Buscar

VT CINESIOTERAPIA E PROPEDÊUTICA II Hugo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
 CINESIOLOGIA E PROPEDÊUTICA II
HUGO HENRIQUE PEREIRA DE OLIVEIRA
TURMA: M1 MATRICULA: 300013002
Professor: Breno Gontijo 
BELO HORIZONTE
SETEMBRO DE 2020
ESTUDO DIRIGIDO – JOELHO
1) Quais movimentos são realizados na articulação do Joelho?
Os movimentos realizados pela articulação do joelho são flexão, extensão, assim como uma leve rotação lateral e medial. O joelho também possui mecanismos especiais de travamento e destravamento, relacionados ao movimento dos côndilos femorais no platô tibial.
2) Quais são os músculos responsáveis por cada um dos movimentos realizados?
Flexão: bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, sartório e grácil. Músculos extensores: quadríceps femoral, reto femoral, vasto medial, vasto intermédio. Rotação interna: semitendinoso, semimembranoso, sartório e grácil. Rotação externa: bíceps femoral, e o tensor da fáscia lata.
 
3) Qual a amplitude de movimento de extensão, flexão e rotação do joelho?
· Extensão: 0°
· Flexão: 140°
· Rotação interna: 30°
· Rotação externa: 45°
4) Quais os ligamentos presentes na articulação do joelho?
Os ligamentos do joelho são: patelar, retináculo, colateral medial (LCM), colateral lateral (LCL), transverso do joelho, poplíteo oblíquo, poplíteo arqueado, cruzado anterior (LCA), cruzado posterior (LCP), coronários e menisco femoral.
5) Qual a função dos seguintes ligamentos:
5.1 Ligamento cruzado anterior
Impedir o deslocamento anterior da tíbia sob o fêmur (movimento de gaveta), impedir a rotação interna do joelho estendido e ajudar a impedir a hiperextensão e sua função secundária é a rotação interna e externa do joelho que não está sustentando carga.
5.2 Ligamento cruzado posterior
Impedir o deslocamento posterior da tíbia sob o fêmur, conferir estabilidade anteroposterior, lateral e rotação e sua função secundária é prevenir a hiperextensão e limitar a rotação interna e varo / valgo.
5.3 Ligamento colateral lateral 
Impedir o movimento de afastamento dos côndilos laterais do fêmur e fíbula, resistir ao estresse varo (direcionar o joelho lateralmente).
5.4 Ligamento colateral medial
Impedir o movimento de afastamento dos côndilos mediais do fêmur e tíbia, resistir ao estresse valgo (direcionar o joelho medialmente). Além disso, o ligamento colateral medial também estabiliza e “segura” o movimento de rotação externa da tíbia, em relação ao fêmur.
6) Qual a função dos meniscos?
Os meniscos têm como função de ser um grande amortecedor, o menisco também atua na estabilização do joelho, sendo o menisco medial um importante anteparo entre o fêmur e a tíbia, auxiliando o ligamento cruzado anterior a estabilizá-los, não permitindo que a tíbia vá para frente quando freamos o joelho, congruência articular, proteção da cartilagem e da estrutura óssea e auxiliar a lubrificação articular.
7) Qual a função da patela?
Além de proteger a região anterior (de dentro) da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho. A patela aumenta o braço de alavanca do quadríceps, resultando em maior força para o movimento de extensão. A perda da patela resulta em perda de força para a realização do movimento
8) Qual o comportamento biomecânico da patela no movimento de flexão (Agachamento)?
No movimento de flexão a superfície articular entra em contato com a cavidade troclear e desliza sobre a superfície do fêmur gerando pressão lateral ou seja no momento em que a articulação do joelho é flexionada, a superfície articular da patela entra em contato com a cavidade troclear com aumento da pressão lateral em virtude da tensão das estruturas laterais. Assim, a pressão da patela é gerada lateralmente durante a flexão, e durante a extensão há um amento na pressão medial.

Continue navegando