Buscar

pratica interdisciplinar conceito de lenguagem 12-2020

Prévia do material em texto

2 
 
9 
 
 	 
 	GÊNERO TEXTUAL RECEITA E O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. 
 
1. Acadêmico Myriam González
Tutor Externo:Tatiane Ferreira Marcelino
Centro Universitario Leonardo da Vinci –
UNIASSEVI – Letras (FLX 0546). Prática
Interdisciplinar IV –12-12-2020 
 	 
RESUMO 
 
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico. 
 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022. 
 
INTRODUÇÃO 
 
A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor sobre o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”. 
A partir desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD? 
A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo. 
 Constata-se que nos últimos séculos tem surgido novos gêneros textuais. Tendo este ponto em conta se faz de vital a importância de incluir os mesmos no ensino da Língua estrangeira. Já que o papel das língua na sociedade é a que permite o conhecimento permitindo assim transformar a maneira de ver o mundo e construir significados.
Estudos mostram a importância de a utilização de gêneros textuais no ensino de línguas. (WODAK, 2004, p. 236) 
Sendo assim,este estudo pretende mostrar ao professor ao utilizar este conteúdo no dia a dia uma forma de que os alunos menos favorecidos tenham contato com a língua, e como resultado o ensino do idioma Espanhol de forma útil e obtendo um aprendizagem significativo.
Em primeiro lugar, foi feito uma reflexão teórica sobre a abordagem dos gêneros textuais no ensino da Língua Estrangeira por meio da prática social; em segundo lugar apresento a metodologia: o trabalho utilizando o gênero textual receita nas atividades orais e escritas para alunos da 8° ano do Ensino Fundamental, para o alcance de uma linguagem real de uso e interpretação de enunciados usando vídeo, receitas de família, pesquisas, cartazes, trocas de receitas, organizadas em uma sequência didática, Em terceiro, lugar está o desenvolvimento da proposta. Em quarto lugar, os resultados as discussões, onde se espera contribuir na formação de alunos críticos e capazes de se comunicar e interagir na sociedade em que vivem utilizando a língua espanhola e também possibilitar que outros professores de língua estrangeira possam utilizar e refletir sobre os gêneros textuais. E, finalmente apresento a conclusão.
Tentando responder as perguntas porque usar gêneros textuais no ensino da língua estrangeira e como usar-los.
 
 
 
 
 
. 	 
 
 
 
 
 
 
1 Nome dos acadêmicos 
2 Nome do Professor tutor externo 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 
 Partindo do pressuposto do para que ensinar segundo Tamarozi e Cristóvão (2007, p. 31) é para a sociedade em que o aluno vive que ele precisa saber como usar os gêneros para se comunicar no seu dia a dia, quando diz: 
Na prática com os gêneros textuais, o aluno está mais perto da sua realidade, da realidade do mundo em que vive e de seu cotidiano. È para a sociedade em que vive que ele precisa saber como usar os gêneros.
 A importância do gênero textual receita é que o aluno pode compreender a diversidade linguística e cultural e por meio do discurso perceba que os vários significados possíveis dos textos em relação ao mundo em que vive e são sociais e historicamente construídos (PARANÁ, 2008). Assim, ao utilizarmos textos do cotidiano do aluno no ensino de LE e LM torna mais fácil a apropriação pelos alunos dos elementos presentes nos diversos gêneros textuais e reconhecer nas práticas sociais uma atividade de comunicação, pois o ensino de linguagem em sala de aula pode e deve fazer o aluno-leitor questionar e produzir novos sentidos para os discursos.
Para Barbosa, são dois pontos importantes a considerar no trabalho com o gênero receita: o primeiro é fazer com que os alunos comecem a atentar para as características de títulos de receitas. O segundo é possibilitar que eles tenham certa autonomia de leitura e leiam com mais fluência, mesmo aqueles alunos que ainda não conseguem identificar todas as palavras. (BARBOSA, 2003, 12).
 O gênero receita apresenta uma estrutura simples consequentemente se integra de certas propriedades de outros gêneros como instrução de jogos, que fazem parte do dia-a-dia dos estudantes. Outro ponto que podemos salientar é que as receitas trabalham com instruções, e que a grande reclamação dos professores é “os alunos geralmente não leem as instruções”, não tem paciência para isso e nas atividades com esse gênero eles desenvolveriam essa habilidade ao realizarem as atividades.
Dentre os diversos gêneros textuais, recorremos ao gênero “receita culinária” que prioriza a leitura com uma intenção, ou seja, de ir além das instruções do modo do preparo de um prato. É assim que se dá a importância de trabalhar esse gênero em sala de aula, a fim de possibilitar a formação de um sujeito crítico que possa interpretar as especificidades do gênero em questão, bem como sua intencionalidade e, ao professor deliberar encaminhamentos de atividades e/ou ações, que envolva o estudo do gênero supracitado em aulas de Língua Espanhola.
 
 
 
 
 
 
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
No caso de citação direta curta, o fragmento não excederá três linhas. 
 
“Se os gêneros do discurso não existissem e nós não os dominássemos [...] a comunicação discursiva seria quase impossível” (BAKHTIN, 2003, p. 283) 
 
 
Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir. 
A identidade,os relacionamentos e o conhecimento dos seres humanos são determinados pelos gêneros textuais a que estão expostos ,que produzem e consumem. O estudo dos gêneros possibilita a exploração a exploração doe algumas regularidades nas esferas sociais em que eles são utilizados. Por isso qualquer professional da área de ensino de língua, deveria levar em conta esse aspecto de trabalho com o aprendiz (DELL’ISOLA,2007,p.24).
 
	 
Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica. 
Para Barbosa, são dois pontos importantes a considerar no trabalhocom o gênero receita: o primeiro é fazer com que os alunos comecem a atentar para as características de títulos de receitas. O segundo é possibilitar que eles tenham certa autonomia de leitura e leiam com mais fluência, mesmo aqueles alunos que ainda não conseguem identificar todas as palavras. (BARBOSA, 2003, 12).
MATERIAIS E MÉTODOS 
 Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita. 
Segundo Ferreira (2011), ao elaborar a seção materiais e métodos, faça uma descrição detalhada de cada um deles, explicando as razões que o levaram a concebê-los, modificá-los e empregá-los. O autor destaca ainda que o aspecto mais importante neste item é proporcionar a quantidade adequada de informações sobre como a pesquisa foi conduzida. 
Desta forma, ao iniciar esta seção, deve-se primeiro apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa, na sequência, apresente os critérios para a escolha dos participantes e/ou os materiais utilizados, por fim, descreva a sequência de etapas realizadas na condução da pesquisa, mencionando como os dados foram levantados e tabulados para análise. 
Em seu estudo, Cervo, Bervian e Silva (2006) expõem que o método científico apresenta a observação, a descrição, a comparação, a análise, a síntese, além dos processos mentais de dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação (qualitativa, quantitativa ou mista). 
Após a escolha da pesquisa, é necessário determinar alguns itens que oferecem suporte para a conclusão do estudo, assim, descreva o local da pesquisa (cidade, bairro, estado, grupos, região, vegetação etc.). Continuando, descreva como você obterá estas informações, por meio de entrevista, conversas, questionários, estudos de caso, entre outros. Estes são considerados os instrumentos que indicam as técnicas a serem utilizadas no momento da coleta dos dados (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006). 
De posse da amostra e da obtenção dos dados, é necessário definir o período em que a pesquisa ocorrerá (dia, mês, ano), como ocorrerá (meio eletrônico, meio físico etc.), por fim, quais as ferramentas utilizadas para esta coleta de dados e para a análise das informações obtidas (software). Para Cervo, Bervian e Silva (2006, p. 67): 
 
Todas as informações reunidas nos passos anteriores devem ser comparadas entre si e analisadas. A análise, a partir da classificação ordenada dos dados, do confronto dos resultados das tabelas e das provas estatísticas, quando empregadas, procura verificar a comprovação ou não das hipóteses de estudo. 
 
Dando continuidade ao estudo, não se esqueça de utilizar, descrever e detalhar os gráficos, tabelas, figuras, registros fotográficos, textos, maquetes, croquis que você tenha feito uso durante a realização desta atividade. 
Como forma de facilitar o desenvolvimento de sua atividade, aproveite o momento para realizar esta pesquisa em locais de fácil acesso a você (rua, comunidade, escola, bairro, vila, entre outros). Procure por circunstâncias ou situações reais em que o uso do conhecimento científico possa prover alguma melhoria ou facilidade. 
Importante evidenciar sua participação nesta etapa, tanto pela autoria do material, quanto pela evidência por meio de registro fotográfico. 
 
· Dificultad: Superfácil
· 12 minutos
· Para 4 personas
· 1.2 €/persona
· 182kcal por 100g.
Ingredientes
· 6 aguacates medianos o 4 grandes maduros (aconsejo los medianos por su sabor)
· 100 g. de tomate (2 tomates pequeños)
· 100 g. de cebolla (1 cebolla mediana aproximadamente)
· 1 lima entera
· 1 cucharada de hojas de cilantro fresco (sin tallo)
· Sal (al gusto de casa)
· Para acompañar: Totopos o triángulos de maíz (nachos o frituritas)
· Opcional (si te gusta el picante, es fundamental): 1 chile serrano (si no lo encuentras puedes utilizar jalapeños en conserva, guindilla o cayena)
Preparación del guacamole mexicano
1. Pelamos la cebolla y lavamos el tomate. Los picamos muy finos, lo más posible, que se vean pero que se note lo justo.
2. Elegimos unos aguacates maduros que no estén demasiados duros para aplastarlos, además el sabor del aguacate maduro es mucho mejor. Debe estar maduro pero no blando, la piel debe estar firme y al apretar con el dedo se hundirá ligeramente.
3. Si los habéis comprado muy verdes, los podéis envolver en papel de periódico y dejarlos en un bol a temperatura ambiente para que maduren. Nunca en la nevera.
4. Cortamos los aguacates por la mitad hasta el hueso y giramos cada parte separando las dos mitades. Nos ayudamos de una cuchara de plástico para vaciar las dos partes y dejamos el hueso en la misma fuente donde vamos a poner el aguacate
 
 
 
 
 No estudo do gênero “receita culinária” foi explorada a estrutura textual, e também, os conteúdos que se fazem presentes nesse gênero como os verbos no imperativo e os valores nutricionais. O público alvo para aplicação das atividades aqui proposta foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio particular Cenecista Professor Alfredo Coutinho da cidade de Saquarema. Pretendeu-se que o aluno utilizasse a língua Espanhola em situações de comunicação oral e escrita, participando e vivenciando com ações que lhes proporcionassem interações individuais e coletivas, compreendendo o papel das línguas na sociedade e, consequentemente compreender significados sociais e historicamente construídos para transformações na prática social. 
As aulas foram interativas, com acesso a vídeos (TV pen-drive) com receitas, com o uso deste instrumento pretendeu-se salientar o vocabulário em espanhol referente a alimentos saudáveis e indispensáveis à alimentação humana, fizeram pesquisas para provocar a curiosidade da alimentação e suas culturas, comidas diferentes em países de fala do espanhol.
Foi estudado o verbo imperativo a modo de entender seu uso e praticá-lo dando instruções, A classe foi divida um grupo trabalhou e apresentou sua pesquisa com pesos e medidas, outro grupo foi o encargado de trazer uma receita da sua família e o último grupo encargado de investigar sobre as comidas típicas de países de fala hispana ,para a culminação do trabalho os grupos escolheram uma receita simples de algum pais de fala hispana com sua preparação na ala de aula tomando em conta ingredientes, medidas e instruções e compartilhar com seus companheiros a degustação. Desse modo o envolvimento dos alunos se tornou uma conseqüência natural, e também se utilizando da prática, prazer de por a mão na massa, ou seja, fazer uma receita culinária, incentivamos a criatividade de experiências realizadas.
 
 
 
 	 
 
 
 
 
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 
Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados. 
Durante as aulas descobri a importância do trabalho em grupo e da pesquisa,percebendo o envolvimento do aluno,sendo mais ativo,procurando as resposta para sua curiosidade,tornando o conteúdo mais relevante e significativo.Já que está intimamente ligado a seu dia a dia. 
Assim, os resultados apontam que a possibilidade de ensino efetivo da línguaespanhola por meio do uso de gêneros textuais,especialmente,o gênero “receita”pela enorme variedade de atividades propostas possibilitam ao professor trabalhar de forma interativa com os alunos propiciando-lhes um aprendizado efetivo e prazeroso da língua Espanhola.
Foi possível concluir que o gênero receita culinária é capaz de desenvolver o gosto pela leitura e da escrita de forma agradável, pois favorece a reflexãoe cria condições para que o aluno possa ampliar sua visão de mundo e compreenda a complexidade da realidade, relacionando as ações e atitudes presentes nas receitas como inerentes ao ser humano Mediante as discussões e reflexões sobre as estratégias de leitura abordadas nesse trabalho, espera-se que elas possam contribuir de alguma forma para que os professores de Língua Espanhola incrementem suas aulas e entendam que sua atuação em sala de aula é o resultado da metodologia utilizada e da teoria aliada à pratica. 
Cabe, portanto, aos professores de língua estar sempre atentos ao compromisso de formar cidadãos críticos e conscientes, por meio do trabalho com os mais diferentes gêneros para a concretização da leitura e da escrita, a partir da enunciação, do dialogismo e da interação verbal.
 
 
 
 
 
 	 
 
 
 
Para produzir a conclusão, deve-se retomar os objetivos elencados no início do trabalho, pois é importante que cada objetivo traçado tenha sido atendido, assim como pode ser apresentada uma síntese dos resultados. Veja aqui duas formas para compor a conclusão de seu trabalho: 
 A relevância de este trabalho para os professores de LE que estão preocupados com o ensino da mesma, baseado no letramento critico, onde o aluno “aprende língua (materna/ou estrangeira) para transformar a si mesmo e a sociedade, se assim lhe convenir”(MATTOS E VALÉRIO,2010,p139).A escola sendo um lugar autentico de comunicação, recepção e produção de textos utilizando o gênero “receita” que faz parte do dia a dia do aluno, aprofunda seu conhecimento por meio de textos verbal e não verbal aumentando a possibilidade de entendimento do assunto tornando o educando mais ativo ,participante, crítico e envolvido no aprendizagem.
Este tipo de textos desperta a curiosidade de investigar a diversidade deformas de leituras que há na sociedade que os circunda, podendo dar uma visão ao aluno das diferentes culturas, crenças e valores. Já que abre um leque de opções para o trabalho usando a interdisciplinaridade 
O uso de compactador para pesquisas com atividades direcionadas motiva aos alunos e dá oportunidade de se apropriar das novas tecnologias e dos conhecimentos históricos produzidos . O uso de estas tecnologias propicia a trocas de experiências e aprender com seus pares
 
Na parte final das conclusões, é interessante apontar possíveis aprofundamentos sobre o tema estudado, bem como possíveis interações com outros temas, abordagens metodológicas, materiais, aplicações e sugerir ao leitor do seu trabalho possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras. Exemplifica-se a sugestão de realização de pesquisas futuras com a indicação de realização de estudo bibliométrico sobre os trabalhos publicados na JOIA e na Revista Maiêutica. 
A partir da estrutura básica deste trabalho, permite-se aos acadêmicos da UNIASSELVI desenvolver seus artigos científicos com mais discernimento sobre estrutura básica cobrada na Instituição. Ao submeter o seu artigo para revistas ou eventos externos, é importante verificar e adequar o trabalho às regras e às formatações solicitadas. 
REFERÊNCIAS 
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementação. 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 
BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Trabalhando com os Gêneros do Discurso Instruir. São Paulo: FTD, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. Tradução de: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006. 
DELL’ISOLA,Regina Lúcia Péret.Retextualização de gêneros escritos.Rio de Janeiro:Lucerna .2007.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: 
Atlas, v. 5, 2011.
MATTOS, A.M.A., VALÉRIO, K.M. Letramento crítico e ensino comunicativo:
lacunas e interseções. RBLA, Belo Horizonte, 2010.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013. 
PEROVANO,Dalton Gean.Manual de metodologia da pesquisa cientifica.Curitiva:ed.Intersaberes,2016.
WODAK,R.Do que trata a ACD – Um resumo de sua historia,conceitos importantes e seus desenvolvimentos.In_ Linguagem em (Dis) curso-LemD.Tubarao , SC,2004.

Continue navegando