Buscar

Prova 1º do médio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Concurso de Bolsas para concorrer ao 1.º ano do médio 
7° Ano A NOVEMBRO/2015 - EF	Página 4
1.º ano ensino médio		Página 6
MATEMÁTICA
1) Na figura, determine as medidas das cordas e , sabendo que:
= 3x, = 4x – 1, = x + 1 e = x.
a) 18 e 15
b) 17 e 20
c) 13 e 19
d) 17 e 19
e) 21 e 4
2) Calculando a área do trapézio, encontraremos a seguinte medida em cm2:
a) 14
b) 13
c) 12
d) 10
e) 8
3) A crise energética tem levado as médias e grandes empresas a buscarem alternativas na geração de energia elétrica para a manutenção do maquinário. Uma alternativa encontrada por uma fábrica foi a de construir uma pequena hidrelétrica, aproveitando a correnteza de um rio que passa próximo às instalações.
Observando a figura e admitindo que as linhas r, s e t sejam paralelas, pode-se afirmar que a barreira mede:
a) 33 m
b) 38 m
c) 43 m
d) 48 m
e) 53 m
4) A idade de Ana Paula dividida pela idade de Andréa gerou a dízima 0,388.... Qual é a idade de cada uma?
a) 6 e 18
b) 7 e 12
c) 7 e 18
d) 5 e 16
e) 3 e 16
5) Quais das seguintes relações de A em B não são funções?
a) a, b, d
b) c, d, b
c) e, a, d
d) b, d, f
e) a, c, e
6) Considere as seguintes expressões:
I. 
II. 
III. 
É (são) verdadeira(s), somente:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
7) Uma escada de um carro de bombeiros pode estender – se até um comprimento máximo de 30 m, quando é levantada a um ângulo máximo de 70º. Sabe – se que a base da escada está colocada sobre um caminhão, a uma altura de 2 m do solo. Que altura, em relação ao solo, essa escada poderá alcançar?
(Use: sen 70º = 0,94; cos 70º = 0,34; tg 70º = 2,75.)
a) 28,2 m
b) 30,2 m
c) 34,2 m
d) 26,4 m
e) 12,5 m
8) Calcule os valores de x e y respectivamente na figura abaixo:
a) 8 e 15
b) 7 e 25
c) 5 e 15
d) 8 e 25
e) 9 e 18
9) O quadrado e o triângulo abaixo têm a mesma área. Quanto mede o lado do quadrado, e a área do triângulo, respectivamente:
A) 3 e 9
B) 4 e 16
C) 2 e 4
D) 5 e 25
E) 6 e 36
10) O valor desconhecido na figura que corresponde a projeção será:
a) 9,23
b) 2,45
c) 3
d) 9,42
e) 15,75
Língua Portuguesa
Texto I
Questões de 01 a 03.
Língua portuguesa contra o trabalho infantil
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) instituiu 2016 como o seu Ano de Combate ao Trabalho Infantil. A iniciativa é muito pertinente, pois o problema atinge praticamente todas as nove nações que compõem o bloco, incluindo o Brasil – 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalham ilegalmente no país, segundo pesquisa do IBGE de 2013.
O Brasil será presidente da CPLP até 2018. Em seu mandato, há metas bastante congruentes com o combate ao trabalho infantil, em especial no eixo da informação, conforme deliberado pelo Ministério da Cultura: investimentos em processos contínuos que divulguem a língua portuguesa; promoção de livros brasileiros no exterior; melhora na comunicação entre países membros da CPLP; e maior foco na adoção de parcerias entre sociedade civil, acadêmica e privada com a CPLP.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está atuante no âmbito desses objetivos, a começar pela internacionalização de nossa produção editorial, por meio do programa Brazilian Publishers, que organiza a participação de editoras brasileiras nas mais importantes feiras internacionais do setor, para vender nossos livros e divulgar nossa cultura.
Ressaltamos, também, que a entidade criou, em 2015, a Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa. O grupo trabalha fortemente em três eixos: valorização nacional da língua portuguesa – com exemplos do que está sendo feito no país –, mecanismos para alavancar a internacionalização e aproximação com outras entidades da área de economia criativa.
