Buscar

Bioquimica dos Alimentos - Atividade 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioquimica dos Alimentos
A água e os eletrólitos são essenciais para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, mantendo a sua homeostase. A estabilidade das estruturas subcelulares e a ação enzimática dependem de uma hidratação adequada, ou seja, que exista uma distribuição perfeita de água e de eletrólitos entre os compartimentos intracelulares e extracelulares.
A quantidade de água e eletrólitos está sujeita a alterações oriundas, principalmente, da ingestão hídrica e de nutrientes, da temperatura do meio ambiente e do organismo (febre), da umidade e de sintomas como vômito e diarreia. Esses fatores influenciam no equilíbrio da osmolaridade do corpo, afetando as funções das células, dos órgãos e dos sistemas.
O percentual de água corporal é modificado de acordo com o ciclo de vida em decorrência das alterações morfofisiológicas e da presença de doenças que comprometem o sistema de regulação do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo – o que influencia na necessidade hídrica dos indivíduos.
 
BAYNES, J. W.; DOMINICZAK, M. H. Bioquímica médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
 
SMITH, C. M.; MARKS, A. D.; LIEBERMAN, M. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 4. ed. Filadélfia: Lippincott Williams & Wilkins, a Wolters Kluwer business, 2012.
 
Assim sendo, nesta atividade, cite três funções da água no organismo e o percentual de água corporal do recém-nascido, do adulto e do idoso. Descreva o princípio fisiológico da ingestão de água, citando suas fontes no organismo. Não esqueça de apontar quais são os principais órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico no organismo e os tecidos responsáveis pela manutenção do sistema.
Resposta
A água é uma das moléculas mais importantes para o perfeito funcionamento do organismo, sendo conhecida como o solvente da vida e correspondendo a aproximadamente 60% do peso corporal de um indivíduo adulto. Os percentuais variam de acordo com a idade e também com o gênero: mas a média é cerca de 75% da composição no recém-nascido e de 50% na composição dos idosos. A variação dos percentuais de água corporal entre os gêneros está relacionada à quantidade de tecido muscular esquelético: geralmente os homens possuem percentuais maiores do que as mulheres por possuírem mais músculo e, assim, mais água. As três principais fontes de água para o organismo animal são: água de bebida, água metabólica e água coloidal, sendo a água ingerida a principal fonte.
A água é fundamental para a manutenção da homeostasia, ou seja, a condição de estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções e manter o equilíbrio do corpo. O LIC (líquido intracelular) oferece o meio na qual ocorrem os processos metabólicos celulares. O LIV (liquido intravenoso) transporta gases, alimentos, produtos do metabolismo celular.
Os LTC (líquidos transcelulares) lubrificam vários tecidos, como articulações, possibilitando menor atrito nos seus movimentos, as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio) e são importantes nos processos digestivo, respiratório e excretório. A água é também fundamental para a manutenção da temperatura corporal. A dinâmica dos líquidos corpóreos depende do metabolismo celular e da produção de calor.
Dentro do organismo a água se encontra em dois compartimentos: intracelular (70%) e extracelular (30%). O compartimento extracelular ainda se divide em intersticial e intravascular.  que inclui líquidos existentes nos espaços cerebroespinhal, sinovial, peritoneal, pericárdico, gastrintestinal, geniturinário, intraocular, vesícula biliar e secreções respiratórias.
A participação da água nas reações do metabolismo humano corresponde a três princípios: Princípio da unificação, por estar presente em todos os compartimentos corporais, a água tem a capacidade de unificar diferentes espaços e substâncias do organismo. Princípio da compartimentalização, já que o ser humano tem o compartimento intra e extracelular que são separados pela membrana. Cada um desses espaços tem uma quantidade de água ideal para manter a movimentação de substâncias entre os dois compartimentos. Esse equilíbrio é chamado de homeostase hídrica, que quando se rompe lança sinais que são rapidamente detectados, uma vez que são capazes de alterar reações fisiológicas. E por fim o princípio de partículas em solução, em que todas as substâncias do nosso organismo são chamadas de soluto e vão estar em soluções. Nesse caso, a água é solução que apresenta os mais diversos solutos (moléculas complexas, íons ou eletrólitos). Dessa forma, a água está presente em diversas reações quer seja no meio intra ou extracelular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando