Buscar

Documento de Lourdes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rua 1º de Maio nº 22 35/N • Bairro Primavera
Teresina – PI • Brasil - Fone: (86) 2107-2200
Site:www.fatepi.com.br
	Faculdade de Tecnologia 
do Piauí • FATEPI
	ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
	I
	Identificação da Prova
	Curso
	Bacharelado em Direito
	Disciplina
	Direito Civil III
	Professor(a)
	Natan Pinheiro de Araújo Filho
	
Aluno(a)
	 
Data: _____/____/_______
	
NOME
1. (UPENET/IAUPE - 2019 - UPE – Advogado) O Art. 496 do Código Civil brasileiro prevê a anulabilidade da venda de ascendente para a descendente, exceto se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido. Todavia, o prazo correto para ingressar com a ação de anulação é de:
A) 4 anos, prazo prescricional.
B) 2 anos, prazo prescricional.
C) 4 anos, prazo decadencial.
D) 2 anos, prazo decadencial. 
E) 1 ano, prazo decadencial.
2. (CESPE - 2019 - TJ-PR - Juiz Substituto) Na venda de coisa móvel com reserva de domínio, a transferência da propriedade ao comprador ocorre 
A) a qualquer tempo, não respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
B) com o pagamento integral do preço, não respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
C) com o pagamento integral do preço, respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
D) a qualquer tempo, respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
3. (NC-UFPR - 2018 - Câmara de Quitandinha - PR - Advogado) Os elementos essenciais do contrato de compra e venda são: 
A) unilateralidade – promessa – coisa.
B) partes – condição suspensiva – coisa.
C) consentimento – preço – coisa.
D) objeto lícito – unilateralidade – legalidade.
E) unilateralidade – condição suspensiva – tradição.
4. (CESPE - 2019 - TJ-BA - Juiz de Direito Substituto) O pacto de retrovenda é uma das modalidades de compra e venda mercantis previstas no Código Civil e tem como principal característica a reserva ao vendedor do direito de, em determinado prazo, recobrar o imóvel que tenha vendido. A respeito dessa modalidade contratual, a legislação vigente dispõe que:
A) não existe a possibilidade de cessão do direito de retrovenda.
B) a cláusula somente será válida, sendo dois ou mais os beneficiários da retrovenda, se todos exercerem conjuntamente o pedido de retrato.
C) somente as benfeitorias necessárias serão restituídas, além do valor integral recebido pela venda.
D) o vendedor, em caso de recusa do comprador em receber a quantia a que faz jus, depositará o valor judicialmente para exercer o direito de resgate.
E) o prazo máximo para o exercício do direito da retrovenda é de cinco anos.
5. (CONSULPLAN - 2018 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento) Em relação à compra e venda, assinale a alternativa correta: 
A) Só pode ter por objeto coisa atual, proibido a transação sobre coisas futuras.
B) É válido o contrato se for deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço, desde que as partes sejam maiores e capazes.
C) Quando pura, o contrato respectivo considerar-se-á consumado, obrigatório e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preço. 
D) Uma vez estabelecida, automaticamente transfere o domínio da coisa ao comprador, que se obriga ao pagamento do preço em dinheiro, independentemente de qualquer outra providência.
6. (VUNESP - 2018 - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - Procurador) Assinale a alternativa correta sobre a venda com reserva de domínio: 
A) A reserva de domínio pode ser ajustada verbalmente ou por escrito.
B) Responde o comprador pelos riscos da coisa desde o momento da tradição do bem.
C) O instrumento contratual que prever a reserva de domínio deverá ser submetido a registro, sob pena de invalidade da cláusula. 
D) Havendo mora do comprador, este poderá optar entre purgá-la ou devolver a posse do bem ao vendedor, exigindo a devolução do valor pago.
E) Com a quitação da compra e venda, o vendedor tem 10 (dez) dias para transferir o domínio ao comprador, sob pena de multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor da compra e venda. 
7. (CESPE - 2018 - TJ-CE - Juiz Substituto) Em um contrato, as partes pactuaram livremente o prazo de trinta dias para o exercício de eventual direito de arrependimento. Esse prazo possui natureza 
A) prescricional e pode ser reconhecido de ofício pelo juiz.
B) prescricional e somente pode ser suscitado pelas partes.
C) decadencial e pode ser reconhecido de ofício pelo juiz.
D) decadencial e somente pode ser suscitado pelas partes.
E) diversa da prescricional ou decadencial.
8. (VUNESP - 2018 - FAPESP - Procurador) A simples propositura da ação de revisão de contrato não inibe a caracterização da mora do autor.
A) determina prazo para a purga da mora.
