Buscar

Teste de conhecimento aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: EDUC PROF TEOR E PRA 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
		1.
		As transformações atualmente em curso nos cenários econômico, político e social têm sido analisadas por diferentes correntes do pensamento teórico. Entre elas se destaca a interpretação da Escola de Regulação Francesa que tem como principais defensores Aglietta e Coriat. A partir da linha de pensamento da Escola de Regulação Francesa, assinale os conceitos defendidos pela mesma:
	
	
	
	Para a Escola de Regulação Francesa o Toytismo está fundamentado numa produção e num consumo de massas, em economias de escala que gera maior lucro e produtividade.
	
	
	Tudo que vivemos hoje faz parte da crise do regime de acumulação taylorista para a Escola de Regulação Francesa.
	
	
	O capitalismo para esta escola pode ser considerado como um sistema que tem algumas leis de fixas. É um sistema que já cresceu, se expandiu e se acumulou. Ele se concentra nas mãos de um grupo cada vez maior. Passou por crises de estrutura.
	
	
	O capitalismo para esta Escola pode ser considerado como um sistema que tem algumas leis de movimentação. É um sistema de precisa crescer, se expandir, se acumular. Ele se concentra nas mãos de um grupo cada vez menor. Passa por crises cíclicas e estruturais.
	
	
	A teoria da regulação é a explicação que fornece instrumental prático para analisar e compreender a estruturação urbana e rural atual.
	
	
		2.
		Segundo as características do modo de produção fordista, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Salário baixo por conta da baixa produtividade;
	
	
	Recompensas para trabalhadores pelas tarefas executadas com baixa produtividade.
	
	
	Especialização e treinamento ativo de cada funcionário.
	
	
	Trata-se de uma linha de montagem com esteira que organiza o ritmo de trabalho;
	
	
	Muita valorização do trabalho individual;
	
	
		3.
		Sobre o Estado de Bem-Estar Social, que surge no contexto das graves crises do capitalismo mundial no início do século XX, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As políticas de desemprego foram os principais mecanismos de intervenção do Estado de Bem-Estar Social para reverter a crise econômica gerada pela superprodução.
	
	
	Estados de Bem-Estar Social plenos foram implementados principalmente em nações com altos níveis de crescimento econômico e com baixas taxas de desigualdade, visando a reverter essa situação e a promover o desenvolvimento.
	
	
	Os princípios desse tipo de Estado intervencionista foram elaborados por Karl Marx, a partir da revisão da teoria econômica clássica que pregava o comunismo.
	
	
	A fixação do livre comércio foi uma das estratégias utilizadas pelo Estado de Bem-Estar Social para incentivar a produção industrial a absorver a força de trabalho no contexto de crise.
	
	
	O estabelecimento desse tipo de Estado implicou considerável expansão da estrutura de administração pública e elevação do gasto público para manter os bens primários garantidos à população tais como: segurança, educação e saúde.
	
Explicação:
o Estado do bem-estar, provocou uma expansão da estrutura  da administração pública, com gastos elevados, para manter: segurança, educação e saúde, considerados como bens primários
	
	
		4.
		Ford amplia a lógica taylorista, aplicando os princípios tayloristas nas produções em larga escala, instituindo as linhas de montagem. No fordismo, a obrigação de respeitar os tempos determinados não está mais ligada a esquemas de recompensa e prescrição, nem à adoção dos movimentos ¿adequados¿. Isso porque Ford introduz a seguinte forma de controle da produtividade operária, que elimina os tempos mortos e intensifica o trabalho:
	
	
	
	a polivalência operária
	
	
	o just in time
	
	
	o controle de tempos e movimentos dos trabalhadores
	
	
	a esteira rolante
	
	
	o kanban
	
	
		5.
		É possível caracterizar o Estado de Bem-estar Social como:
	
	
	
	um momento de desregulamentação dos diferentes setores da economia
	
	
	 uma etapa do desenvolvimento econômico que garante o avanço do setor financeiro
	
	
	uma forma de organização estatal que reduz a distribuição de benefícios para os empresários e para os trabalhadores
	
	
	uma ação de intervenção na economia, voltada para o desenvolvimento de políticas sociais para todos
	
	
	uma iniciativa estatal de fomento ao crescimento tecnológico visando a flexibilização da produção
	
	
		6.
		A década de 1970 representou um momento histórico central quando consideradas as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza a ¿nova configuração do sistema de capital¿ a partir dessa década:
	
	
	
	o processo de mundialização e o Estado Novo;
	
	
	o processo de mundialização e o Estado Neoliberal;
	
	
	o processo de neoliberalismo e o Estado Novo; 
	
	
	um processo de reformulação do capitalismo  
	
	
	o processo de desestatização e o Estado Neoliberal;
	
	
		7.
		O taylorismo-fordismo era considerado um modelo inovador de capacidade produtiva para época. No entanto, esse sistema não considerava:
	
	
	
	as condições de trabalhos dos operários.
	
	
	parcialidade da mão de obra
	
	
	a subpolarização do trabalho
	
	
	incorporação da precarização
	
	
	temporalidade da mão de obra
	
Explicação:
Para que a produção automobilística alcançasse patamares esperados pelo sistema capitalista, em contrapartida, foi necessária a precarização das condições de trabalho, por meio de práticas repetitivas e gestos controlados para maior eficiência. Como reitera Ricardo Antunes (2002), a notória diminuição da atuação dos trabalhadores das fábricas promovidas pelo sistema taylorista-fordista promoveu a subproletarização do trabalho com a incorporação da precarização, da temporalidade e da parcialidade da mão de obra.
	
	
		8.
		Após a crise de 1929 o Estado passou a intervir com maior vigor na economia para gerar empregos e melhorar a vida da população. A que política o texto se refere?
	
	
	
	Estado de Igualdade Utópico
	
	
	Neoliberalismo.
	
	
	Comunismo
	
	
	Estado de Bem Estar Social.
	
	
	Capitalismo.
	
Explicação:
Após a crise de 1929,o Estado de Bem Estar Social

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando