Buscar

Estudo dirigido 2 estágio R

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Psicanalítica
Estudo Dirigido
Segundo Estágio
Questões:
1. Quem foi Hermine Von Hug-Hellmuth?							Foi a primeira psicanalista que tentou psicanalisar crianças e escreveu em 1921 um trabalho sobre o tema. Foi diretora do centro de consultas pedagógicas do Ambulatoriun da Sociedade de Viena. Frequentava as reuniões das quartas feiras, e a partir de 1915 aplica as teorias de freud no atendimento a crianças e adolescentes. Introduziu a concepção do brincar.
2. Faça um paralelo sobre os fundamentos da técnica psicanalítica de Ana Freud e M. Klein.											Anna Freud acreditava que a tarefa analítica também é pedagógica, e M. Klein via uma incompatibilidade nessa questão do analista ser educador. Anna F. trabalhava com a transferência positiva, e M. Klein trabalhava com a transferência positiva e negativa. Anna F. dava pouca ênfase as atividades lúdicas e não dava ênfase a interpretação, já M. Klein utilizava os brinquedos como forma de acesso ao inconsciente da criança, enfatizava a interpretação.
3. Segundo Winnicott, qual a tendência natural do ser humano e como o indivíduo pode atingir a saúde psíquica?							O ser humano tem em si uma tendência inata a se desenvolver e a se unificar, o individuo herda a tendência ao crescimento e ao amadurecimento. A saúde psíquica vem desses processos de maturação, como o ambiente, inicialmente representado pela mãe.
4. De acordo com Winnicott, caracterize as fases da vida pelas quais passa o ser humano.											Dependência absoluta quando o bebê depende totalmente da mãe, Dependência relativa é quando ele já tomou consciência da situação dele, Estagio do concernimento a criança já terá entre um e dois anos, e adquire a capacidade de sentir culpa.
5. O que significa a “preocupação materna primária”?					Sensibilidade exagerada durante e principalmente no fim da gravidez, que pode dura ate algumas semanas ou meses após o nascimento.
6. Quais as três funções maternas segundo a teoria do amadurecimento humano Winnicottiana? 									holding (sustentação). Handling (manipulação do bebê) e apresentação dos objetos. 
7. O que você entende por apresentação do objeto? O que a mãe deve fazer nessa fase para que a estrutura mental do bebê se fortaleça?				É quando faz uma transição entre duas realidades, a mãe apresenta o mundo a criança, e a criança ao mundo, a mãe deve agir de maneira a estar disponível diante de uma excitação potencial do bebê, permite que ele adquira a capacidade de assumir relações estimulantes com coisas ou outras pessoas.
8. O que você entende por Holding e quais os cuidados que se deve ter durante essa função?										É quando a mãe protege seu bebê dos perigos físicos, é dar uma estabilidade para que ele consiga uma integração no tempo e no espaço.
9. O que você entende por Handling e o que acontece durante essa fase?		É o cuidado, o carinho que a mãe tem ao segurar, manipular seu bebê, na limpeza, alimentação troca de fraldas entre outros, isso vai facilitando o processo de maturação, ajudando no desenvolvimento emocional saudável.
10. O que são as angústias impensáveis e o que poderá ocorrer caso essas angústias sejam recorrentes?									As angustias impensáveis são traumas localizados nos estágios iniciais do processo de amadurecimento humano, se essas angustias forem recorrente o que se tem é um bebê doente.
11. O que você entende por “mãe suficientemente boa”?					É quando a mãe durante os primeiros meses de vida do filho identifica-se estreitamente com ele, e que, adapta-se perfeitamente a suas necessidades. 
12. O que é objeto transicional, para que ele serve e qual é o seu destino?		É o objeto usado pela criança para suportar a ausência da mãe, seu destino é ser progressivamente desinvestido a ser relegado ao limbo.
13. Sobre o “Espaço Potencial” responda: o que o indivíduo experimenta nesse lugar, qual é a sua função e como ele poderá ser ocupado ao longo da vida?													Ele tem a função de aliviar o ser humano da constante tenção, será ocupado por atividades lúdicas e criativas variadas.
14. Como se instala a tendência anti-social e de que forma ela é representada? Para Winnicott, na origem da tendência antissocial há uma deprivação sofrida pela criança, a qual se refere à perda de um ambiente bom após uma boa experiência inicial, a perda de uma pessoa amada ou de um ambiente seguro.
15. Segundo Winnicott, aonde acontece o brincar?						O brincar se desenvolve dentro de um espaço potencial.
16. De acordo com a teoria Winnicottiana, cite e explique os 4 estágios do brincar.												1. O bebê e o objeto estão fundidos um no outro.
2. O objeto é repudiado, aceito de novo e objetivamente percebido.
3. Ficar sozinho na presença de alguém. A criança está brincando agora com base na suposição de que a mãe ou a substituta está disponível e é digna de confiança.
4. Fluir duas áreas da brincadeira: Primeiro a mãe brinca com a criança, mas com cuidado suficiente para ajustar-se às atividades lúdicas da criança. Depois a criança introduz seu próprio brincar. Desse modo está preparado o caminho para um brincar conjunto num relacionamento.
17. Cite 10 condições essenciais do psicoterapeuta de criança e adolescente.		1- Submeter-se a um tratamento pessoal – análise ou psicoterapia;
2- Formação específica, que garanta um conhecimento sobre o mundo infantil;
3- Conhecer a dinâmica do processo adolescente;
4-Estudar autores clássicos e contemporâneos;
5- Aprender os conceitos e dominar as teorias;
6- Ser espontâneo;
7- Ser criativo;
8- Ser tolerante;
9- Ter capacidade de regressão;
10- Estar disponível emocionalmente.
18. Cite e comente brevemente as etapas da psicoterapia da criança e adolescente.											 A psicoterapia para ser bem sucedida, comporta três fases: início do tratamento, fase intermediaria e de término, que acontece depois do processo de avaliação do paciente. No caso de psicoterapia com crianças, esses aspectos devem ser observados atentamente, pois além da relação paciente terapeuta, envolvem pais, escola, médicos e outros profissionais que acompanham a criança.
*Período de avaliação: Compreende um espaço necessário para conhecer a criança e fazer um mapeamento em vários aspectos.
Fase Inicial: Caracteriza-se pela construção de vínculo de confiança e da aliança de trabalho.
Fase Intermediária: É o período que se estende desde o momento em que se consolida a aliança terapêutica até a ocasião em que uma séria proposta de término passa a ser discutida entre paciente e terapeuta.
Fase final: Tem por objetivo ajudar a criança/adolescente a examinar suas condições reais para um término, trabalhar as questões relativas ao luto pelo fim do relacionamento com o terapeuta, identificar os ganhos e as situações que merecem alguma atenção.

Mais conteúdos dessa disciplina