Buscar

Atividade 2 - Modelo

Prévia do material em texto

SENAC EAD
RODRIGO TORQUATO GIMENES
UC ELABORAR, IMPLANTAR E IMPLEMENTAR A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ATIVIDADE 2
SÃO PAULO
2020
1. Elabore um plano de ação para quatro itens que ainda não estão em conformidade na checklist de abril de 2019. Apresente tais itens indicando a ordem de prioridade das melhorias e justifique sua escolha.
	Plano de ação
	Item
	Qual é a ação a ser tomada?
	Prazo para execução
(xx/xx/xxxx)
	Responsável pela execução
	1
	Equipamentos contra incêndio - desobstruir todos extintores e hidrantes
	(03/11/2020) 
a 
(03/12/2020)
	Gestão - Setor Segurança do Trabalho
	2
	Equipamentos de Proteção Individual - Realizar a compra dos equipamentos para todos os trabalhadores.
	(15/11/2020)
a
(20/12/2020)
	Gestão - Setor Segurança do Trabalho
	3
	Facas - Aplicar Treinamento para uso correto de EPI`s e criar uma DDS 
	(03/11/2020)
a
(15/11/2020)
	Setor -Segurança do Trabalho
	4
	Fiação e iluminação - comprar lâmpadas e trocar as queimadas
	
(10/12/2020)
a
(20/02/2020)
	Gestão - Setor Manutenção
2. Considerando as ações propostas anteriormente, defina as prioridades, isto é, se as ações requerem implantação imediata, e justifique sua resposta.
Item 1: Contratar uma empresa especializada, que possua o Certificado de Capacitação Técnica emitido por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO, para realizar a manutenção de desobstruir todos extintores e hidrantes. Criar um check list periódico para o técnico de segurança do trabalho, fazer a inspeção dos mesmos, verificando: a logomarca do INMETRO, o número de série do selo, a identificação da empresa que realizou a manutenção, a data da realização da manutenção e a identificação do Organismo de Certificação de Produto.
Além de cumprir a NR 23 é necessário que as empresas atendam as legislações estaduais de prevenção e combate a incêndio, sejam Leis, Decretos Estaduais, bem como as Normas e Instruções Técnicas emitidas pelo Corpo de Bombeiros, também conhecidas como ITs.
Cada Estado possui Normas e Instruções Técnicas próprias elaboradas pelo Corpo de Bombeiros.  Para aprovação de projeto de prevenção e combate a incêndio e obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), é necessário que o Corpo de Bombeiros verifique se a empresa atende as exigências técnicas contidas nas Instruções.
Item 2: Equipamentos de proteção individual - comprar e distribuir os EPI`s necessários conforme a NR-6 para o uso de cada colaborador, pois, a empresa tem por obrigação disponibilizar os mesmos para cada trabalhador e ser distribuído de forma correta pelo setor segurança do trabalho, procurando sempre ministrar cursos e palestras sobre o uso correto de cada EPI`s. Tendo por finalidade garantir a saúde e proteção do trabalhador, evitando consequências graves caso sofra algum tipo de acidente de trabalho, minimizando ou eliminando os riscos inerentes às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, garantindo a segurança do colaborador e da equipe. 
Item 3: Facas - Aplicar treinamento adequado sobre segurança do trabalho para os colaboradores, ministrado pelo técnico de segurança do trabalho, abordando assuntos como o uso correto e adequado de facas e EPI`S, armazenamento e conservação dos mesmos. Demonstrar como executar o chairamento com segurança para ele e para as pessoas que estão em volta. É importante para conscientização dos colaboradores e uma forma de evitar acidentes.
Item 4: Comprar as lâmpadas adequadas para cada setor aonde as mesmas se encontram queimadas, atendendo a NR-17 Ergonomia - 17.5.3 Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade. 
17.5.3.1 A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa. 
17.5.3.2 A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. 
17.5.3.3 Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional n.º 11 (NHO 11) da Fundacentro - Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos. (Alterado pela Portaria MTb n.º 876, de 24 de outubro de 2018).
3. Com base nos dados registrados entre janeiro e abril de 2019, houve uma redução no número total de acidentes. De acordo com esse panorama, qual é a meta a ser atingida nos próximos quatro meses? Justifique.
De acordo com o Check-list e a tabela com o número de acidentes, após comparar o panorama do resultado obtido, podemos atingir a meta de 0 zero o número de acidente do trabalho. Através da checklist de abril, iremos identificar as não conformidades e implantar as melhorias necessárias de forma continua. 
4. Descreva com as suas palavras o que são os indicadores de gestão em saúde e segurança no trabalho e qual a sua importância às organizações:
São ferramentas utilizadas para medir ou dimensionar eventos para a prevenção de acidentes, sendo 6 indicadores de segurança do trabalho
1 - Total de acidentes de trabalho relatados.
2 - Número de doenças ocupacionais devido à atividade laboral.
3 - Número de inspeções.
4 - Avarias de equipamentos.
5 - Tempo médio para resolução de riscos e problemas.
6 - Número de treinamentos sobre segurança de trabalho.
Sua importância reside, portanto, na capacidade de mostrar como as coisas estão indo quanto à segurança no ambiente de trabalho.

Continue navegando