Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA AV - COMPUTAÇÃO EM NUVEM E WEB SERVICES EM LINUX

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova AV
	COMPUTAÇÃO EM NUVEM E WEB SERVICES EM LINUX - EEX0031
	 
	 
	 1.
	Ref.: 3885130
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) - Tecnologia da Informação - FGV (2019) Sérgio é um Gestor de TI que precisa configurar e disponibilizar um servidor para a produção de um novo Sistema de Informação. Sérgio não tem um local adequado com refrigeração e energia elétrica para hospedar um servidor, por isso decidiu usar uma Máquina Virtual na Nuvem. O tipo de serviço de Computação em nuvem que Sérgio deverá utilizar é:
		
	
	PaaS
	 
	IaaS.
	
	DBaaS
	
	DaaS
	
	SaaS
	
	
	 2.
	Ref.: 3885156
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(INSTITUTO AOCP - 2018 - PRODEB - Analista de TIC I - Back UP) Em virtualização, utilizam-se termos derivados dos conceitos de convidado e anfitrião. Com isso, o sistema operacional em execução em uma máquina virtual (VM) pode ser chamado de convidado, hóspede ou guest, enquanto o sistema instalado sobre o hardware e real é chamado de anfitrião, hospedeiro ou host. Sobre virtualização, é correto afirmar que:
		
	
	Uma dificuldade muito grande em máquinas virtuais é recuperar o sistema em caso de falhas, não sendo ideais para análise e depuração de desenvolvimento.
	
	Em máquinas virtuais, temos um maior custo envolvendo hardware e eletricidade, pois, para virtualizar, precisamos de hardwares específicos.
	
	Em um sistema virtualizado, não podemos utilizar máquinas virtuais com sistemas operacionais diferentes. Deve ser utilizado o mesmo sistema operacional em todas VMs, sob pena de perda de dados.
	 
	Uma das vantagens que podemos ter em um sistema virtualizado é a possibilidade de utilizar programas desenvolvidos para outro sistema operacional, sem a necessidade de reiniciar o sistema ou recorrer a uma outra máquina, sendo que uma única máquina pode executar várias funções em diferentes sistemas operacionais.
	
	Os processadores de computadores que vão servir como máquina virtual devem ser dotados apenas de tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer), pois têm maior poder computacional.
	
	
	 3.
	Ref.: 3885203
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Há diversos mecanismos para garantir bom funcionamento da computação em nuvem. Um deles consiste em estabelecer tanto regras e itens de realização, como também em permitir a definição de indicadores métricos que garantem a segurança do contratante (usuário/cliente), podendo incluir itens (check point) de verificação e multas por descumprimento de prazos ou falhas no atendimento aos requisitos estabelecidos. Este mecanismo é conhecido de forma genérica como:
		
	 
	Acordo de Nível de Serviço (SLA)
	 
	Índice gradual de armazenamento ou IGA
	
	Uso de Firewall no caso de modelo Híbrido de computação em nuvem
	
	Índice QTP - qualidade de transferência programada
	
	Medidor de taxa de transferências
	
	
	 4.
	Ref.: 3885251
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Na Arquitetura de escalabilidade dinâmica, o tipo de escala na qual se faz o ajuste da capacidade de processamento de um único recurso de TI, como p. ex., aumentar dinamicamente a memória ou um núcleo de processamento adicionado, é:
		
	 
	Alocação dinâmica
	
	Realocação dinâmica
	 
	Escala vertical dinâmica
	
	Escala horizontal dinâmica
	
	Escala transversal dinâmica
	
	
	 5.
	Ref.: 3885285
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Qual modelo de serviço em nuvem deve ser considerado caso um aplicativo ou serviço tiver requisitos de desempenho ou escalabilidade, que exijam aos desenvolvedores gerenciar memória, configurar servidores de banco de dados e de aplicativos para maximizar a taxa de transferência, manipular o sistema operacional, etc.?
		
	
	Software-as-a-Service - SaaS
	 
	Infrastructure-as-a-Service - IaaS
	
	Integration-as-a-Service - IaaS
	
	Communication-as-a-Service - CaaS
	
	Platform-as-a-Service - PaaS
	
	
	 6.
	Ref.: 3885319
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Os SLAs usam métricas de qualidade de serviço para expressar características mensuráveis de QoS (Quality of Service). Cada métrica de qualidade de serviço é definida usando algumas características. A característica que é definida pelo fato de que ¿as unidades de medida usadas por uma métrica precisam ser padronizadas e comparáveis¿, é ser:
		
	
	Quantificável
	 
	Qualitativo
	 
	Comparável
	
	Facilmente obtido
	
	Repetível
	
	
	 7.
	Ref.: 3885373
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(FUNCERN/2018) Perder arquivos de HD e pendrive é muito comum, nos dias de hoje, para evitar a perda de dados importantes, algumas pessoas utilizarem o serviço de armazenamento na nuvem. São exemplos de armazenamento em nuvem:
		
	
	One Drive e Google Talk.
	 
	Google Drive e One Drive.
	
	Linkedin e Dropbox.
	
	Facebook e Instagram
	
	Telegram e Dropbox.
	
	
	 8.
	Ref.: 3885390
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A Plataforma de Computação em nuvem da Google fornece diversos recursos que são agrupados em tipos de serviço, como a computação ou compute. Dentre os serviços da computação, destacamos o _____, que é a plataforma de infraestrutura como serviço do Google Cloud (IaaS)
		
	
	Google BigQuery
	
	Google Cloud Dataflow
	 
	Google Compute Engine (GCE)
	
	Google Container Engine (GKE)
	 
	Google Cloud Storage
	
	
	 9.
	Ref.: 3885466
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Considerando o que estudamos sobre grupos e usuários, leia a frase abaixo:
"No Linux, cada usuário possui, além de um nome (username), um identificador numérico único, conhecido como UID (User ID), cujo número 0 (zero) é reservado ao usuário 'root'."
Analisando a frase, podemos afirmar que:
		
	
	A frase está incorreta, pois o UID reservado ao usuário 'root' é o número '1'.
	
	A frase está incorreta, pois a identificação de um usuário é feita somente pelo seu nome (username) e não são usados números identificadores auxiliares.
	 
	A frase está incorreta, pois UID é o termo utilizado para se referir ao nome do usuário, sendo ambos iguais.
	 
	A frase está correta, pois descreve o identificador UID e o valor que é exclusivo do usuário 'root'.
	
	A frase está incorreta, pois o UID do usuário 'root' tem toda a faixa de '0' a '1023' reservada, não podendo ser usados esses números para outros usuários.
	
	
	 10.
	Ref.: 3885506
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O administrador de um servidor Linux acaba de tomar conhecimento que um site, naquele servidor, foi invadido. Como medida imediata de segurança, ele decide retirá-lo do ar para evitar prejuízos à imagem do site e da sua empresa.
Considerando a organização de configurações estudada nesse curso, qual sequência de comandos poderá ser usada pelo administrador para desativar temporariamente o site invadido?
Considere que o site é configurado no arquivo '/etc/apache2/sites-available/site.conf".
		
	
	$ a2ensite site.conf
$ a2dissite restart
	 
	$ a2dissite site
$ apache2ctl restart
	
	$ apache2ctl disable site
	
	$ a2enconf site
$ apache2ctl graceful