Buscar

AVALIAÇÃO I - Representação Descritiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico: Disciplina: Avaliação:
Prova:
Representação descritiva I – 
Avaliação I - Individual 
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa	Sua Resposta Errada
1. Em 1967, o AACR, atualmente conhecido como AACR2, foi publicado pela primeira vez. Em 1978, teve sua segunda edição (AACR2), com a última revisão em 2002 (AACR2r) e atualizações em 2003, 2004 e 2005. Sobre o AACR, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Determina pontos de acesso para a representação da informação. ( ) Estabelece os critérios para a descrição bibliográfica.
( ) Algumas das zonas do ISBD - International Standard Bibliographic Description - foram utilizadas como base para delimitar as regras de descrição bibliográfica contidas no AACR.
( ) Em 1969, o AACR foi traduzido para português e, desde então, mediante suas versões atualizadas, tem sido adotado no Brasil como o principal código de catalogação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
 b) V - V - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.
2. Em meados do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização. Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
( ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação. ( ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
( ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
 c) F - V - V - F.
d) F - V - F - F.
3. O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas características, normas, regras e códigos próprios. Referente aos procedimentos, processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em instrumentos como AACR2, RDA e ABNT.
( ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação. ( ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação da informação.
( ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são produtos inerentes ao processo de indexação da informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
 b) V - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.
4. Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o armazenamento da informação. À medida que a sociedade se desenvolve e evolui, os catálogos das bibliotecas também são reinventados e evoluem para priorizar e potencializar o acesso irrestrito à informação. Sobre os aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo.
( ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes evoluções.
( ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual.
( ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
b) F - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - F.
5. A organização, a disponibilização e a recuperação da informação estão condicionadas pelos conceitos e pelas técnicas, regras e diretrizes de diferentes processos e procedimentos inerentes à gestão da informação, bem como a profissão do bibliotecário, por exemplo, a catalogação, a indexação e a classificação. Referente aos conceitos de Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Representação Descritiva - Catalogação não se limita à descrição bibliográfica dos documentos, mas também se dedica a representá-los em aspectos formais quanto ao seu conteúdo.
( ) A catalogação permite a descrição de informações em diversificados tipos de materiais, mas não necessariamente a busca pela padronização desta descrição.
( ) A estruturação e padronização dos diferentes aspectos e/ou características de um item informacional dizem respeito aos objetivos da Representação Descritiva - Catalogação.
( ) São seguidas regras de catalogação para designar, entre outras características, autor, título, edição, editora, data e quantidade de páginas indicados no documento
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
 b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.
6. Os processos e procedimentos para a organização da informação, considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário, possuem suas especificidades, estas deliberadas para qualificar ainda mais a recuperação de informações. É nesse sentido que, aliado aos processos de Representação Descritiva - Catalogação, está a Representação Temática de informações. Sobre os conceitos da Representação Temática, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A representação temática é realizada pelo catalogador por meio do processo de análise de assunto, que tem como objetivo propiciar o entendimento do conteúdo que será disponibilizada no catálogo.
b) A Representação Temática, aliada à Representação Descritiva, exprime o conteúdo de determinado documento por meio de assuntos a partir das classificações bibliográficas, da indexação e da elaboração do resumo de um item informacional.
c) A Representação Descritiva - Catalogação considera as características textuais e carga semântica que cada unidade documentária possui.
 d) A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização.
7. Os processos "tradicionais", inerentes às funções do bibliotecário, em especial os relativos à catalogação, podem e devem ser utilizados como base norteadora para o tratamento das informações nos meios virtuais/digitais. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Mesmo em contexto digital e com os avanços tecnológicos, a catalogação continua com a finalidade de facilitar o processo de recuperação da informação. O contexto digita/virtual amplia as formas de disseminação da informação.
( ) Por estar inserido em um ambiente virtual/digital, o catalogador não precisa se ater em identificar conceitos, dividindo-os segundo categorias,ou até mesmo estabelecer uma estrutura que ajude os usuários em suas pesquisas.
( ) O que se deve priorizar nesse contexto é o aprimoramento dos recursos e sistemas de informação, aliando-os aos processos já desenvolvidos e efetuados pelos bibliotecários.
( ) As contínuas transformações na organização e disseminação da informação inerentes ao contexto virtual/digital tendenciam a desconsideração dos bibliotecários como os agentes responsáveis por auxiliar os usuários no acesso mais depurado e especializado à informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
 b) V - F - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - V - F.
8. A Representação Descritiva - Catalogação - no Brasil pode ser caracterizada, em grande medida, por estudos e esforços direcionados à adequação das temáticas relativas ao cenário internacional, o que não desconfigura, no entanto, a sua abrangência e efetividade nas práticas biblioteconômicas nacionais. Sobre o desenvolvimento de Códigos de Catalogação em contexto brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
a) Dentre os vários esforços relativos ao processamento técnico da informação no país, os critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras a nível federal, estadual e municipal e nomes geográficos precisam ser desenvolvidos e aprimorados para contexto atual.
 b) A responsabilidade de editoração da versão portuguesa da segunda edição do Código de Catalogação da Biblioteca Vaticana foi do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD.
c) Os bibliotecários brasileiros conseguiram ter sucesso com seu próprio código de catalogação, mas se optou pela adesão do AACR no país, em especial, após a sua edição traduzida em 1969.
d) O Código da Vaticana, apesar de ser reconhecido também no Brasil como um dos códigos de catalogação com maior relevância, em especial em 1940, nunca foi efetivamente aceito nas bibliotecas brasileiras.
9. A catalogação tem se efetivado como uma das ferramentas mais importantes para o compartilhamento de recursos e de diversificadas informações entre diferentes bibliotecas. Compartilhamento este possibilitado pela adesão das inúmeras inovações tecnológicas que já estão à disposição no contexto atual. No que confere o impacto da internet e do uso das tecnologias para a catalogação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A internet é o marco mais preciso e avançado da tecnologia, mas não necessariamente implicou na variação dos tipos de suportes em que se é registrada uma informação.
b) Os esforços, no que confere ao avanço das atividades de catalogação e representação descritiva no cenário brasileiro, não têm se direcionado em como utilizar as novas tecnologias da informação a favor da disseminação da informação.
c) O AACR2 consegue abarcar todas as especificidades para catalogação dos diferentes tipos de suportes que emergiram como resposta ao uso da tecnologia para armazenar diferentes tipos de informação.
 d) A Catalogação Cooperativa se tornou mais efetiva mediante a utilização das redes de telecomunicação e da internet, pois se evidenciou uma maior interação entre diferentes bibliotecas, nacionais e internacionais.
10. A profissão do Bibliotecário foi sancionada no Brasil em junho de 1962 pela Lei n. 4.084, e seu exercício só é permitido para bacharéis em biblioteconomia. N necessário todo um aparato teórico e técnico especializado para se dar conta de toda a vigente complexidade que permeia o tratamento da informação. Sobr
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950- 1969/L4084.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%204.084%2C%20DE%2030%20DE%20JUNHO%20DE%201962.&text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20
Acesso em: 16 jun. 2020.
a) São habilitados para organizar acervos em quaisquer suportes, bibliográficos ou não.
 b) Os bibliotecários, por possuírem uma caracterização profissional técnica, não estão aptos para prestar serviços de assessoria e consultoria.
c) Disseminam a informação com o principal objetivo de facilitar e potencializar o acesso e a geração do conhecimento.
d) Apreendem processos técnicos para tratar a informação e desenvolvem recursos informacionais.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Outros materiais