Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO FAVENI OS SETE PRINCÍPIOS DA ABA

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO – OS SETE PRINCÍPIOS DA ABA- ANÁLISE DIAGNÓSTICA
· Assinale a alternativa correta.
Resposta Marcada :
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) lança mão dos produtos da Análise do Comportamento, esses produtos englobam os estudos da área básica e teórica, bem como as tecnologias desenvolvidas, para intervir em diversos contextos, tais como, clínica, organização, escola e outros.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Análise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
Resposta Marcada :
Todas as alternativas estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Quanto aos sete princípios do ABA:
1. Seu objeto de interesse devem ser comportamentos socialmente relevantes, ou pré-requisitos para comportamentos socialmente relevantes
2. Comportamentais, O foco da intervenção deve ser no que o indivíduo é capaz de FAZER. Deve-se levar em conta o comportamento de quem realiza a intervenção.
3. Analíticas. Deve-se ter certeza de que as mudanças no comportamento do cliente são resultado da intervenção. – Para isso, avalia-se constantemente o comportamento do cliente e dos passos do tratamento.
4. Tecnológicas. A intervenção deve ser detalhadamente descrita, de modo que qualquer outra pessoa seja capaz de executá-la. Linguagem clara.
5. Conceitualmente sistemáticas. A linguagem utilizada deve ser correta do ponto de vista conceitual, evitando ambiguidades.
6. Para ser ABA, a intervenção deve ser eficaz: produzir os resultados desejados. – Mudança constante dos procedimentos até achar o correto.
7. Generalizáveis. A intervenção deve: A. Ser durável (resistir ao tempo); B. Estender-se para outros ambientes; C. Estender-se para outros comportamentos; D. Estender-se para outras pessoas.
Resposta Marcada :
Todos os princípios estão corretos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Na intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) o ensino das habilidades ocorre, preferencialmente, através do uso de reforçamento positivo e não através de métodos aversivos ou coercitivos. Dessa forma, outro ponto importante desse tipo de intervenção é a identificação dos possíveis reforçadores para a criança para que esses reforçadores sejam utilizados como consequência quando os comportamentos forem ensinados. Assim decorre, então, a necessidade de, no mínimo, três etapas na avaliação, exceto:
Resposta Marcada :
Focar, trabalhar intensivamente nas não habilidades da criança, para que estas também possam ser desenvolvidas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Quanto a intervenção em ABA marque a alternativa correta.
1. A intervenção deve ser dividida em três programas: programa de linguagem receptiva, programa de habilidades de imitação, programa de habilidades de cuidados pessoais.
2. Para ensinar novas habilidades e para manter habilidades já existentes no repertório comportamental das crianças diagnosticadas com autismo utiliza-se, respectivamente, de esquemas de reforçamento contínuo e intermitente.
3. O reforçamento intermitente é utilizado para manter o comportamento adquirido, isto é, depois que o comportamento já tiver sido instalado. Este esquema garante que haja constante saciação do reforço e, também, que o processo seja próximo do natural, posto que, em contexto natural, o reforço é obtido continuamente.
4. Para trabalhar com a intervenção em ABA é preciso saber também que todo processo de extinção gera um aumento imediato na frequência do comportamento a ser extinto. Quando um comportamento anteriormente reforçado deixa de receber o reforço que o mantinha há um aumento, muitas vezes, na sua frequência, duração ou intensidade por um período de tempo.
Resposta Marcada :
Somente a alternativa 3 está incorreta.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O método ABA é uma abordagem usada para avaliar o comportamento e vem sendo utilizada também no tratamento a pessoas com desenvolvimentos atípicos e transtornos invasivos do desenvolvimento, ele explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. Um dos princípios básicos do ABA é que um comportamento é qualquer ação que pode ser observada e contada, com uma frequência e duração que pode ser explicado por indicações dos antecedentes e de suas consequências. Pode-se dizer que este texto é:
Resposta Marcada :
Verdadeiro.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Comportamento é toda atitude/interação que parte do ser para o meio em que se encontra. E todo comportamento está relacionado ao próprio meio ou outro organismo, que nos proporciona emitir como ação/reação/resposta, diante dos estímulos ou das situações experimentadas, ademais  o comportamento pode ser condicionado/controlado, através do uso de estratégias denominadas de reforço positivo, fazendo assim com que o comportamento desejado venha a se repetir outras vezes.
( ) indivíduos com TEA possuem o prejuízo nos comportamentos sociais, nos quais se intitulam como inadequados ou inapropriados, portanto um método que se baseia na análise do comportamento como ABA, se faz fundamental no âmbito da educação básica, pois é desta forma, que será possível tornar o estudante com TEA, um aluno participativo, visto como um ser que pensa, age e sente  e integrante ativo de sua classe e das atividades propostas pelo docente.
(  ) a análise do comportamento, é um tratamento comportamental indutivo, tem como objetivo ensinar a criança habilidades por conjuntos. Cada habilidade é ensinada, em geral, em plano coletivo e com uma indicação ou instrução, fazendo com que a criança autista trabalhe de forma positiva.
( ) o primeiro passo para resolver um comportamento problema é entender o repertório de comunicação da criança, como ela se relaciona com o seu ambiente, qual a função de seus comportamentos, e em que circunstâncias certos problemas ocorrem ou deixam de ocorrer com maior frequência ou intensidade, com base nessas informações o segundo passo é traçar pequenos objetivos visando ampliação de habilidades e eliminação de comportamentos inadequados.
Resposta Marcada :
V. V. F. V.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· No que se refere à terapia ABA, marque a alternativa correta.
Resposta Marcada :
Todas as alternativas estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Para a teoria Skinneriana, o ambiente não afeta um organismo depois, bem como antes, de esse organismo responder e, além disso, ao estímulo e à resposta sempre se acrescenta a recompensa. Isso quer dizer que uma resposta comportamental reforçada numa determinada ocasião tem menor probabilidade de ocorrer numa outra ocasião semelhante, isso em decorrência do fenômeno da generalização que os seres humanos conseguem implementar quando das suas relações com o ambiente. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Resposta Marcada :
Falsa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Estes são alguns tipos de procedimento de ensino da ABA.
Reforçamento- por exemplo, a uma criança com dificuldade de contato visual é disponibilizado, após a emissão de cada contato visual, um evento supostamente reforçador a mesma (acesso ao desenho da televisão-estímulo reforçador). Se em circunstâncias posteriores observar-se um aumento na frequência do contato visual, então, é possível dizer que esse comportamento de estabelecer o contato visual está sendo reforçado e que a consequência usada (o desenho da televisão) está desempenhando a função de estímulo reforçador para aquela resposta da criança. Pareamento de estímulos- consiste em parear estímulos ambientais que funcionam como estímulos reforçadores para o indivíduo com estímulos novos (sem relevância para o indivíduo). Como no exemplo a cima, suponhamos que a criança tenha maximizado seu contato visual através do desenho da televisão (reforçador), então cada vez que for apresentado o desenho como reforçador, são apresentados concomitantemente outros estímulos, tais como elogios, brinquedos etc. Este é o procedimento de pareamento de estímulos.
Modelagem- consiste em reforçar pequenas respostas que se aproximam topograficamente
Página12