Buscar

Atividade microbiologia

Prévia do material em texto

Atividade microbiologia 
Pesquise sobre as principais classes fúngicas existentes e exemplifique. 
Ascomicetos: Formam hifas especiais chamadas ascos, com papel reprodutivo. Seus representantes mais conhecidos são os fermentos ou leveduras.
Ficomicetos: São os fungos mais simples. Esse grupo engloba os bolores, como o bolor que cresce sobre o pão velho.
Basidiomicetos: Formam hifas especiais para a reprodução, chamadas de basídios. Essas hifas localizam-se no corpo de frutificação, que nada mais é que o cogumelo. Os representantes dessa classe são os cogumelos e orelhas-de-pau.
Deuteromicetos: São os fungos sobre os quais não se conhecem processos sexuais de reprodução. A essa classe pertencem os fungos conhecidos por causar micoses no homem.
O crescimento bacteriano apresenta quatro fases principais: fase lag (repouso), fase log ou de crescimento intenso, fase estacionária e fase de declínio ou morte. Pesquisa sobre cada fase.
Fase de lag: Nesta fase os microrganismos não revelam um aumento de número em determinações de massa, toda via, geralmente demonstram que há um aumento, reflexo de um aumento no tamanho dos indivíduos.
Fase de crescimento intenso: A partir de um determinado momento, as células iniciam seu processo de divisão entrando no período de crescimento. Durante esse período, a reprodução celular encontra-se extremamente ativa, e o tempo de geração atinge um valor constante, é o período de maior atividade metabólica da célula.
Fase estacionária: Nesta fase, a velocidade de crescimento dos microrganismos vai diminuindo até atingir a fase em que o número de novos microrganismos é igual ao número de microrganismos que morre. As causas dessa parada de crescimento podem ser devido ao acúmulo de metabólitos tóxicos, o esgotamento de nutrientes e o esgotamento de O2.
Fase de declínio ou morte: Nesta fase, a quantidade de microrganismos que morre torna-se progressivamente superior àquela dos que surgem.

Continue navegando