Buscar

APS - Logistica Nacional e Internacional

Prévia do material em texto

APS LOGÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
1. Como funcionam os centros de distribuição que a Panarelllo montou no interior?
A Panarello tinha escritórios no interior que funcionavam como centro de distribuição, não tem estoque. Esses escritórios funcionam como transbordo de mercadorias, as cargas saiam das carretas direto para os veículos que faziam as entregas, com isso a empresa conseguiu uma grande atuação num grande espaço geográfico entre as distribuidoras de medicamentos.
2. Como a Panarello conseguiu prosperar durante os anos de inflação alta?
A empresa começou a montar grandes estoques. Eles compravam os produtos a prazo e vendiam à vista, o lucro que obtinham era investido no mercado financeiro. Outro ponto foi que, o estado de Goiás aplicou alguns incentivos fiscais que ajudaram a aumentar o lucro da distribuidora.
3. Como foi a adaptação ao fim da inflação? Como a Panarello se estruturou para oferecer vantagens competitivas às farmácias?
Durante o período de inflação, a Panarello conseguiu juntar muito dinheiro devido os lucros com as compras a prazo, vendas à vista e investimento no mercado financeiro, com isso, no período seguinte a distribuidora tinha um melhor poder de barganha para oferecer condições melhores do que as concorrentes e tinha uma atuação focada em atendimento dedicado às farmácias, esse era um diferencial da distribuidora.
4. E para os laboratórios que a Panarello representa. Que vantagens eles têm, quando trabalham com a Panarello?
Além da atuação geográfica, dentre as outras distribuidoras, a Panarello possui a vantagem de prestar serviços laboratoriais, como o lançamento de novos medicamentos.
5. Quais são as razões que nos levam a crer que a Panarello continuará na liderança da distribuição de remédios no futuro?
A distribuidora possui um sistema segurança nas embalagens dos medicamentos onde todos os lotes são registrados em computadores, sua frota é monitorada via satélite e acompanhadas por escoltas armadas.
Para que a empresa fosse transparente, contrataram empresas terceirizadas para fazerem suas auditorias e seu balanço, e contratou outra empresa terceirizada para implementação do software para gestão. Com essa implementação, a Panarello consegue usar o software como instrumento de venda tão como uma melhor organização da logística para distribuição de maiores volumes.
6. A Panarello pretende tornar-se, cada vez mais, um parceiro dos laboratórios que representa. O que ela está fazendo para qualificar-se como um parceiro ideal?
A distribuidora acredita que com o novo software, terão uma capacidade maior para transmitirem as informações aos laboratórios, que será essencial para a construção de um melhor relacionamento através da clareza com os fabricantes de medicamentos.
7. Analise a personalidade de Paulo Panarello Neto. Quais são as principais características que, em sua opinião, o ajudaram a ter sucesso na vida comercial?
Ele teve diversas experiências com diversas atividades, empreendedor desde cedo, então ele sabia como definir metas para curto e de longo prazos, além de sua disciplina em todos os trabalhos.
8. Finalmente, procure investigar os sistemas de distribuição dominantes em outros mercados de produtos de largo consumo, como bebidas (cervejas e refrigerantes), cigarros, perfumaria, artigos de limpeza do lar, brinquedos, calçados etc. Qual é a importância das firmas distribuidoras, ou atacadistas? E quais as razões que explicam essas situações?
As distribuidoras e os atacadistas são importantes para o mercado de distribuição. Eles fazem a movimentação, a expedição, a gestão dos estoques, a gestão dos transportes e a logística reversa entre as indústrias e o quem distribui o produto ao consumidor final é o varejo. Ficaria inviável para uma indústria ter pontos de venda para atender toda a demanda dos seus consumidores e talvez ela fugiria do seu objetivo principal. Dessa forma, fica mais viável ter pontos de distribuição e atacadistas para esta atividade.

Continue navegando