Buscar

socialização Praticas Interdisciplinares IV GÊNERO TEXTUAL RECEITA E O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Concepção de Linguagem (LES123)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:650577) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26286944
	1.
	O ensino a partir da sequência didática (SD) prevê o planejamento de uma série de módulos ou oficinas para o ensino de um determinado gênero textual. Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) preveem que uma SD deve partir de uma primeira produção do gênero em questão para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes. Os demais módulos devem prever a reescrita do texto inicial. No entanto, Araújo (2013) alerta que, em alguns casos, observa-se que os estudantes ainda não conhecem o gênero em questão. Sendo assim, é necessário começar a sequência com leituras de textos do gênero estudado. Outra questão a ser considerada, conforme essa autora, é que a reescrita do mesmo texto várias vezes pode tornar-se cansativa. Considerando que você precisou elaborar uma sequência didática para o ensino de Língua Espanhola a partir do gênero receita culinária, comente quais critérios são importantes considerar ao preparar uma sequência didática para o ensino de Língua Espanhola.
FONTE: ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, v. 3, n. 3, p.322-334, 2013. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181>. Acesso em: 29 mar. 2019.
FONTE: DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas/ SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95 - 128. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	2.
	Conforme Anjos e Xavier (2016, p. 38), "Os professores de língua adicional ao elaborarem suas sequências didáticas têm que visar de forma ampla os conhecimentos dos alunos, tanto os prévios quanto os adquiridos em sala de aula, para que possam, com base nisso, produzir seus planos conforme a evolução curricular da turma em questão". Com base nessa afirmação, compreende-se que é importante que o professor leve em conta o contexto dos seus estudantes e que o planejamento da sequência didática pode precisar ser revisto, conforme forem identificados os progressos e as dificuldades dos aprendizes. Comente sobre como o professor de Língua Espanhola pode lançar mão de avaliações para diagnosticar o nível de aprendizagem de seus alunos a partir da importância de adequar as atividades para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
FONTE: ANJOS, Aline Marques Santana dos; XAVIER, Camila Oliveira. Gêneros Textuais em Sala de Aula: instrumento par ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Repositório Institucional UFS, São Cristóvão, v. 3, n. 1, p.33-40, 05 out. 2016. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10014/2/GenerosTextuaisSaladeAula.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2019. ( * Máximo 4000 caracteres

Continue navegando