Buscar

APX2 Currículo 2020-1 CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 2 (APX2) – 2020.1
Disciplina: Currículo
Coordenadora: Rita de Cássia Frangella
Aluno(a): 
Matrícula: Polo:
 
A – Relato de experiência: traga um posicionamento a partir de alguma situação vivida por você ou pesquisada ou relatada por colega, sobre como os docentes tem vivido/pensado currículo nas novas estratégias que vem sendo adotadas no contexto da pandemia e como os estudos na disciplina ajudam a pensar sobre isso. (1 ponto)
B - A partir das temáticas estudadas ao longo do semestre na disciplina Currículo, observe as charges e desenvolva uma reflexão sobre elas. (Fonte: TONUCCI, Francesco. A solidão da criança. Campinas/SP: Autores Associados, 2008.)
Observe em sua escrita:
· elementos conceituais – que temática a charge trata e que se relaciona com questões estudadas;
· perspectiva de análise – como a charge sugere caminhos de reflexão
· seu posicionamento (1 ponto cada item perfazendo 3 pontos para cada item: 1, 2 e 3)
	1- Sobre disciplina escolar:
	2 – Sobre planejamento curricular: 
	3- Sobre cultura e diferença:
	
	
	
Respostas 
A)
Devido a pandemia que nos assola, as escolas tiveram que optar por um ensino á distancia para manter o currículo escolar sem afetar o ensino dos alunos. Bem, eu tenho acompanhado um grupo no facebook de professoras da Educação Infantil e vejo como esses profissionais se esforçam a cada dia para ofertar para os seus alunos uma aula de qualidade. Com muita criatividade, dinâmica e entusiasmo, esses professores tem apresentado uma maneira divertida de passar os conteúdos e envolverem seus alunos, desde o berçário até o último ano da educação infantil. O que eu aprendi com os conteúdos dessa disciplina, e vejo no trabalho desses professores, é que eles buscam os interesses de seus alunos, criam suas aulas respeitando as particularidades de cada fase da criança, e não pensam simplesmente no conteúdo, mas sim, em como aplica-los. E sempre com uso de muita ludicidade e brincadeiras, com um ensino afetivo e criando atividades que envolvam não só a crianças, mas também, todo a família.
B)
1-Sobre disciplina escolar: a charge mostra, por parte dos professores, uma preocupação excessiva com os conteúdos e nenhuma com aqueles que estão recebendo esses conteúdos escolares, que no caso são os alunos. O educador tem o papel de questionar de que maneira irá aplicar esses conteúdos, respeitando as características e particularidades daquela comunidade escolar em que está inserido, para que ensino faça sentido para o estudante. Todo professor precisa refletir sobre que tipo de cidadão está ajudando a formar, que papel seu aluno terá na sociedade futuramente. O currículo escolar não pode ser visto e nem compreendido, como, um “acúmulo” de disciplinas isoladas, fragmentadas, com conteúdos apresentados de modo tradicional, e transmitidos sem reflexão pelo professor em sala de aula.
2 – Sobre planejamento curricular: a charge traz uma reflexão para nós, professores: quem ou o que temos priorizado em nosso dia-a-dia na sala de aula? pode-se notar que os professores sofrem pressões internas e externas em suas aulas, desta forma diante destas inúmeras pressões, faz com que eles não consigam muitas vezes dar uma aula da maneira que gostariam de dar e acabam não pensando nas necessidades dos alunos que não é somente baseada em conteúdos. A prioridade no ensino deve ser sempre o aluno, e mesmo sofrendo pressões, os professores juntamente com a gestão da escola, devem desenvolver proposta nas quais o aluno seja realmente a prioridade.
3- Sobre cultura e diferença:
O multiculturalismo e a educação estão intimamente ligados, porque ao mesmo tempo em que a escola ensina as pluralidades culturais ela segrega os que não fazem parte daquele padrão aceitável pelo seu sistema educacional. Determinando o que é cultura e o que não é, e quando o aluno não se encaixa no padrão de “cultura” regido pela escola, acaba se sentido excluído e isso gera um desanimo e pode levar o aluno a sair da escola, por não se sentir incluído, respeitado e valorizado no espaço escolar.
O professor deve ser crítico reflexivo, humano; Questionado o que ele vai ensinar aos seus alunos e propor reformas pedagógicas, já que ele e o mediador do conhecimento, ouvindo seus alunos quanto a suas dificuldades, incentivar trabalhos que levem os mesmos a pesquisa sua realidade local, oferecer um ensino mais humanizado que não despreza um aluno que não pertence ao padrão cultural aceito, ele deve ser um profissional com todas essas competências e não apenas aquele que sabe do conteúdo, mas que com sua bagagem teórica ensine seus alunos a se aceitarem como são, que suas culturas são valorizadas cada uma com as suas particularidades.

Continue navegando