Buscar

PROJETOS E PRATICAS EDUCACIONAIS II

Prévia do material em texto

PROJETOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS II
FORMULÁRIO DA ATIVIDADE I
Aluno (a): 
Polo: Nova Iguaçu
1º. Momento: MUSEU - LUGAR DE MEMÓRIA - COMUNIDADE TRADICIONAL - EDUCAÇÃO DO CAMPO
	TIPO DE ESPAÇO
	NOME DA INSTITUIÇÃO
	ENDEREÇO
	LINK PARA SITE
	
Museu
	
Museu do Amanhã
	
Praça Mauá, 1 - Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-240
	https://museudoamanha.org.br/
	Museu
	Museu Histórico Nacional
	Praça Mal. Âncora, s/n- Centro, Rio de Janeiro- RJ, 20220-460
	Mnh.museus.gov.br
tel: (21) 3299 0324
	Museu
	Museu nacional de Belas Artes
	Av. Rio Branco , 199- Centro, Rio de Janeiro- Cep 200040-008
	Mnh.museus.gov.br
	Museu 
	Museu do Índio
	Rua: Das Palmeiras, 55- Botafogo , Rio de Janeiro- Cep 22270-070
	museudoindio.gov.br
	Museu
	Museu da Chácara do Céu
	Rua: Murtinho Nobre,93,Santa Tereza- Rio de Janeiro-RJ
	portalsaofrancisco.com.br
	Lugar de Memória 
	Cais da Imperatriz
	Rua : Sacadora Cabral,145,Porto Maravilha- RJ
	www.canaidaimperatriz.com
	Lugar de Memória 
	Cemitério dos Pretos Novos
	Rua: Pedro Ernesto- 32,-34-Gamboa RJ
	http://pretosnovos.com.br/
	Comunidade Tradicional 
	Quilombo de Sacopã
	Rua: Sacopã 250,Lagoa Rio de Janeiro
	Facebook.com/ quilombosacopã
	Comunidade Tradicional
	Quilombo Itaxim, Paraty Mirim Guarani
	Estr: de Paraty Mirim,s/n Paraty- Rio de Janeiro
	www.acígua@gmail.com
	Educação do Campo 
	Colégio Estadual
	Rua: Cel Sérgio Pitta
	Facebook.com.cewap/waldemiropitta
	Educação do Campo
	Escola Estadual C. E. Maria Rosa Teixeira
	Fazenda do Campo , 016- Zona Rural, duas Barras – Rio de Janeiro
	cemariarosateixeira@educacao.rj.gov.br
2º. Momento – TEXTO AUTORAL SOBRE MUSEU.
2.1 MUSEU
	
