Buscar

Engenharia de Produção Taylor

Prévia do material em texto

Aluno: Rodrigo Rodrigues Coutinho Pontes
Matricula: 201810044311
Quais as áreas da EP foram estudadas na obra de Taylor?
Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Suas ideias se baseavam em 5 passos (1) o objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção; (2) para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris; (3) os empregados tinham de ser Cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem Cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas; (4) os empregados deviam ser Cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida; (5) uma atmosfera de intima e cordial cooperação tem de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.
Quais as áreas mais tradicionais estudadas pela engenharia de produção até os anos 1980?
(1) Engenharia de Métodos, estando presente onde quer que seus métodos de análise fossem utilizáveis; (2) Campo, na fronteira entre o conhecimento técnico de outras engenharias e as áreas administrativa e econômica; (3) Campo
específico: estudo, análise e projeto de sistemas integrados de homens, materiais e equipamentos, informações e ambiente.
Quais assuntos a Engenharia de Produção tem estudado depois dos anos 1990?
Sistemas flexíveis, robótica, computadores e pesquisa operacional.
Com base nos textos, defina com suas próprias palavras o que é a Engenharia de Produção (não usar definições oficiais).
O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência da produção, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria. Ou seja, ele otimiza o trabalho para que além de eficácia tenha eficiência.
Fleury cita o treinador de futebol para explicar a EP. Que outra analogia pode ser utilizada p/ exemplificar o que faz o EP? (use uma analogia fora da indústria)
A medicina ocupa-se do estudo do funcionamento do corpo humano o qual, como uma máquina biológica, tem muitas funções que podem ser modeladas através do uso de métodos da engenharia. O coração, por exemplo, funciona como uma bomba hidráulica, o esqueleto funciona como uma estrutura e o cérebro produz sinais elétricos. Logo trazendo para área da engenharia de produção por exemplo no basquete, através do estudo do corpo o engenheiro pode organizar uma serie de maquinas e trabalhos organizacionais que otimizem o máximo o corpo para que a excelência apareça em cada partida.
Quais as competências do Engenheiro de Produção? (lembrando que competência é capacidade de agir, e é uma composição de conhecimentos, habilidades e atitudes)
1. Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir. 
2. Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões.
3. Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos.
4. Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade.
5. Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais.
6. Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade.
7. Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade.
8. Ser capaz de compreender a relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade.
9. Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.
10. Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.
Qual é a história da EP no mundo?
A Engenharia de Produção tem a sua origem no século XIX, aproximadamente a 100 anos atrás, com o estabelecimento da chamada Revolução Industrial. A revolução industrial, através do surgimento de novas e poderosas máquina industriais movidas a vapor, proporcionou que uma grande quantidade de produtos fosse produzida ao mesmo tempo (em escala) e a preços muito mais baratos, como nunca se viu na história humana. E depois desse crescimento absurdo das indústrias viu que toda essas maquinas precisavam ser controladas de uma forma que seu potencial chegasse ao máximo, ou seja eficácia e eficiência juntos em um só pensamento criando assim a engenharia de produção.
Qual é a história da EP no Brasil?
A formação em Engenharia de Produção no Brasil só se iniciou na segunda metade do século XX, na Escola Politécnica da USP (Poli/USP) com a criação das disciplinas: Engenharia de Produção e Complemento de Organização Industrial por iniciativa do Professor Ruy Aguiar da Silva Leme. O professor Leme, mostra no documento “História de Engenharia de Produção no Brasil” (1983) que, com este ato a data de nascimento da Engenharia de Produção no Brasil, pode ser considerada como abr./1955. Em 1959, o Professor Leme propôs desdobrar o curso de Eng. Mecânica em duas opções: Projeto e Produção. Nascia então o primeiro curso de Engenharia de Produção do país.
A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção brasileira. Entre no website da ABEPRO e responda: quais são as áreas atuais da Engenharia de Produção no Brasil, segundo a ABEPRO?
1.         ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO
2.         LOGÍSTICA 
3.         PESQUISA OPERACIONAL
4.         ENGENHARIA DA QUALIDADE
5.         ENGENHARIA DO PRODUTO
6.         ENGENHARIA ORGANIZACIONAL
7.         ENGENHARIA ECONÔMICA
8.         ENGENHARIA DO TRABALHO
9.         ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE
10.      EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil. Entre no website do CNPq e responda: quais são as atuais áreas da Engenharia de Produção segundo o CNPq?
Gerência de Produção, Pesquisa Operacional, Engenharia do Produto e Engenharia Econômica.

Continue navegando