A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
78 pág.
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Pré-visualização | Página 1 de 9

ESAB
campus on-line
sala de aula
avatardeboraviana19-pvh@hotmail.com
• sair
202012PED10321 - Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Conteúdo
Apoio Pedagógico
Avaliações
Informações
Biblioteca
Sala de Aula • Início
Avaliação Online
A-AA+P/BColorido
Questão 1 :
A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil tem assumido um importante papel no reconhecimento da infância como uma condição e um direito das crianças. Marque a opção correta que apresenta o que pode ser criado por meio dessa organização nas Instituições de Educação Infantil.
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: É importante, dentro do contexto escolar, principalmente na Educação Infantil, a organização do tempo e dos espaços. Esses dois elementos têm assumido um papel fundamental dentro do contexto infantil. Nessa abordagem, organizar o “tempo e o espaço” nas Instituições de Educação Infantil, entre outras coisas, consiste em criar um ambiente que considere as singularidades das crianças, seus ritmos de aprendizagem e oportunize o contato com diferentes formas do sistema simbólico (oralidade, escrita, desenho, pintura, gesto, imitação), como visto na unidade 11.
A		
Brincadeiras lúdicas que levam em consideração a faixa etária das crianças.
B		
Espaços de interação entre as crianças.
C		
Momentos de leitura.
D		
Um ambiente que considere as singularidades das crianças, seus ritmos de aprendizagem e oportunize o contato com diferentes formas do sistema simbólico (oralidade, escrita, desenho, pintura, gesto, imitação).
Questão 2 :
No que se refere às interações e às relações sociais no contexto educacional escolar, podemos afirmar que:
Assinale V para a(s) afirmativa(s) que complementa(m) corretamente a afirmação anterior e F para a(s) afirmativa(s) que não complementa(m) corretamente. 
 
( ) é a partir das interações concretizadas na sala de aula que o professor deve exercer o importante papel de mediador do conhecimento.
( ) no que se refere à relação professor-aluno, a afetividade, a confiança, a empatia e o respeito tornam-se elementos essenciais, especialmente se considerarmos que essa relação só se concretiza se tiver como base a confiança.
( ) cabe aos alunos a delegação e estabelecimento das regras de interação para o líder do grupo.
( ) o apoio por parte do professor à regulação das interações no grupo é dispensável.
 
Agora assinale a opção com a sequência correta. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Vimos na unidade 26 que é a partir das interações que se concretizam na sala de aula que o professor deve exercer o importante papel de mediador do conhecimento. No que se refere à relação professor-aluno, a afetividade, a confiança, a empatia e o respeito tornam-se elementos essenciais, especialmente se considerarmos que essa relação só se concretiza se for fundamentada na confiança. 
A		
V – V – F – F 
B		
F – V – F – V 
C		
F – F – V – V 
D		
V – V – F – V 
Questão 3 :
Segundo Barros (2008), Jean Piaget observou algumas características do pensamento infantil na fase pré-operatória. Assinale a alternativa que indica corretamente essas características. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C
Comentário: Piaget (apud Barros, 2008) apresenta características singulares do desenvolvimento infantil nesse período, entre elas, o egocentrismo. O comportamento egocêntrico passa a atribuir papel de centralidade à criança, impedindo que ela faça qualquer distinção entre o próprio ponto de vista e o dos demais, entre a sua própria atividade e as transformações que ocorrem no meio. Quando um objeto passa a ser animado, ou seja, dotado de vida e intenções, temos aí um comportamento típico do egocentrismo, o animismo. Lembremos que o egocentrismo, característico desse período (o pré-operatório), se expressa ainda em outros comportamentos típicos da criança, a exemplo da imitação, do jogo simbólico e da fala egocêntrica (unidade 27).
A		
Animismo, egocentrismo, concentração e semelhança.
B		
Naturalismo, emocional, relativismo, realismo e seriação.
C		
Egocentrismo, animismo, imitação, jogo simbólico e fala egocêntrica.
D		
Relativismo, seriação e classificação.
Questão 4 :
Em relação à linguagem escrita, Vygotsky (2002) destaca três questões de grande relevância. Marque a opção correta que as apresenta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Quanto à linguagem escrita, é importante destacarmos três questões de grande relevância para Vygotsky: transferir o ensino da escrita para a Educação Infantil; a escrita deve ter significado para a criança, ou seja, esta deve sentir a necessidade de essa tarefa ser desenvolvida para sentir-se sujeita dentro do contexto social; e a escrita deve ser ensinada naturalmente (unidade 10).
A		
Transferência do ensino da escrita para a Educação Infantil; a escrita deve ter significado para a criança e deve ser ensinada naturalmente. 
B		
Transferência do ensino da escrita para o Ensino Médio; a escrita deve ter significado para a criança e deve ser ensinada aos sete anos.
C		
O ensino da escrita deve ser ensinado por meio de mecanismos repetitivos. Ela deve ter significado para a criança e a linguagem escrita não precisa ser contextualizada.
D		
A criança precisa ter o domínio da letra e da palavra; a escrita tem de ser ensinada aos sete anos e a linguagem escrita não precisa ser contextualizada.
Questão 5 :
Em relação ao currículo e suas implicações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) As teorias pedagógicas afirmam que o papel da escola é transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade. Dessa maneira, o lugar social que o individuo ocupará na sociedade dependerá dos esforços emitidos através do estudo.
( ) A vida escolar não deve ser articulada com a vida cotidiana, pois os acontecimentos do dia a dia devem ser diferenciados dos vivenciados na escola, para que o sujeito possa se tornar verdadeiramente autônomo.
( ) A escola, como instituição social, precisa explorar nos indivíduos capacidades criativas e inovadoras – visto que hoje ocupa grande parte da vida de seus alunos.
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Para Bock, Teixeira e Furtado (2009), é preciso que a vida escolar seja articulada com a vida cotidiana, pondo em contato os conhecimentos escolares e os acontecimentos do dia a dia e, assim, proporcionando um sujeito atuante na sociedade e verdadeiramente autônomo.
As teorias pedagógicas afirmam que o papel da escola é transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade. Dessa maneira, o lugar social que ele ocupará na sociedade dependerá dos esforços emitidos através do estudo
E a escola prepara para a vida? Estamos certos de que a escola, como instituição social, precisa explorar nos indivíduos capacidades criativas e inovadoras – visto que hoje ocupa grande parte da vida de seus alunos. 
A		
V – V – F
B		
F – V – F
C		
F – F – F
D		
V – F – V
Questão 6 :
A teoria de aprendizagem de Carl Rogers, estudada na unidade 21, enfatiza que a motivação dos alunos está relacionada com o quê? Assinale a alternativa correta. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: A teoria de aprendizagem de Rogers enfatiza que a motivação dos alunos está relacionada à organização dos conteúdos e às expectativas dos educandos.
A		
A estrutura física e emocional dos educandos.
B		
A organização dos conteúdos e as expectativas dos educandos.
C		
A organização escolar e curricular dos estudantes
D		
A resolução de conflitos dentro do contexto escolar dos estudantes
Questão 7 :
Analisando as finalidades da matemática, percebemos que o seu ensino deve ser planejado através de critérios elencados em uma metodologia coerente. Sobre esses critérios, assinale V para a(s)afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s)falsa(s).
( ) Apresentar o contexto do “saber matemática” em atividades concretas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.