Todas essas iniciativas, que significam a participação da sociedade civil nos objetivos das nações de língua portuguesa, contribuem para que o idioma seja um consistente fator de integração e fortalecimento de ações conjuntas, dentre elas o combate ao trabalho infantil.
Nacionalmente, a CBL tem defendido a realização de projetos voltados à disseminação da leitura entre crianças e jovens, como forma de promover inclusão e melhor formação.
Do mesmo modo, temos defendido firmemente a manutenção dos programas governamentais de aquisição de livros para alunos de baixa renda matriculados nas escolas públicas, que sofreram quebras e atrasos no cenário de crise vivenciado pelo país. Nesse sentido, tivemos recente êxito com o pagamento às editoras de obras adquiridas pela União no âmbito do Programa Nacional Bibliotecas da Escola 2015.
Em todas as frentes, é preciso amplo engajamento na luta para prover cultura, informação, escolaridade, proteção, saúde e alimentação para crianças e adolescentes.
O livro tem missão importante nesse processo, pois supre parte expressiva do que o mundo necessita para o combate ao trabalho infantil: conhecimento! Afinal, quanto mais culta for a sociedade, menos espaço haverá para a prática de crimes, irregularidades e atentados à dignidade humana.
LUÍS ANTONIO TORELLI é presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/06/1780639-lingua-portuguesa-contra-o-trabalho-infantil.shtml (Adaptado)
11) Todas as alternativas abaixo estão de acordo com o texto, exceto:
a) o livro tem uma importante função no combate à erradicação do trabalho infantil pelo fato de transmitir conhecimento.
b) há um grande aumento na quantidade de programas governamentais que defendem a aquisição de livros para alunos de baixa renda matriculados nas escolas públicas.
c) cerca de 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalham ilegalmente nas nove nações que compõem o bloco da CPLP.
d) a promoção da cultura e da informação na sociedade é condição para a extinção da prática de crimes, irregularidades e atentados à dignidade humana.
e) Todos os adolescentes deveriam ler mais livros, revistas e jornais nas bibliotecas da escola.
12) Em “A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está atuante no âmbito desses objetivos, a começar pela internacionalização de nossa produção editorial, por meio do programa Brazilian Publishers (...)” – 3º
parágrafo – a palavra destacada pode ser MELHOR substituída, sem prejuízo de sentido, por
a) círculo
b) contexto
c) comando
d) rumo
e) n.d.a
13) Assinale a alternativa em que o conectivo que NÃO liga oração adjetiva:
a) “... pois o problema atinge todas as nove nações que compõem o bloco, incluindo o Brasil...”.
b) “... investimentos em processos contínuos que divulguem a língua portuguesa...”
c) “Ressaltamos, também, que a entidade criou, em 2015, a Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa.”
d) “Todas essas iniciativas, que significam a participação da sociedade civil nos objetivos das nações de língua portuguesa, contribuem para que o idioma seja um consistente fator de integração e fortalecimento de ações conjuntas ...”
e) n.d.a
Texto II
Disponível em: http://atuartes.blogspot.com.br/2011/04/charge-sobre-trabalho-infantil.html
14) De acordo com a charge, é possível inferir que
a) criança feliz é aquela que trabalha para ajudar a família.
b) há crianças que ainda deixam de ir à escola para trabalhar e ajudar a família.
c) muitos pais não entendem que a criança precisa de educação, por isso as obriga a trabalhar e ajudar a família.
d) todas as crianças que trabalham para ajudar a família não frequentam a escola.
e) n.d.a
Texto III
Especialistas em comportamento digital apontam que as crianças brasileiras são mais ativas do que a média mundial na internet, o que as torna perigosamente dependentes dos ambientes virtuais. Celulares e tablets são cada vez mais usados para entreter os pequenos em situações de estresse, como refeições em restaurantes, por exemplo. Perfis em redes sociais também são criados muito precocemente. Diante deste cenário, já imaginou o que aconteceria se, de um dia para outro, todos os aparelhos eletrônicos deixassem de funcionar? Essa é a proposta de Juliana Grasso, no recém-lançado livro “Amanhã, como será?”, da Tempo Editora.
Com foco
no público infanto-juvenil, a publicação conta a história de Gabriel, um garoto de 11 anos dependente de computadores, tablets e smartphones que se vê completamente perdido após uma tempestade destruir todos os seus aparelhos eletrônicos. Com o acidente, o menino, que usava os dispositivos para estudar, se comunicar e brincar, precisa redescobrir as brincadeiras e alegrias de uma infância sem tecnologia. A autora se inspirou nas experiências cotidianas para escrever o livro.
“A tecnologia está superdisponível, tanto para adultos, quanto para crianças. Hoje, mesmo muito
novinhas, elas assistem a vídeos pelo celular na hora de comer, o que faz muito mal”, diz Juliana. “É possível retomar as formas antigas de contato, aprendizado e recreação.” Para ela, essa overdose de tecnologia na infância pode transformar meninas e meninos em adultos antissociais e dependentes. Pesquisa “Kids of Today and Tomorrow – Um olhar Bem Próximo Sobre Essa Geração”, da Viacom Internacional Media Networks, valida essa afirmação. Ela indicou que, apesar de o cenário ser sombrio em praticamente todos os países desenvolvidos, as crianças brasileiras têm uma predisposição maior ao vício virtual.
Disponível em: http://istoe.com.br/os-riscos-da-infancia-na-rede/
15) Pela leitura do texto, é possível afirmar que: 
a) as crianças brasileiras têm mais condições de acesso à internet do que a média mundial.
b) as crianças dos países desenvolvidos estão isentas das experiências num cenário sombrio, que é o vício virtual.
c) o excesso de tecnologia na infância pode transformar meninos e meninas em adultos retraídos e dependentes.
d) o livro da escritora Juliana Grasso conta a história real de Gabriel, um garoto brasileiro que era dependente de computadores.
e) n.d.a
Texto IV
Texto V
16) No texto IV e V aparecem duas figuras de linguagem que são
a) antítese – prosopopeia
b) paradoxo – eufemismo
c) aliteração – gradação
d) metáfora – hipérbole
e) catacrese - hipérbato
17) Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.
 O atleta entrou na piscina e pediu que todos saíssem.
(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: Oração Coordenada Sindética Aditiva (em relação à 1ª oração) e Oração Principal (em relação à 3ª oração). 
(14) 3º oração: 3ª Oração: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta (em relação à 2ª Oração).
(20) 3º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 2º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.
a) 22
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70
18) Assinale a alternativa que traz uma oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo.
a) Ao viajar, não tome bebidas alcoólicas.
b) Não pude participar do campeonato por estar muito gripado.
c) Ofendi meu amigo sem querer.
d) “Você, varrendo o quarto, não terá encontrado algumas?” (Graciliano Ramos)
e) Surpreendido em falta grave, o menino chorava copiosamente.
Leia a tirinha:
19) No 2º quadrinho, há a presença de uma:
a) Oração Subordinada Adverbial Temporal.
b) Oração Subordinada Adverbial Consecutiva.
c) Oração Subordinada Adverbial Proporcional.
d) Oração Subordinada Adverbial Condicional.
e) Oração Subordinada Adverbial Causal
20) Sobre a obra abaixo, assinale a alternativa incorreta.
a) A tese defendida nessa obra é a de que a guerra traz perdas e sentimentos para pessoas inocentes.
b) A intenção de Picasso ao usar as cores preta, branca e cinza foi de retratar o sofrimento e a dor vividos pelo povo.
c) Esse ataque foi considerado um dos piores da História, o símbolo da barbárie.
d) Ao observarmos a tela nos deparamos com figuras que expressam aflição, dor, insegurança, sofrimento, como a mulher com a criança no colo e o cavalo.
e) Essa pintura é um manifesto político, pois há inimigos, sofrimento e esperança. 
	1º ANO
MAT/PORT
	1-
	E
	2-
	D
	3-
	A
	4-
	A
	5-
	E
	6-
	C
	7-
	D
	8-
	B
	9-
	A
	10-
	C
	11-
	D
	12-
	B
	13-
	D
	14-
	A
	15-
	D
	16-
	A
	17-
	D
	18-
	C
	19-
	C
	20-
	B
BD
CE
AB
AC
AD
AE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando