Buscar

O que é Arquitetura da Informação

Prévia do material em texto

O que é Arquitetura da Informação? 
Arquitetura da Informação é a prática de decidir como organizar, digitalmente ou não, as partes de um sistema, de forma que este seja facilmente compreensível. A sua influência está presente nos sites e aplicativos que usamos, em materiais impressos, e até nos locais em que convivemos. 
Quando projetamos a arquitetura de um website, os princípios de Arquitetura da Informação aumentam a chance de entendermos, como usuários, onde estamos e onde a informação que queremos está (em relação à nossa posição). A arquitetura da informação ajuda na criação de hierarquias, taxonomias, categorizações, navegação e metadados. Sempre que organizamos um menu, o conteúdo ou estrutura de um site, estamos praticando Arquitetura da Informação.
Componentes da Arquitetura da Informação
· Organização Esquemática e Estruturas: Como classificar e estruturar informação — São as categorias em que colocamos informações, tais como nomes de autor e títulos ou tamanho de sapato, tecido e cor;
· Sistemas de Rotulagem: Como representar informação — Por exemplo, os artigos devem usar ambos os termos “optometrista” e “oftalmologista”, ou apenas “oftalmologista” é o mais apropriado?;
· Sistemas de Navegação: Como os usuários navegam — Como nos movemos de um segmento de informação para outro quando essa informação nos é apresentada;
Sistemas de Pesquisa: Como os usuários pesquisam informação — Por exemplo, numa caixa de pesquisa, você pode digitar várias palavras para restringir os resultados e aproximar-se dos tópicos que deseja. 
Algumas das questões que devemos considerar sempre que projetamos um website:
· Como é o fluxo de usuários no nosso site?
· Como o sistema ajuda o usuário a catalogar suas informações?
· Como essas informações são apresentadas de volta para o usuário?
· Essas informações ajudam o usuário a tomar decisões relevantes?
De modo a respondermos a estas perguntas corretamente, devemos levar em consideração características como: público alvo, tecnologias do website e os dados que serão mostrados no website.
Metodologias comuns em Arquitetura da Informação
Biblioteconomia
Biblioteconomia é a metodologia responsável por sistemas de organização de conhecimento. Esta metodologia envolve o estudo de como categorizar, catalogar e localizar recursos. Ela é usada em bibliotecas tradicionais, museus, laboratórios de ciência e até em hospitais. No mundo digital, o melhor exemplo é um motor de busca como o Google. Um motor de busca é, nada mais que, uma biblioteca gigante onde toda a informação fica digitalmente catalogada. Essa informação precisa depois ser extraída de forma lógica, relevante e organizada para os usuários.
Psicologia Cognitiva
Psicologia cognitiva é o estudo de como a mente humana funciona. Dos processos mentais que ocorrem durante a consulta e processamento de informação. A Arquitetura da Informação baseia-se em alguns elementos diferentes da Psicologia Cognitiva para influenciar a forma como estruturamos a informação. Alguns dos principais elementos da psicologia cognitiva que arquitetos de informação mais valorizam:
· Carga cognitiva: é a quantidade de informação que uma pessoa pode processar a qualquer momento;
· Modelos mentais: são as suposições que as pessoas consideram antes de interagir com um site ou aplicativo;
· Tomada de decisão: é o processo cognitivo que nos permite fazer uma escolha ou selecionar uma opção.
Arquitetura
O fundador dos modelos modernos de Arquitetura da Informação foi o Designer Gráfico e Arquiteto Richard Saul Wurman.
Wurman acreditava que a informação deveria ser estruturada da mesma forma que um edifício: assentando em uma fundação sólida. Tal como em Arquitetura, IA deve basear-se em uma estrutura precisa, intencional e com um fundamento sólido de idéias.
Segundo Wurman, a informação pode ser organizada apenas de 5 maneiras possíveis (LATCH):
· Localização: Quando a informação vem de diferentes fontes ou locais (ex: vinho francês, carne argentina, etc.);
· Alfabética: Quando a informação existe em um grande volume de dados (ex: lista telefónica, lista de websites, etc.);
· Tempo: Quando existe informação onde uma duração fixa é prevalente (ex: reunião de 2h, estadias de 2 dias, etc.);
· Categoria: Quando a informação pode ser agrupada de forma óbvia (ex: formato, tópicos, etc.);
· Hierarquia (ou magnitude): Quando podemos agrupar informação de forma ilustrativa (ex: preço, tamanho, etc.)

Mais conteúdos dessa disciplina