Buscar

atv02 - projeto social sustentavel - adm - jailton - polo p seguro

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE/FACULDADE SALVADOR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AUTOR 
JAILTON ROCHA DA SILVA
TTULO 
DO RESTO A RENDA
TRABALHO IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO SOCIAL COM FINS DE SUSTENTABILIDADE 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OPORTUNIDADES SOCIAIS PRESENTES NO AMBIENTE DA EMPRESA
 
 
Apresentação da Empresa contemplada para matriz de projeto socioambiental
Empresa que comportará o projeto social denominado, do resto a renda, GM TÊXTIL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELI, empresa individual com responsabilidade ilimitada. Foi criada com intuito de atuar no ramo têxtil, tendo como algumas de suas principais atividades, comércio atacadista e varejista de tecidos. 
Essa conceituada empresa tem como base organizacional e vivencia de seus idealizadores e colaboradores o beneficiamento de fios em tecidos crus, beneficiados (tingidos) e produto acabado em rolos. 
 A empresa trabalha, em sua maioria com tecidos sintéticos (que não usa fibras naturais), produzindo tecidos como: Crepes, molleton, suplex, rendas, canelado, helanca, etc. todos de alta qualidade. 
Seu foco também está baseado em atingir uma parcela do mercado voltado ao público alvo de clientes do grupo B e C (produtos de alta qualidade, porém não importados).
Esta empresa também foi criada a partir da necessidade de armazenagem de produtos têxteis, pois, necessita de grande área de armazenamento e logística tem um papel crucial na distribuição através das vendas efetuadas.
 Teve sua a abertura em 27/08/2019 porém, suas atividades se intensificaram mesmo no começo do ano 2020, quando uma gama de clientes passaram a comprar seus produtos.
Alguns desses principais clientes são: Viscolor têxtil, Agata têxtil, M&G comercio de tecidos, Empório têxtil, dentre outras. Não poderia deixar de mencionar também os parceiros/fornecedores: Favo Malhas Tinturaria, Bc Tecelagem, Hsk Enobrecimento Têxtil, Mar Ind Têxtil, Wilrch Tinturaria, dentre muitos outros. 
A empresa conta com também com variedade de tecidos voltado ao público infantil, com ramagem voltada para esse público. Como forma de apresentação de seus produtos a empresa costuma produzir algumas peças de roupas utilizando como apresentação de seus variados tipos de tecidos. Tudo postado em na web e redes sociais como forma de divulgação. 
 
Realização in loco de diagnóstico com fins socioambiental
Foi feita uma solicitação ao responsável pela empresa GM têxtil, com o fim de reunir os colaboradores para um bate papo e entrevista onde ali fora levantado uma questão principal. 
Com base nas tempestades de ideias (brainstorming), foi levado a equipe a pensar o que poderia ser feito com esses restos de tecidos e se estes poderia beneficiar alguém e com isso também, a ideia de sustentabilidade (capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema - sustentar, apoiar, conservar e cuidar - também atrelado a maneira como se deve agir em relação à natureza).
 A equipe quase que unanime, disseram que o que é descartado poderia ser aproveitado de várias maneiras: usar os restos para fazer pano de chão; desfibrar para fazer protetor de calor do motor de carros; arte manual de fuxicos (maneira manual que é trabalhado um pedaço pequeno de pano cortado em círculos): Tapetes; trapos para limpeza em geral, etc.
Estes beneficiariam alguma pessoa de baixa renda da comunidade ou ainda os próprios profissionais da empresa. Disseram que poderiam também doar os restos de tecidos para alguém carente para que assim, estes beneficiasse transformando o produto e o vendendo. Assim, beneficiaria pessoa propriamente dita, pois teria uma renda extra; a natureza, que teria essa parcela de produtos sendo reciclada não sendo descartada a céu aberto em lixões, aterros ou ainda leitos de rios e a sociedade em geral, por não ter a perca de recursos naturais sendo dizimada com intuito de mais matérias prima para a produção de novos produtos da indústria têxtil. 
Após todas as ideias, em votação foi instituído a viabilidade de beneficiar os próprios funcionários com uma renda extra, pois seria mais fácil de momento pela interação que já se tem todos os colaboradores e a alta cúpula da organização, que vê uma maneira de beneficiar seus colaboradores com uma renda extra. 
Como condutor do bate papo, sugeri uma ferramenta criada para idealizar negócios ou produtos, o Business Model Canvas. 
O intuito de uso dessa ferramenta, tem como foco a interação de todos os colaboradores envolvidos, pois o modelo canvas nos permite discutir várias situações que podem levar a viabilização do negocio proposto.
Figura 1- Business Model Canvas 
Fonte: analistamodelosdenegocios.com.br
Com as ideias sendo externadas verificando a viabilidade do negócio, como seria para os funcionários transformar esses produtos que poderia ser descartado na natureza ou aterros sanitários em renda? 
Como esse método de fácil absorção (canvas) começamos com a primeira parte do bloco da ferramenta que é o seguimento clientes no qual a abordagem da idealização se consiste em: 
1.1 - A fatia do mercado que deseja abordar. Definir nicho de clientes. 
1.2 - Desenvolver o negócio a partir da perspectiva do cliente, precisa-se olhar para um negócio com a visão de quem vai adquirir o produto ou serviço.
Figura 1.1 seguimento clientes 
Fonte: analistamodelosdenegocios.com.br
 
 
 
 CONSULTAR ESTE SITE TAMBEM - https://www.ecycle.com.br/2900-poliester.html

Continue navegando