Buscar

Teoria da História e Historiografia prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Raely da Cruz Sampaio (1360559)
	
	Disciplina:
	Teoria da História e Historiografia (HID27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656928) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27358641
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A problemática da verdade na construção do conhecimento histórico sofreu ao longo dos séculos várias mudanças. Em cada época, as fontes e as narrativas tiveram tratamentos diferenciados. Descreva o tratamento dado às fontes e às narrativas históricas na Antiguidade e na Idade Média.
	Resposta Esperada:
Na Antiguidade, a História inicia um processo de ruptura com a literatura com Heródoto destacando as ações humanas em detrimento das ações dos deuses, típicas das narrativas mitológicas. Tucídides acrescenta a necessidade de procedimentos metódicos, privilegiando o testemunho de quem presenciou. Os fatos deveriam falar por si mesmos, sem a necessidade do sujeito narrador.
Na Idade Média, a veracidade se encontrava na pessoa que dava o testemunho. O estatuto de verdade era concedido pela autoridade do rei ou do clero.
	2.
	Nos primeiros anos do século XX, a produção do conhecimento histórico no Brasil dedicou-se em especial aos temas e impasses que se apresentavam em meio à sociedade e apresentar caminhos e solução a estes problemas. Entre os principais autores deste período, tem-se Gilberto Freyre (1900-1987), o autor de Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos, os quais impactaram em diversos campos do pensamento sobre a formação da cultura brasileira, tais como a sociologia e a antropologia. Disserte sobre as principais contribuições que são reconhecidas e os elementos do debate que são feitos à obra de Freyre.
	Resposta Esperada:
Os estudos de Freyre de Casa Grande e Senzala valorizam os elementos do cotidiano no interior dos latifúndios da produção de cana-de-açúcar e dos espaços domésticos, inclusive as relações sexuais entre os moradores e os trabalhadores destes espaços de uma forma branda, naturalizada e harmonizada quando que se tratava de espaços de uma sociedade patriarcal de forte contradição, desigualdades e exclusão social da população brasileira.
Em Sobrados e Mocambos, o autor tece explicações no que diz respeito à mudança dos hábitos e costumes da vida agrária, rural para os da vida urbana e citadina, um pouco do contexto de transição entre os regimes imperial e republicano e do fortalecimento das atividades comerciais no país.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário