Buscar

Prova de Mobilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DISCIPLINA: MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES - CCE1037 – AV2 PROF: FABRÍCIO FREITAS 
 1 – Questão (2,0) Atualmente, mais de 160 cidades pelo mundo implementaram 4200 quilômetros de bus rapit tranwsit (BRT) ou corredores de ônibus de alta qualidade, que transportam, aproximadamente, 30 milhões de passageiros por dia. Considerando o sistema BRT, seu impacto socioeconômico e seu significado na qualidade de vida da população, avalie as afirmações a seguir:
I. Um dos benefícios sociais importantes do BRT é a redução de tempo de viagem e de espera, obtida pela criação de vias exclusivas para o tráfego dos ônibus do trânsito urbano, pelo sistema de pré-tarifação, pela alta frequência do serviço e pelo gerenciamento eficiente do sistema de semaforização.
II. Os sistemas BRT podem trazer melhorias para o meio ambiente por meio da redução das emissões de gases poluentes – pelo uso de veículos com novas tecnologias, em substituição aos modelos antigos, mais poluentes – e pela redução de VKT (vehicle-kilometers travelled), ou quilometragem percorrida – pela utilização de veículos com alta capacidade.
III. Do ponto de vista econômico, conforme o grau de integração exigido com outros modais de transporte, o custo de implantação de um sistema BRT e o custo operacional por passageiro aumentam e, por consequência, o sistema torna-se inviável
É correto afirmar que: 
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II, III 
Resposta letra C
2 – Questão (2,0) Um importante corredor de transporte em uma cidade de porte médio apresenta pista dupla com três faixas de tráfego por sentido. Nele, operam três linhas de ônibus (ADEDA, BDEDB e CDEDC), conforme ilustra a figura abaixo. O órgão municipal responsável pela gestão do sistema de transporte público de passageiros pretende construir um terminal de integração no ponto D, no qual passarão a operar as linhas alimentadoras ADA, BDB, CDC e a linha troncal DED, está em faixa exclusiva. 
Para esse fim, foi realizada uma pesquisa de origem e destino nas linhas ADEDA, BDEDB, CDEDC, cujos resultados, em termos de demanda diária (passageiros por dia), estão indicados no quadro abaixo. Nessas condições, a demanda diária prevista para a linha troncal DED, em passageiros por dia, é igual a 
(A) 2700. 
(B) 3600.
(C) 5400.
(D) 6300.
 (E) 7200. 
Resposta: letra D
3 – Questão (2,0) As cidades, de maneira geral, constituem o cenário das contradições econômicas, sociais e políticas. Seu sistema viário é um espaço em constante disputa entre distintos atores, tais como pedestres, usuários e condutores de bicicletas, automóveis, caminhões, ônibus e motos. Os principais problemas relacionados à mobilidade urbana são: congestionamentos, conflitos entre diferentes modais de transportes; redução na segurança para pedestres e bicicletas; eliminação de parte de áreas verdes com vistas à ampliação de espaços para circulação e estacionamentos de veículos; aumento do número de acidentes de trânsito e dos níveis de poluição sonora do ar. Tais impactos afetam, de alguma forma, a sustentabilidade urbana, a mobilidade, a acessibilidade e o conforto espacial e ambiental, comprometendo a qualidade de vida da população. 
Tendo o texto acima como referência, avalie as afirmações a seguir, em relação a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.
I. Acessibilidade é entendida como a equiparação das oportunidades de acesso ao que se refere: estudos, trabalho, lazer, bem-estar social e econômico e demais direitos universais.
II. Mobilidade urbana é compreendida como a facilidade de deslocamento de pessoas e bens dentro de um espaço urbano.
III. Os espaços públicos devem garantir conforto ambiental para a circulação e permanência de pedestre.
 IV. Sob a ótica da sustentabilidade urbana, as cidades devem ser compactadas, densas e multifuncionais, de modo a promover a expansão urbana.
 É correto apenas o que se afirmar em 
(A) I e IV.
 (B) II e III. 
(C) II e IV.
(D) I, II e III.
 (E) I, III e IV
Resposta letra D
 4 – Questão (2,0) 
Segundo Ministério das cidades ou transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades. a mobilidade urbana bem planejada garante o acesso dos cidadãos as cidades e proporciona a qualidade de vida e desenvolvimento econômico. a lei n 12 587 de 3 de Janeiro de 2012, que institui as diretrizes da política nacional de mobilidade urbana venha ser um importante Marco jurídico para que os municípios estabeleçam os princípios diretrizes e objetivos para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade urbanas.
 considerando a legislação mencionada e programas e ações de gestão pública no que se refere a mobilidade urbana Elabore um texto acerca do seguinte tema
A mobilidade urbana sustentável como meio de acesso amplo e democrático as cidades
Resposta:
 Os grandes centros urbanos enfrentam uma crise de mobilidade devido ao modelo de circulação centrado nos automóveis, a crise dos sistemas de transporte coletivo e a abordagem fragmentada desses problemas, que dificultam sua solução. Com o aumento das tecnologias, a facilidade para aquisição de automóveis e motos e o aumento da renda da população, aumentaram significadamente uso do transporte individual motorizado. Houve desestímulo pelos investimentos em transporte público, degradando as opções existentes e aumentando o custo operacional.
 Mobilidade é função pública, destinada a garantir a acessibilidade para todos. E esse objetivo implica na obediência as normas da lei 12.587 de mobilidade urbana, a qual prioriza os veículos não-motorizados sobre os motorizados, transporte público coletivo sobre individual motorizado, sendo uma forma de reduzir os efeitos negativos provocados pelo uso predominante do automóvel.
 Outros princípios desta lei são a acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável, equidade no acesso ao transporte público coletivo, eficiência, eficácia e efetividade na Política Nacional de Mobilidade Urbana, na prestação dos serviços de transporte e na circulação urbana, segurança nos deslocamentos, justa distribuição dos benefícios e ônus no uso dos diferentes modos, equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros. 
 Entretanto, existem outras estratégias gerais para redução dos seus impactos ambientais, que são:
	a intensificação do uso dos modos de transporte que são mais eficientes para movimentação de pessoas, como os modos aquaviário e ferroviário, 
	Estímulo ao uso do transporte não motorizado (bicicleta, caminhada), principalmente de forma complementar ao transporte público,
	Planejamento e regulamentações do uso do solo, 
	A otimização e a integração modal dos transportes também é uma forma de mitigação, pois se aproveita as potencialidades de cada modo da forma mais eficiente possível.
 È preciso que existam politicas cada vez mais voltadas para essas questões, visando proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não-motorizados e coletivos de transporte, de forma efetiva, que não gere segregações espaciais e que seja socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.

Continue navegando