Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS - Aula 1

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 39
	Disc.: ADM.NOVOS NEGÓCIOS 
	2020.2 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando os diferentes ambientes das organizações, os clientes estão situados em que ambiente?
 
	
	
	
	Interno
	
	
	Macro
	
	
	Indireto
	
	
	Geral
	
	
	Específico 
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Toda empresa é uma organização, mas nem toda organização é uma empresa. Por que isso ocorre?
	
	
	
	Porque as empresas fornecem produtos, enquanto as organizações oferecem serviços
	
	
	Porque as empresas fornecem serviços, enquanto as organizações oferecem produtos
	
	
	Porque todas as empresas esperam obter lucro com os produtos e serviços oferecidos, e as organizações não
	
	
	Porque todas as organizações esperam obter lucro com os produtos e serviços oferecidos, e as empresas não
	
	
	Porque nem todas as empresas tem o objetivo de atender as necessidades das pessoas
	
Explicação:
Toda organização precisa de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Quando o resultado é positivo, nas empresas é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios. Já nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
	
	
	
	maior competição entre as empresas
	
	
	ampliação de mercados e produtos
	
	
	maior diversidade de serviços
	
	
	diminuição da oferta de produtos
	
	
	Rompimento das barreiras entre países
	
Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento de barreiras, maior competição, maior diversidade e ampliação de mercados e de produtos, a alternativa que destoa, ou seja, a que NÃO tem relação com a globalização é ¿diminuição da oferta de produtos¿.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando os diferentes ambientes das organizações, os concorrentes estão situados em que ambiente?
 
	
	
	
	Interno
	
	
	Indireto
	
	
	Geral
	
	
	Específico
	
	
	Macro
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	
	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	
	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	
Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática.  Hoje a concorrência chega de todos os lados.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
	
	
	
	Acionistas.
	
	
	Stakeholders.
	
	
	Bolsa de valores.
	
	
	Analistas de mercado.
	
	
	Mercado de câmbio.
	
Explicação:
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, ou seja, seus stakeholders. Stakeholder é um grupo estratégico para empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la (Savage, Nix, Whitehead, & Blair, 1991). São eles: funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, sindicatos e etc.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A respeito do funcionamento das organizações e do papel da globalização nesses processos, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	A gerência de nível médio é o primeiro setor da empresa a sentir impactos das mudanças no contexto do mercado, pois deve comunicar ao nível estratégico o que a linha de frente repassa.
 
	
	
	Mudanças no ambiente imediato das organizações levam à necessidade de mudanças estratégicas, que atendem a expectativas de públicos externos, mas não internos, cujas expectativas são atendidas em contexto de estabilidade no mercado.
 
	
	
	A globalização implica um processo de mudanças primeiro estratégicas, depois no ambiente imediato das empresas.
 
	
	
	Para os profissionais de linha de frente ou operacionais, as mudanças chegam depois, por isso devem ser gerenciados de maneira diferente.
 
	
	
	Embora possa trazer distorções, do ponto de vista do mercado a globalização impulsiona o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da globalização. 
· O público interno tem expectativas e demandas estratégicas que são fundamentais ao sucesso da empresa, em qualquer contexto, de estabilidade ou mudanças.
· Na linha de frente há mais chances de que mudanças no ambiente cheguem mais rápido, ainda que elas não sejam traduzidas em mudanças estratégicas da organização.
· Se via de regra as mudanças chegam na linha de frente, no contato direto com o cliente, é incoerente afirmar que elas chegariam primeiro no nível tático, ou gerência de nível médio.
· Não faz sentido que a globalização, fenômeno de mudanças rápidas no ambiente imediato das organizações, interfira primeiro na estratégia organizacional e depois em seu ambiente imediato.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A consolidação de uma empresa em ambientes dinâmicos exige dos seus gestores a capacidade de responder às mudanças do meio ambiente e, muitas vezes, liderar o próprio processo de mudança. Em relação ás constantes mudanças enfrentadas pelas organizações e a globalização, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Com a consolidação do processo de globalização e a abertura dos mercados, a estrutura de competição das empresas se alterou completamente, de modo que as mudanças a que as empresas estão submetidas se tornaram mais intensas e profundas.Mudanças de ordem política, econômica, social e tecnológica provocam o desequilíbrio do ambiente, o que impulsiona as organizações a se manterem conservadoras para não se prejudicarem.
	
	
	A entrada de um novo concorrente não causará grandes impactos na organização, tendo em vista que a concorrente ainda está em fase de estruturação.
	
	
	A crescente velocidade dos negócios e a evolução tecnológica no ambiente empresarial são, também, reflexo dos sistemas de informação, que afastou as nações e não contribuí com o processo de globalização.
	
	
	As mudanças podem ser classificadas em dois tipos: mudanças não planejadas e mudanças planejadas. Essas mudanças não refletirão em nada no capital humano da organização.
	
Explicação:
Justificativa para as demais alternativas serem falsas: 
- Causará grandes impactos
- As organizações devem se ajustar a novas circunstâncias
- Qualquer mudança refletira no capital humano causando insegurança.
-  Aproximou as nações e influenciou fortemente a globalização.
 
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 12/10/2020 18:24:18.

Continue navegando