Buscar

AV2 PSICODIAGNÓSTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2
QUESTÕES
 
1 - De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não da psicopatologia leva o nome de:
a)  Demanda
b) Psicodiagnóstico
c) Laudo psicológico
d) Diagnóstico
 
 
2 – Em relação ao psicodiagnóstico, na escolha da bateria de testes e técnicas mais adequadas para entender e avaliar o sujeito, assinale a alternativa incorreta.
 a)  A escolha dos testes é realizada de forma individualizada, levando em consideração a demanda e as hipóteses levantadas pelo avaliador.
b) É recomendado iniciar com os testes que produzam mais ansiedade, para que o profissional tenha mais tempo de lidar com os conteúdos ao longo do processo.
c) O psicólogo deve estar atento ao tempo de administração das técnicas, quando for preciso mais de um encontro.
d) A escolha do teste deve levar em consideração as características dos sujeitos que sofrerão a aplicação , tais como sexo, idade, escolaridade, entre outras.
 
3 – Não é uma técnica utilizada na avaliação psicológica:
a)  Entrevista
b) Teste projetivo
c) Observação
d) Teste objetivo
e) Exame de imagem
 
4 – O laudo é a devolução por escrito de um processo de avaliação na área da saúde corresponde a um retrato do processo de avaliação psicológica propriamente dita. Assinale a alternativa incorreta sobre laudo.
a)  O laudo deve ser escrito com uma linguagem clara e simples para que qualquer pessoa consiga entender.
b) A estrutura do laudo é variada, podendo ser diferente de acordo com cada profissional que o elabora, sem uma estrutura formal obrigatória.
c) Na conclusão do laudo indicam-se os encaminhamentos e intervenções, diagnóstico, prognóstico e hipótese diagnóstica, evolução do caso, orientação ou sugestão de projeto terapêutico.
d) Deve-se considerar o sigilo profissional na elaboração do laudo psicológico em conjunto com equipe multiprofissional, conforme estabelece o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
 
5 – No psicodiagnóstico infantil,  através dos brinquedos, desenhos, jogos, modelagens e outros recursos lúdicos, a criança representa seu mundo interno. Nesse sentido, Aberastury evidenciou, assim, o valor diagnóstico  da entrevista lúdica com a criança que serve como um teste que tem como objetivo conhecer a realidade da criança a partir do seu brincar livre e espontâneo. Qual nome desse processo do psicodiagnóstico que o brincar livre da criança é observado pelo psicólogo de acordo com Aberastury?
 a)  Psicodrama
b) Hora do jogo diagnóstica
c) Psicomotricidade
d) Ludoterapia
e) Função catártica do brinquedo
 
6 – “Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas”  (TAVARES, 2000, p. 45).
Sobre entrevista clínica, é incorreto afirmar que:
a)  O entrevistador tem a responsabilidade pela condução do processo e pela aplicação de conhecimentos psicológicos em benefício das pessoas envolvidas e deve dominar as especificidades da técnica e a complexidade do conhecimento utilizado.
b) O entrevistador deve criar um clima que facilite a interação nesse contexto e a abertura para o exame de questões íntimas e pessoais
c) entrevista é uma relação dual composta por entrevistador e entrevistado, em que o entrevistador é profissional qualificado que se utiliza de técnicas psicológicas, com o objetivo de localizar queixas do entrevistado que possam tornar-se alvo de uma intervenção clínica por parte do entrevistador ou de outro profissional.
d) A entrevista clínica tem como característica não ser um procedimento dirigido, pois quem conduz o processo é o entrevistado.
7-  A resolução CFP 006/2019, dispõe sobre a elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos. Em relação ao laudo psicológico, defina a estrutura do laudo, descrevendo a característica de cada item.
Os itens que compõe o laudo psicológico são: Identificação: são dados que identificam o paciente, como idade, sexo, escolaridade, entre outros; Descrição da demanda: deve-se descrever os motivos que levaram a realização da avaliação; Procedimento: faz-se uma breve descrição dos procedimentos e técnicas que foram utilizados no processo de avaliação. Análise: deve-se descrever os principais comportamentos e outras observações durante a realização da avaliação; Conclusão: faz-se uma síntese dos resultados, descrevendo as conclusões a partir do que foi relatado na análise, considerando a natureza dinâmica do projeto terapêutico. Referencias: uma apresentação das referências dos testes e técnicas utilizadas. 
8 – Caracterize a entrevista devolutiva e explicite sua importância.
A entrevista devolutiva se concretiza como a entrevista final, posterior à aplicação do último teste, é o momento onde se dá um retorno ao paciente, a seus pais e ao grupo familiar, dos resultados obtidos no psicodiagnóstico, nesse momento se faz necessário ser claro, não cair no uso de terminologia técnica, evitar termos ambíguos ou equívocos e utilizar, se possível, a mesma linguagem empregada pelo paciente e/ou seus pais. Essa entrevista é muito importante para retomar o objetivo do psicodiagnóstico, alinhar esses objetivos com as expectativas do cliente, e deixar claro que o conhecimento oferecido não é a uma verdade absoluta e definitiva sobre o sujeito.

Continue navegando