECUÁRIA NACIONAL
CANA • Grande concentração da produção em SP • Recente expansão para o Centro-Oeste • Principal destino do açúcar exportado continua sendo Santos.
AÇÚCAR E ETANOL • Produção anual de 748 milhões de toneladas de cana.
LARANJA • Grande concentração da produção em SP • Principal destino do suco de laranja exportado continua sendo Santos.
SUCO DE LARANJA • 410 milhões de caixas de 40,8 kg (16,7 milhões de t). • Brasil maior produtor e exportador de suco de laranja • Região Centro-Sul concentra 92% da produção • Região Norte-Nordeste concentra 8%%.
 CAFÉ • Grande concentração da produção em MG, seguida de ES, SP e BA • ES e RO concentram café Robusto (bend) • 10 empresas têm 73% do café torrado e moído (Abic) • Principal porto de destino: Exportação: 88% Arábica 11% Solúvel 1% Conilon.
CAFEICULTURA • 50 milhões de sacas (77% Arábica, 23% Conilon) • 70% Exportação (destinos: UE, EUA, Japão, Turquia e México) • BRASIL: Responde por 36% da produção mundial e por quase 30% das exportações, café verde (1,8 milhões t/ano), café solúvel (0,1 milhões t/ano).
PAPEL CELULOSE • Bem distribuída no país • 11 estados produzem mais de um milhão de toneladas • Plantas de celulose possuem sua logística consolidada • 85% da madeira utilizada pela indústria são de produção própria • Principal porto de destino: Vitória, seguido de Santos e São Luís.
EUCALIPTO PARA PAPEL E CELULOSE • Destino da Celulose: 33% interno e 67% exportação (UE, China, América do Norte e Ásia) • Celulose exportada (12 milhões t/ano).
ALGODÃO • Hoje se concentrano MT e Oeste da BA • quinto maior produtor de algodão, quarto maior exportador, sétimo maior consumidor. • O Brasil exporta cerca de 50% da produção nacional.
CADEIAS DE CARNES- Carne de Ave 51% Carne Suína 13% Carne Bovina 36% Participação da cadeia de carnes. Consumo de carnes no Brasil Carne de Ave 47% Carne Suína 14% Carne Bovina 39% 
SUINOCULTURA • Brasil é o quarto maior produtor e quarto maior exportador • Santa Catarina e Rio Grande do Sul focam em exportações. MS, ES e PR mercado interno • Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por 80% das exportações; 
AVICULTURA • Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor, atrás • Quarto maior consumidor, atrás dos EUA, China e UE • 5,8 bilhões de abates/ano = 14 milhões de toneladas/ano • Predominante na Região Sul e Sudeste • Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por 80% das exportações.
BOVINOCULTURA • Brasil tem o 2º maior rebanho (atrás da Índia), é o 2º em abate, 2º em produção de carne, 4º em consumo de carne e 2º em exportação. O rebanho bovino gira em torno de 210 milhões de cabeças.• Exporta 20% da produção nacional. 
www.embrapa.br › Estudo9-cadeias-ppt_web.pdf

Continue navegando