Buscar

MÓDULO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO 4: ARTES VISUAIS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) DE ARTE
Desafio 
No documento PCN-Arte, existe algumas recomendações para que haja um aproveitamento considerável e seja possível atingir o objetivo do aprendizado da matéria.É recomendado que a escola preserve a autonomia do aluno e forneça para ele um contato sistemático com o conteúdo ( através de dinâmicas, aulas, etc ) que garantirão o progresso e integração como estudante. Uma das mais importantes, por que é necessário que o aluno compreenda que diversos momentos da história, foram marcados por suas peculiaridades e que nenhuma arte é melhor do que a outra.Também é recomendado que haja uma interação grupal. A importância da dinâmica de grupo para o aprendizado do aluno para fortalecimento do conceito de grupo como socializador e idealizador de um universo imaginário. "O aspecto lúdico dessa atividade é fundamental". Preservar o caráter imaginativo do jovem é importante para que ele consiga ter referência para traçar o caminho para o futuro e entender também que ele é membro de uma sociedade e por meio da arte educá-lo.
1) Segundo os PCN-Arte (1997, p. 18), "as pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como:
a)uma manifestação espontânea e autoexpressiva.
RESPOSTA CORRETA: Esses princípios valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno. (PCN - Arte, 1997, p. 18)
2) Segundo o PCN-Arte (1997, p. 20), com o sistema de escola libertária e inovadora que antecederam os PCNs, o princípio revolucionário que advogava a todos, independentemente de talentos especiais, a necessidade e a capacidade da expressão artística foram, aos poucos, sendo enquadrados em palavras de ordem, como, por exemplo “o que importa é o processo criador da criança, e não o produto que realiza” ; “aprender a fazer, fazendo” etc. Estes e muitos outros lemas foram aplicados mecanicamente nas escolas, gerando deformações e simplificações na ideia original, o que redundou na banalização do “deixar fazer” — ou seja, deixar a criança fazer arte, sem nenhum tipo de intervenção. Diante disso, podemos AFIRMAR que ao professor destinava-se:
b) um papel cada vez mais irrelevante e passivo.
RESPOSTA CORRETA: Ao professor não cabia ensinar nada, e a arte adulta deveria ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da influência que poderia macular à “genuína e espontânea expressão infantil”.
3) As artes visuais, além de suas formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e das transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance). Logo, podemos afirmar que todas estas modalidades das artes visuais, permitem:
c) ao aluno expressar-se e comunicar-se de diferentes formas no processo de construção do conhecimento.
RESPOSTA CORRETA: O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distinguir sentimentos, sensações, ideias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais.(PCN-Arte, 1997, p. 20)
4) Segundo o PCN-Arte (1997, p. 35), ensinar artes em consonância com os modos de aprendizagem do aluno, significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias. Tudo isso integrado aos aspectos lúdicos e prazerosos que se apresentam durante a atividade artística. Assim, aprender com sentido e prazer está associado à compreensão mais clara daquilo que é ensinado. Logo, os conteúdos da Arte NÃO devem ser:
d)desarticulados e/ou banalizados pelos professores ou pela escola.
RESPOSTA CORRETA: Os conteúdos de Arte devem ser ensinados por meio de situações e/ou propostas que alcancem os modos de aprender do aluno e garantam a participação de cada um dentro da sala de aula. Tais orientações favorecem o emergir de formulações pessoais de ideias, hipóteses, teorias e formas artísticas. (PCN - Artes, 1997, 81p.)
5) A educação em Artes Visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e experiências relacionados aos materiais, às técnicas e às formas visuais de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal (PCNs, 1998, p. 42). Diante disso, podemos afirmar que o papel do aluno nesse processo educacional deve ser:
e) ativo, participativo e dinâmico, uma vez que é ele o detentor do interesse e do desejo em aprender.
RESPOSTA CORRETA: O aluno é fundamental nesse processo de construção do conhecimento. Ele, juntamente com os colegas de sala, com professores e escola, compõe elementos necessários para o aprendizado contínuo e criativo.

Continue navegando