B) faz com que responda pela impossibilidade da prestação.
C) acarretará no pagamento de perdas e danos.
D) torna a prestação inútil ao credor.
9. (TRF - 3ª REGIÃO - 2018 - TRF - 3ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) Em matéria de extinção dos contratos é CORRETO afirmar: 
A) Considerando os postulados da boa-fé objetiva e da função social do contrato, é eventualmente possível, mesmo diante do inadimplemento, recusar-se a resolução do contrato pela invocação da teoria do substancial adimplemento. 
B) Na resolução do contrato por onerosidade excessiva, segundo a lei, os efeitos da sentença que a decretar retroagirão ao momento da ocorrência dos acontecimentos tidos por extraordinários e imprevisíveis. 
C) A resilição unilateral é vedada e deve ser juridicamente qualificada como violação do contrato a justificar sua resolução por justa causa. 
D) Não havendo no contrato expressa cláusula resolutiva, não há como presumir que exista disposição tácita de tal natureza.
10. (VUNESP - 2018 - Prefeitura de Bauru - SP - Procurador Jurídico) Sobre a extinção dos contratos, assinale a alternativa correta. 
A) Para os casos de distrato, não há que se falar em atendimento ao princípio do paralelismo entre as formas.
B) No caso de um contrato em que houve investimentos consideráveis por uma das partes, a denúncia unilateral só produzirá efeitos após o transcurso de prazo compatível com a natureza e valor dos investimentos.
C) Tanto a cláusula resolutiva tácita quanto a expressa dependem de interpelação judicial.
D) Nos contratos bilaterais, não é permitida a alegação de exceptio non adimpleti contractus caso um dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, exija o implemento da obrigação do outro.
E) Nos contratos por execução continuada, a resolução por onerosidade excessiva só poderá ser alegada em casos de extrema vantagem para uma das partes, decorrentes de eventos previsíveis.
11. (FAUEL - 2018 - Prefeitura de Paranavaí - PR - Procurador do Município) Assinale a alternativa correta, a respeito dos contratos. 
A) Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa falecida.
B) A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, ainda que o contrário resulte das circunstâncias ou dos usos.
C) Na estipulação em favor de terceiro, o estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, exceto se houver oposição do outro contratante.
D) Na evicção tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu, salvo no caso de cláusula de exclusão da garantia contra a evicção.
E) O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
12. (VUNESP - 2017 - Câmara de Sumaré - SP - Procurador Jurídico) Assinale a alternativa correta sobre contratos. 
A) A proposta de contrato não obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
B) O contrato de seguro não se enquadra, essencialmente, no conceito de contrato aleatório.
C) A cláusula que diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção deve ser redigida emdestaque, sob pena de nulidade.
D) Nos contratos por adesão celebrados na relação cível paritária, não são nulas as cláusulas ambíguas ou contraditórias.
E) Nos contratos preliminares é presumida a existência de cláusula de arrependimento em benefício de todos os contratantes.
13. (IBGP - 2016 - Prefeitura de Nova Ponte - MG - Advogado) Sobre os contratos, é CORRETO afirmar que: 
A) Os contratos têm uma obrigatoriedade relativa, segundo princípio da relatividade, podendo, como regra, a parte optar pela revisão das cláusulas contratuais, ou simplesmente não cumpri-lo.
B) O contrato aleatório é instrumento oneroso, pelo qual um dos contratantes transfere coisa incerta em troca de coisa certa.
C) A exceptio non rite adimpleti contractus é uma cláusula resolutiva que deve ser sempre expressa e se prende a um contrato bilateral. 
D) Segundo o atual Código Civil brasileiro para que possa haver intervenção judicial por onerosidade excessiva em um contrato é necessário que o mesmo seja decorrente de um fato extraordinário e imprevisível. 
14. No contrato aleatório, por ser objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, o alienante que não tiver concorrido culposamente 
A) não terá direito a qualquer valor porque o contrato será considerado inexistente, sendo as partes obrigadas a ressarcir perdas e danos. 
B) terá direito ao preço proporcional à quantidade que a coisa venha a existir. 
C) não terá direito a qualquer valor, estando o contrato desfeito em razão da divergência na quantidade. 
D) terá direito ao preço proporcional à quantidade que a coisa venha a existir acrescido de 30% deste valor. 
E) terá direito a todo o preço, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior à esperada.

Continue navegando