Buscar

Cópia de Fisioterapia Esportiva -Avaliação Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova Prática
DISCIPLINA: Fisioterapia Esportiva
Prof. Me. Erielson dos Santos Bossini
ALUNO (a): Izaildes Fernanda dos Prazeres Gomes 
Turma: 6NMA
Comando: Responda as questões abaixo, baseando-se nas aulas ministradas.
Prazo de entrega: 04/12/2020 até 22h.
Envio: 260105191@prof.unama.br
Atenção! 
1.No título do e-mail deve constar o nome do aluno(a) e a turma (ex: Maria de Nazaré – 6nma)
2.Atividades com respostas iguais de alunos diferentes serão desconsideradas. A Atividade deve ser realizada individualmente.
3. O aluno que entregar fora do prazo ficará sem nota da prova.
 Caso Clínico 01 (10 pontos)
1ª) Um atleta de Handebol ao aterrissar de um arremesso sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior direito, sendo submetido a reconstrução do mesmo com o 1/3 central do tendão patelar. Foi encaminhado a fisioterapia no terceiro dia de pós operatório. Durante a avaliação fisioterapêutica constatou-se que o mesmo deambulava com auxilio de duas muletas canadenses com descarga parcial do peso corporal no MID, apresentava edema no fundo quadriciptal, cicatriz cirúrgica com pontos e sem sinais de infecção, área doadora do enxerto com dor EVA 6, com uma inibição reflexa do quadríceps direito, apresentando amplitude extensão do joelho completa de joelho 900 de flexão. 
 Baseado nas informações responda:
1. Elabore uma conduta para melhorar a inibição reflexa do quadríceps especificando o recurso e a técnica de utilização.
R: Fazer a aplicação de gelo por 20 minutos no mínimo 3x ao dia, fazer exercícios de dorsiflexão e flexão plantar associados com a elevação do membro, ajudando na diminuição do edema e assim evitar uma possível inibição reflexa do músculo quadríceps.
2. Elabore uma conduta para auxiliar na mediação da dor especificando o recurso e a técnica de utilização.
R: Utilização do recurso eletroterápico TENS (Estimulação Elétrica Transcutânea) no método convencional, com freqüência de 100 Hz e duração de pulso de 80 ms, por 30 minutos.
3. Elabore um programa de fortalecimento muscular para o MID e descreva os exercícios realizados.
R: Devido o atleta apresentar dor EVA 6 na área doadora do enxerto, o programa de fortalecimento deve iniciar com a utilização de exercícios de contração isométricas do quadríceps, que devem ser realizadas de hora em hora, executando 10 repetições de 10 segundos, 10 vezes por dia e mobilização da patela. Sendo na segunda etapa que consistirá durante o período de 15 a 30 dias após a reconstrução do ligamento e o ganho de arco movimento passivo deverá ser completo, treino de marcha com muletas com descarga de peso tolerável .
Na fase de 30 a 45 dias a carga para deambulação é total com imobilizador em extensão e realizam-se exercícios isotônicos sem carga com amplitude completa. De 45 a 90 dias a carga é total, porém já sem imobilizador e realizando exercícios de hidroterapia, natação e bicicleta ergonômica sem carga.
Durante a etapa de 90 a 180 dias o paciente já poderá fazer natação, musculação com exercícios de cadeia cinética fechada para quadríceps e aberta para isquiotibiais, step e esteira para caminhada. E antes da ultima etapa, durante os 180 a 240 dias o tratamento consiste em musculação, esteira para corrida, ginástica livre, step e exercícios de propriocepção.
Sendo que após os 240 dias continua o tratamento com musculação e está livre para retorno ao condicionamento físico para o handebol, caso sinta confiança e segurança.
4. Elabore uma conduta para ganho de ADM de flexão do joelho e descreva a mesma.
R: Primeiramente trabalhar exercícios de facilitação neuromuscular proprioceptiva. Usar a técnica de deslizamento dorsal: paciente em decúbito dorsal, colocar a articulação na posição de repouso, o fisioterapeuta se posiciona próximo aos pés do paciente, de frente para o joelho, a mão que estabiliza mantém o fêmur na posição, a mão que manipula desliza a tíbia no sentido dorsal, dessa forma ganhando ADM de flexão de joelho.