Buscar

-81876-65961-PROVA_2_EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CURSO DE DIREITO – DIREITO EMPRESARIAL E ESPÉCIES DE SOCIEDADES
PROVA 2 		DATA DA AVALIAÇÃO: 04/12/2020 
DISPONIBILIZAÇÃO DO ARQUIVO NO EVA EM AVALIAÇÃO: 08:00 HS
HORÁRIO PARA ENTREGA PELO SISTEMA EVA: 23:59:59:00 HS 
PROFESSORA: TEREZINHA DAMIAN ANTONIO
Nome do acadêmico (a): André Roberto da Silva Machado
ORIENTAÇÕES: A questão 01 vale 01 ponto e as demais valem 1,5 (2 a 7).
A prova deve ser enviada em arquivo WORD. 
Não será aceito outro tipo de arquivo, como pdf, gdoc etc.
01. Em relação aos direitos e deveres dos sócios, assinale a alternativa incorreta: 
a) ( ) As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais.
b) ( ) É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas. 
c) ( ) No caso de morte de sócio, liquidar-se-á sua quota, salvo se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido.
d) ( ) O sócio pode se retirar da sociedade por prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias.
e) (X) Os sócios são obrigados às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-las, nos 90 dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente da mora.
02. A respeito da constituição e dissolução da sociedade, assinale a alternativa correta: 
a) ( ) A sociedade pode ser dissolvida por falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias. 
b) ( ) A aquisição da personalidade jurídica da sociedade independe da inscrição do ato constitutivo no registro público competente.
c) ( ) Contrato de sociedade é aquele em que pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. 
d) ( ) Não é necessário averbar as modificações do contrato social no registro público competente, contudo essas modificações dependem do consentimento de todos os sócios.
e) ( ) Será de pleno direito excluído da sociedade o sócio declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada, havendo, nesse caso, a correspondente redução do capital social, salvo se os demais sócios suprirem o valor da quota.
a) (X) V, F, V, F, V
b) ( ) V, V, F, F, V
c) ( ) V, V, V, F, F
d) ( ) F, V, F, V, F
e) ( ) F, F, V, F, F
03. A respeito das características dos tipos societários, assinale a alternativa correta: 
a) ( ) A sociedade anônima não admite a responsabilidade solidária entre os sócios pela integralização do capital social. 
b) ( ) A sociedade estrangeira não precisa de autorização para funcionar no Brasil, bastando acrescentar ao nome empresarial a expressão ‘do Brasil’.
c) ( ) A sociedade em conta de participação é uma sociedade sem personalidade jurídica que admite sócio ostensivo e sócio oculto.
d) ( ) A sociedade em nome coletivo é uma sociedade institucional, cujo capital é dividido em quotas, pois os sócios assumem responsabilidade ilimitada pelas obrigações sociais.
e) ( ) A sociedade limitada é constituída por uma pessoa ou mais pessoas, cuja responsabilidade é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, sendo que se aplicam as disposições sobre contrato social ao documento de constituição do sócio único, no caso de sociedade unipessoal limitada.
a) ( ) V, F, V, V, V
b) ( ) F, F, F, V, V
c) ( ) V, V, V, F, V
d) (X) V, F, V, F, V
e) ( ) F, F, V, F, V
04. Sobre a sociedade anônima, assinale a alternativa correta:
a) ( ) A sociedade anônima é uma sociedade personificada, de capital, estatutária, de regime de responsabilidade limitada dos sócios, não contando com a responsabilidade subsidiária dos acionistas.
b) ( ) A sociedade anônima possui o capital social dividido em ações de livre cessão, sendo que os sócios são denominados acionistas. 
c) ( ) O nome do fundador, acionista, ou pessoa que por qualquer outro modo tenha concorrido para o êxito da empresa pode figurar na denominação.
d) ( ) Na sociedade anônima, o capital social pode ser alterado com base na lei e no estatuto social, podendo ser constituído com dinheiro e prestação de serviços. 
e) ( ) Para constituir uma sociedade anônima é preciso realizar a subscrição do capital social, o preço de emissão das ações subscritas e o respectivo depósito na Comissão de Valores Mobiliários.
a) ( ) V, V, V, V, F
b) (X) V, V, V, F, F
c) ( ) F, F, F, F, V
d) ( ) V, F, V, F, V
e) ( ) V, V, F, F, V
05. Quanto às determinações legais estabelecidas para a sociedade limitada, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta: 
1) A administração da sociedade limitada é exercida por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
2) Ainda que o sócio cometa falta grave no cumprimento de suas obrigações não pode ser expulso da sociedade empresária limitada, salvo determinação judicial.
3) O capital social da sociedade limitada pode ser aumentado, a partir de reservas ou lucros acumulados, gerados pela sociedade, que os sócios deliberam incorporar ao capital social.
4) Contratação de empregados constitui matéria de deliberação em assembleia na sociedade limitada. 
5) O capital social da sociedade limitada pode ser reduzido se for considerado excessivo em relação ao objeto da sociedade.
a) ( ) 1,2,3, estão corretas
b) ( ) II, III, V estão incorretas
c) ( ) I, III, IV estão incorretas
d) ( ) III, IV, V estão corretas
e) ( x) I, III, V estão corretas
06. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta: 
1) A operação pela qual uma sociedade transfere, para uma ou mais sociedades, parcelas de seu patrimônio, denomina-se incorporação. 
2) O sócio remisso que não integraliza suas cotas nos prazos e condições convencionados responde de forma ilimitada pelas obrigações sociais na sociedade limitada. 
3) A sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no registro público competente, do local de sua sede, nos trinta dias subsequentes à sua constituição. 
4) O advogado pode fazer parte de mais de uma sociedade advocatícia ou unipessoal, além de integrar, as duas ao mesmo tempo, com sede ou filial na mesma aérea do Conselho Seccional. 
5) O titular da sociedade unipessoal de advocacia ou os sócios de sociedade simples de advocacia responde de forma subsidiária e ilimitada pelos danos causados no exercício da profissão. 
a) ( ) 1,2,3, estão corretas
b) ( ) 2,4,5, estão corretas
c) ( X) 1,2,4, estão incorretas
d) ( ) 1,3,4, estão incorretas
e) ( ) 3,4,5, estão corretas
07. Acerca da sociedade simples, assinale a alternativa correta: 
1) A administração da sociedade simples, como tipo societário, é exercida exclusivamente por pessoas físicas, sendo que o nome empresarial é formado através de uma denominação seguida ou não da expressão Sociedade Simples ou S/S.
2) A sociedade simples admite a contribuição de sócio em serviços, que não pode se empregar em outra atividade, pois se exige dedicação integral do sócio de serviço.
3) Na sociedade simples, como tipo societário, os sócios respondem sempre de forma ilimitada e subsidiariamente pelas dívidas da sociedade, devendo-se inscrever na Junta Comercial. 
4) O sócio de serviço participa dos prejuízos e dos lucros da empresa, na proporção da média do valor das cotas; não tem direito a voto, só se for para desempatar. 
5) Se a sociedade simples (de natureza não empresária) adotar o tipo societário próprio – Sociedade Simples, será uma sociedade simples pura.
a) (X) 1,2,5, estão corretas
b) ( ) 1,2,3, estão incorretas
c) ( ) 1,2,4, estão corretas
d) ( ) 3,4,5, estão incorretas
e) ( ) 1,3,4, estão corretas
Boa Prova!

Outros materiais