	
Há décadas nossa sociedade desempenha transformações culturais, sociais e tecnológicas. Como reconhecer tais transformações? De que maneira desvelar seus conhecimentos?
Não se refere apenas da luta contra a segregação, como a apartheid, sobre o preconceito implantado social e culturalmente, da maneira como se dá as relações com o objeto, da exposição humana, ou do desenvolvimento tecnológico, mas sim oportunizar reflexões, esclarecimentos e contribuições para nossa sociedade.
O Museu, espaço de conexão entre ciência, cultura e sociedade, tendo como papel informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. Espaço de despertar a curiosidade, estimulando a reflexão e o debate, promovendo a cidadania, colaborando para a sustentabilidade das transformações culturais estando ao longo do tempo auxiliando para a formação cultural em nosso país, intensificando saberes inerentes as construções do desenvolvimento humano ao longo do traçado histórico.
Local de progresso do patrimônio cultural, de comunicação da sabedoria, preservação da memória, da trajetória histórica, de inovação, comprometendo-se a divulgar e preservar a diversidade. Tornando-se ponto de encontro, instrumento de socialização da consciência religioso, técnica, educacional, étnica, estrutural, etc. Disponibilizando capacidades de “ver o outro lado da moeda”, participando das transfigurações culturais.
Por meio de seus documentos raros, máquinas, jornais, pinturas, esculturas, desenhos, móveis, instrumentos, sua arquitetura, por seu acervo, o museu tem sido reflexo do desenvolvimento processado por nossa sociedade. Sua capacidade tecnológica de expor, desenvolver e traduzir o que se apresenta de mais rico, de forma a complementar nosso gnose. Este espaço nos faz perceber o quanto somos fadados ao conhecimento e seus desdobramentos. Quando visitamos um museu depreendemos o quão pequenos somos, e entendemos a valência dos rendimentos de nossas transformações culturais. Identificando nossa história por meio de objetos e imagens, fazendo com que criemos bens para reflexão sobre o passado, a atualidade e o futuro. 
Museus são importantes para a formação cultural do país, pois reconhecem as transformações da inteligência quando os expõe em seus eventos e salas, desvelando o que está aparentemente encoberto pela ignorância dos arrogantes. 
Os museus devem ser vistos como “espaço destinado à construção
e disseminação do conhecimento na sociedade” (BRASIL ESCOLA)
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
A equipe pedagógica deve se reunir para discutir acerca dos objetivos da instituição, das intenções do educar dentro do espaço escolar, o que quer desenvolver, onde pretende chegar, que tipo de formação almeja para seus alunos e também para a comunidade.
Levar essas discussões para a sala de aula é uma forma de conscientizar os alunos do processo educativo que estarão sujeitos, dando um direcionamento para os mesmos do trabalho que será desenvolvido, bem como dos objetivos a serem alcançados.
Perguntas como o que tem num museu, que aspectos podem ser observados, qual a importância dos mesmos para a formação, como era a época vivida, enfim muitas riquezas podem e devem ser aproveitadas.
Os alunos devem participar das discussões, levantar as primeiras pesquisas, montar cartazes sobre os temas, fazerem uma prévia de conhecimentos sobre o projeto, a fim de orientá-los, prepará-los para o passeio e aguçar a curiosidade sobre o assunto. Dessa forma, não chegam ao local sem terem a mínima noção do que poderão aproveitar, conhecer e aprender.
2.2 DESCRIÇÃO DO ESPAÇO
	
	A categoria que eu escolhi, foi o Museu do Amanhã.  Na minha opinião os museus, têm grandes contribuições em todos os segmentos da educação. Pois neles, podemos visitar o passado, futuro e presente, fazer analises de como eram e como estão as coisas na atualidade e como poderão estar no futuro. Museus, nos permite viajar no tempo e no espaço.  Localizado  no município do Rio de Janeiro, no Brasil.
Tipo : Científico, artístico, histórico, memorial, expositório.
Curador: Prefeitura do Rio de Janeiro
Website : museudoamanha.org.br
Área: 15 000 m²
Localidade: Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro
Coordenadas: 22º 53’ 38” S 43º 10’ 45” O
Museu do Amanhã é um museu construído no município do Rio de Janeiro, no Brasil. O prédio, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária (mais precisamente no Píer Mauá). Sua construção teve o apoio da Fundação Roberto Marinho e teve o custo total de cerca de 230 milhões de reais. O edifício foi inaugurado em 17 de dezembro de 2015 com a presença da então presidente do Brasil Dilma Rousseff[2] e recebeu cerca de 25 mil visitantes em seu primeiro final de semana de funcionamento.[3]
O Museu do Amanhã ( MAR ) é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. 
E por que um Museu do Amanhã? Porque vivemos em uma nova era, em que o conjunto da atividade humana tornou-se uma força de alcance planetário. Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes. Manejamos átomos e criamos microrganismos artificiais. Desviamos o curso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamoso clima. Habitamos um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão gerados a partir de nossas próprias escolhas?
O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?
Orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização, o Museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil como mantenedora e uma ampla rede de patrocinadores que inclui IBM, Engie, Grupo Globo e Lojas Americanas, além do apoio da Renner. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho que também é copatrocinadora. Desde a inauguração, vem recebendo uma média de um milhão de visitantes por ano.
 
2

Mais conteúdos dessa disciplina