Buscar

trabalho adm

Prévia do material em texto

FELIPE SANTOS OLIVEIRA 201920697 32A
QUESTÃO 1 – O que são projetos? Como sua adequada gestão pode contribuir para as organizações? Por outro lado, como sua gestão ineficaz pode prejudicar sua competitividade?
R: Um projeto surge da necessidade de solucionar ou responder uma necessidade real, logo é um processo que se dá de única maneira, através de um projeto prévio que irá contribuir para o alcance de um objetivo, coordenando atividades e controlando indicadores de acordo com o cronograma estipulado para o alcance do objetivo traçado.
QUESTÃO 2 – O que é o Ciclo de Vida de um projeto? Diferencie os ciclos de vida preditivos dos iterativos e aponte aquele que você considera mais adequado para mercados dinâmicos/em constante mudança, justificando sua resposta.
R: A série de fases subsequentes a qual um projeto passa do início ao fim se denomina ciclo de vida, ou seja, onde cada fase ira ser composta de um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina em uma entrega. O ciclo de vida ainda pode ser influenciado pela organização do setor, método ou tecnologia, onde os nomes, quantidades e duração das fases são definidas pela necessidade de gerenciamento e controlo operacional, nome dado pelo PMBOK de Tailoring.
Apesar das complexidades das fases de um projeto, o mesmo pode ser mapeado da seguinte maneira:
· Inicio
· Organização e preparo
· Execução
· Encerramento
Onde no início se objetiva o menor custo de, depois ocorre um aumento seguido de uma queda brusca. Logo o ciclo de vida nesta etapa pode ser dividida em:
· Ciclo de vida preditivo: Também conhecido como cascata, se baseia na determinação do escopo, custo e prazos do projeto no inicio 
· Ciclo de vida interativo: Se defini o escopo logo nas fases iniciais do projeto, porem os prazos e custo são modificados ao decorrer do projeto, se adequando a necessidade.
Logo, em um mercado dinâmico, se denota uma maior chance de sucesso de um projeto que utiliza o ciclo de vida interativo, pois o mesmo tem a capacidade de se adaptar as imprevisibilidades no decorrer do projeto, porém com isso os custo e prazo não se tornam muito bem definido.
QUESTÃO 3 – Quais são os grupos de processos de gerenciamento de projetos apresentados no Guia PMBOK®? Descreva-os e explique sua importância para o alcance dos objetivos do projeto.
R: Os processos de gerenciamento do PMBOK;
· Processo inicial – É o início de um projeto ou de uma fase onde é feita a definição do escopo e liberação de capital para o início do planejamento do projeto, onde será avaliado se o projeto de ser interrompido, continuado ou mesmo postergado, onde antes de tomadas de decisões sempre se deve levar ao gestor para análise e aprovação.
· Processo de planejamento – Nesta fase será detalhado o processo que foram definidos no início do projeto sendo necessário uma análise minuciosa do escopo, onde é definido o valor de investimento e prazos de projeto, assim como a estrutura de análise e controle que será mudadas de acordo com o andamento do projeto.
· Processo de execução – Em tal etapa, serão coordenados os recursos estabelecidos baseados no plano de gerenciamento e nos processos anteriores e serão levantados os stakeholders do projeto, havendo também margem para possíveis reajustes de projetos de acordo com os resultados.
· Processo de monitoramento e controle – Serão avaliados todas as variáveis ocorridas através de análises comparativas, onde se for identificado áreas afetadas e possíveis mudanças com urgência para se precaver contra impactos negativos no projeto.
· Processo de encerramento – Etapa que finaliza o projeto ou fase, assim como balanço e registro de erros e acertos para preparação de possíveis próximos projetos. Sendo necessário a criação de diversos documentos e uma revisão pós projeto, assim como será visto o ponto crítico que é a aceitação do usuário final, onde abre margem para aceitação ou recusa de uma funcionalidade da maneira como o projeto foi vislumbrado.
QUESTÃO 4 - Quais as áreas de conhecimento do Guia PMBOK®? Por que, apesar de serem consideradas áreas distintas, elas são consideradas inter-relacionadas e devem ser gerenciadas de maneira integrada?
R: As áreas de conhecimento do PMBOK se dividem em dez, sendo;
1. Gerenciamento de integração de projeto –Responsável por unificar as partes do projeto, como alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes, gerenciamento mutuo entre áreas e processos, garantindo assim que os componentes do projeto trabalhem juntos.
2. Gerenciamento de escopo de projeto – Garante processos necessários para assegurar somente o trabalho necessário para o sucesso da conclusão do projeto, evitando a expansão do escopo, ou seja, o foco do projeto.
3. Gerenciamento de cronograma – Busca manter o andamento do projeto preciso e atualizado, se comprometendo com prazos e responsabilidades, podendo haver atualizações dos prazos caso se faça necessário, ou seja, busca o cumprimento dos prazos.
4. Gerenciamento de custo – Nesta etapa se inclui estimativas, orçamentos e controle de custos, assim garantindo que não haja um estouro do orçamento previsto no início do projeto. Nesta etapa se inclui;
· Planejamento de custos;
· Estimativas de custos;
· Determinação de orçamentos;
· Controle de custos:
5. Gerenciamento de qualidade – Nesta etapa será determinada as políticas de qualidade, objetivos, requisitos e responsabilidades, assim garantido a satisfação das necessidades previstas.
6. Gerenciamento de recursos do projeto – Se dá pelo organização e gerenciamento de equipe de projeto, descrevendo a necessidade de pessoal, capacidades e habilidades, envolvendo a equipe desde o início do projeto, assim garantido conhecimento e fortalecimento do projeto.
7. Gerenciamento de comunicação – assegura que as informações sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira apropriada.
8. Gerenciamento de risco – É um processo de planejamento, identificação, analise e estabelecimento plano de resposta para problemas que podem surgir, assim como monitorar e controlar os possíveis riscos para aumento de probabilidade de sucesso e diminuição de eventuais impactos negativos.
9. Gerenciamento de aquisições de projeto – São os processos necessários para compra de produtos, serviços e resultados externos ao projeto, abrangendo gerenciamento de contrato.
10. Gestão de partes interessadas do projeto – O Stakeholders inclui identificação, planejamento, engajamento e gerenciamento das partes interessadas, tendo como objetivo o aumento de suporte e comprometimento dos Stakeholders ao projeto, fazendo uso de estratégias para identificar e gerenciar as expectativas.
Logo percebesse que as áreas são interligadas, onde cada uma visa viabilizar o impacto positivo que o projeto ira sofre no decorrer de sua execução, ou seja, todas trabalham para que ocorra o sucesso do projeto. Sendo alguns mais interligados que outros, porém não sendo menos ou mais importantes.

Continue navegando