Buscar

Exercicio do conhecimento Planejamento RH

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
Leia o trecho abaixo:
O mercado de trabalho dos dias atuais revela aspectos das grandes transformações, ocorridas especialmente, nos últimos vinte anos: passamos dos grandes segredos corporativos guardados “à a sete chaves” para o compartilhamento das informações, numa perspectiva de parcerias colaborativas; dos modelos de gestão tradicionais, com regras e hierarquias estanques, evoluímos para gestão com tendências humanistas, modelos apoiados em inovação e pautadas, também, nos diversos tipos de liderança existentes. (...) o investimento no capital humano é considerado hoje, de extrema importância, pois são as pessoas que fazem e farão a diferença nos resultados da organização.
CARUSO, Valéria Guedes. A era dos talentos: competências como foco das reflexões em Recursos Humanos. Caleidoscópio, v. 2, n. 10, p. 35-38, 2019.
As transformações são aspectos inerentes às organizações e gerenciá-las deve ser considerado essencial para a construção da competividade da empresa. Considerando seus conhecimentos e o trecho apresentado acima, avalie as asserções a seguir:
No cenário de mudança e transformações, o capital humano torna-se o ativo mais valioso das organizações.
PORQUE
São capazes de produzir resultados altamente lucrativos, a partir das ações organizacionais buscam habilitar e capacitar os indivíduos para as mais diversas funções dentro da organização.
Assinale a alternativa correta:
A - A sentença I é falsa e a II é verdadeira.
B - A sentença I é verdadeira e a II é falsa.
C - As sentenças são falsas.
D - As sentenças são verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.
E - As sentenças são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
Parte superior do formulário
Questão 2 de 5
Leia o trecho a seguir:
As organizações perceberam que o seu grande capital é mesmo o homem. Quanto melhores suas condições de trabalho e de vida, mais lucrativas e competitivas torna-se a empresa. Muito mais do que conhecimento técnico, o grande diferencial, hoje, é a motivação e o comprometimento dos funcionários com a qualidade e a excelência do trabalho realizado. Logo, os fatores de análise dos colaboradores devem mensurar os trabalhadores a partir dos seguintes indicativos: sobrevivência, satisfação, melhoria contínua, saúde, harmonia e mudanças.
FRANCISCO, Dimas José; MARINHO FILHO, João Firmino. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Ambiente Saudável versus Satisfação do Trabalhador. RACE-Revista da Administração, v. 3, p. 142-169, 2019.
O comportamento humano nas organizações se relaciona com a necessidade de se conseguir trabalhar a partir de uma perspectiva positiva no contexto da qualidade de vida. Considerando seus conhecimentos pode-se inferir que a satisfação do colaborador se baseia:
A - Em possibilitar o crescimento tanto individual quanto coletivo dos colaboradores, ou seja, avaliar de que maneira a organização está impactando na saúde daqueles que estão inseridos na organização.
B - Em se obter conhecimentos básicos de informática e tecnologia para se manter atualizado e conseguir sobreviver em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo.
C - Em uma política de qualidade de vida onde seus pilares são manter continuamente a saúde física e mental dos colaboradores dentro da organização a partir de avaliações rotineiras.
D - Na conscientização e sensibilização para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, isto é, se faz necessário criar mecanismos que trabalhem os aspectos físicos e emocionais dos colaboradores. Resposta correta
E - Nos relacionamentos construídos dentro da organização, logo a empresa deve avaliar de que maneira os laços estão sendo criados e os colaboradores conseguem evoluir a partir dessa perspectiva.
Parte inferior do formulário
Questão 3 de 5
Leia o trecho a seguir:
O maior desafio dos gestores nas organizações no contexto atual é administrar os negócios que possam ir além dos resultados e dos lucros. Essa alternância de pensamento não ocorre somente nas relações referentes aos setores de trabalho e às atividades desempenhadas em si, cabe observar questões relevantes na valorização da gestão de pessoas. (...) O gestor de pessoas precisa ser um líder que detêm poder nas decisões inseridas na organização, fundamentando a contratação e demissão do quadro de colaboradores, partindo do pressuposto avaliativo a fim de alavancar as perspectivas da organização. Pois, as mudanças que ocorreram no início do século foram aceleradas, permanentes e extraordinárias, que envolvem em prática os vários espaços do conhecimento humano, ou seja, essas transformações, pautadas nas ideologias comportamentais, constituem um novo paradigma diante do contexto envolvendo pessoas e instituições que fundamenta alterações sociais e culturais em que a sociedade vem se estruturando.
LOPES, Mario Marcos; DE MECENAS, Domingos Sávio. OS DESAFIOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO CONFLITO DE GERAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 314-326, 2019 (Adaptado).
Os desafios na administração dos recursos humanos são muitos e, na maioria dos casos, envolve a gestão e formação de equipes de alta performance. Considerando o que se apresenta no trecho acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina, avalie as sentenças a seguir:
O conflito de gerações, no contexto das transformações ideológicas e comportamentais do indivíduo, deve ser levado em consideração na construção de uma gestão de recursos humanos eficaz para a organização.
PORQUE
A gestão de recursos humanos baseia-se na otimização das habilidades dos colaboradores para que a empresa desenvolva seu total potencial dentro do cenário mercadológico atual.
Assinale a alternativa correta:
A - A sentença I é falsa e a II é verdadeira.
B - A sentença I é verdadeira e a II é falsa.
C - As sentenças são falsas.
D - As sentenças são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da Resposta correta
E - As sentenças são verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 4 de 5
Leia o trecho a seguir:
O processo de recrutamento e seleção via internet é um dos mais adotados no cenário atual, tendo como sua maior base plataformas digitais como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, que auxiliam na procura pelos melhores candidatos. Uma das principais características desse estilo é a sua viabilidade, pois a realidade tecnológica faz parte do cotidiano da maior parte da população, facilitando o processo de quem contrata e de quem quer ser contratado. Logo, o termo “recrutamento e seleção de pessoas no ambiente digital” pode ser entendido como uma técnica de contratação em que as empresas divulgam suas vagas em sites, blogs e em plataformas, buscando novos colaboradores para exercer cargos ociosos em determinadas áreas ou funções.
DA SILVA, Marina Feitosa; LEAL, Janayna Souto; NETO, João Batista Soares. TEMOS VAGAS! Um Estudo da Percepção dos Resultados nos Processos de Recrutamento e Seleção via Plataformas Digitais. O Eco da Graduação, v. 3, n. 2, p. 43, 2019.
O recrutamento e seleção é um dos subsistemas dentro do planejamento dos recursos humanos e com a inserção das novas tecnologias vem se modificando com o passar do tempo. Considerando as informações apresentadas no trecho acima e seus conhecimentos acerca da temática, avalie as asserções a seguir:
Recrutar pelas plataformas digitais vem se tornando um hábito dentro das organizações.
PORQUE
As empresas vêm buscando se adaptar à evolução digital presente na sociedade atual mediante o emprego de novas formas de recrutar e, até mesmo, selecionar seus colaboradores para as vagas que se encontram em aberto na organização.
Assinale a alternativa correta:
A - A sentença I é falsa e a II é verdadeira.
B - A sentença I é verdadeira e a II é falsa.
C - As sentenças são falsas.
D - As sentenças são verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.
E - As sentenças são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
Questão 5 de 5
Leia o trecho abaixo:O planejamento sucessório consiste em uma abordagem sistemática de longo prazo para atender as atuais e as futuras necessidades de talentos de uma organização para continuar a cumprir sua missão e atender ou exceder os seus objetivos de negócio. Logo, o planejamento de sucessão exige tempo, persistência e consistência e que as organizações que não utilizam continuamente um planejamento de sucessão tendem a falhar em seus esforços para desenvolver talentos capazes de sustentar sua sobrevivência futura.
DUTRA, Tatiana Almendra et al. Processo sucessório e seu vínculo com a estratégia organizacional: um estudo de casos múltiplos. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe)| ISSN-e: 2237-1427, v. 10, n. 1, 2020.
A estratégia e o planejamento de recursos humanos é um aspecto inerente à construção de um corpo de colaboradores eficaz na organização. Em tal conjuntura, ter um plano de sucessão de funcionários torna-se relevante para a construção de uma organização forte e consolidada. Assim, além do que se apresenta um dos benefícios do planejamento sucessório é:
A - As trajetórias de carreira dentro da organização tornam-se nebulosas e os colaboradores tornam-se perdidos quanto ao seu futuro organizacional.
B - O futuro da organização e do seu quadro de funcionários fica nebuloso a partir da criação de um planejamento sucessório entre os colaboradores.
C - O plano sucessório atrapalha a análise de investimentos no quadro de funcionários, pois a contratação de novos funcionários torna-se recorrente.
D - Os profissionais com desempenho regular são os beneficiados com a inserção do planejamento sucessório nas organizações.
E - Permitir com que a organização consiga avaliar seus colaboradores por meio de critérios claros e transparentes. Resposta correta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes