Buscar

PNATE - COMPLETO

Prévia do material em texto

IONARA RIBEIRO DA CRUZ
JAILDA DE JESUS OLIVEIRA RIOS
LINDINALVA SILVA DOS SANTOS NASCIMENTO
	ATIVIDADE FINAL
(PNATE) Programa do Transporte Escolar - BA
Tutora: Fabiana Oliveira da Silva
Capim Grosso
2020
IONARA RIBEIRO DA CRUZ
JAILDA DE JESUS OLIVEIRA RIOS
LINDINALVA SILVA DOS SANTOS NASCIMENTO
ATIVIDADE FINAL
(PNATE) Programa do Transporte Escolar - BA
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para obtenção de nota final do curso Formação Pela Escola módulo PNATE.
Tutora: Fabiana Oliveira da Silva
Capim Grosso
2020
INTRODUÇÃO
Sabemos que o Pnate- Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar é muito importante para a população, por proporcionar o acesso dos alunos às escolas. Reconhecendo a importância do Transporte Escolar, entendemos que garantir o acesso dos alunos até as escolas rurais e urbana do município é direito de todos, de outro lado, é responsabilidade dos órgão públicos melhorar esta qualidade uma vez que está responsabilidade faz parte das Políticas Públicas Educacionais.
O programa vem atendendo a todas as comunidades, sendo uma das políticas públicas bastante cobradas pela população, pois tem uma diversidade de povoados e bairros distantes. No Município de Capim Grosso foram obtidos 08 ônibus com os recursos advindos do Caminho da Escola e através dos recursos do PNATE, PETE e FUNDEB (40%) mais 58 veículos destinados ao transporte escolar. No ano em curso foram repassando os seguintes valores para o Município: PNATE 126.000, pete: 120.000.
Podemos perceber que o Município não encontra uma diversidade de problemas, mais uma dificuldade mais presente é o acesso aos ônibus por conta das diferentes localidades dos demais alunos, sendo que o Município atende uma população de zona rural e vários bairros distantes das escolas.
O objetivo principal ao contextualizar o programa é conhecê-lo melhor e possibilitar um estudo que resulte em contribuições que possam vir de encontro à efetivação e melhoria do programa no município.
O presente estudo partiu do curso “Formação pela Escola”, módulo programa de transporte escolar, do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com observação direta da realidade local, bem como o incentivo à busca do conhecimento da condução dessa política pública no município com informações referentes à execução do programa.
ANÁLISE DOS DADOS    
Ao observar, pesquisar o estudo do módulo do programa do transporte escolar, em especial o Pnate – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, a sua forma de execução e operacionalização permitiu que se promovesse uma contextualização do mesmo, na realidade local.
Sabe-se que a execução desse programa é fiscalizada pelo Cacs/Fundeb, que, inclusive, deve emitir e enviar ao FNDE um parecer conclusivo sobre a prestação de contas do ente executor, sendo de extrema importância que os cidadãos conheçam e se envolvam no acompanhamento do programa tão importante para a sociedade.
A política pública do transporte escolar está apoiada em base legal, que garante recursos que possibilitam qualidade ao transporte escolar. Com base nesta afirmação, buscamos contextualizar a aplicabilidade do programa no município. Nas Secretarias da Educação e da Administração levantamos dados sobre recursos financeiros recebidos do FNDE para a execução do programa, como também recursos próprios da Prefeitura que foram investidos no transporte escolar.
Junto a alunos, pais e representantes da sociedade civil, levantamos informações sobre a realidade que envolve o transporte dos alunos no percurso casa/escola e escola/casa, as relações entre alunos e destes para com o motorista, o preparo do motorista para a função do transporte escolar.
Foram levantadas informações, que a princípio não são muito problemáticas, mas que devem merecer atenção, pois o programa está fundamentado em base legal.
Os cidadãos devem saber que os representantes eleitos devem se esforçar para que a sociedade seja respeitada em seus direitos, como o acesso à educação, que, além de ser garantido por lei, existem políticas públicas que garantem esse direito ao cidadão com a disponibilização de recursos financeiros ao município, de acordo com o número de alunos matriculados.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
 Podemos perceber que o conhecimento mais detalhado dos programas do transporte escolar permite à sociedade a formação de novos valores das políticas públicas bem como do próprio Fundeb. Com tudo sabemos que o transporte é direito para todos os alunos da zona rural e urbana.
Sendo assim uma das possíveis soluções que poderia ser executada é a substituição dos ônibus por micro ônibus, evitando um percurso logo e demorado por várias localidades distantes e com pouca quantidade de alunos até a escola. 
A contextualização do programa e a verificação da aplicabilidade no município promovem uma maior responsabilidade perante a condução do mesmo na realidade local, resultando na identificação dos procedimentos de acompanhamento e controle social, para garantir que a educação básica tenha efetiva prioridade no município.
Este direito que possuímos, vem juntamente como os deveres que precisamos cumprir, e Como estudantes, precisamos valorizar o que nos "pertencem", Cuidar dos veículos, fiscalizar se os recursos recebidos estão sendo aplicados de forma correta, procurar os órgãos competentes e responsáveis afim de possíveis soluções e melhorias para as ações que favorece a qualidade dos transportes, visando garantir um bom desenvolvimento da educação.

Continue navegando