Buscar

RESUMO 1ª PROVA PSICOLOGIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO 1ª PROVA PSICOLOGIA SOCIAL 
 
Psicologia Social é o estudo sistemático do comportamento social humano, quanto a natureza 
dos comportamentos e as causas destes comportamentos. 
 
Preocupações da psicologia social 
• Impacto dos indivíduos nos indivíduos: Tentativas de persuadir o o utro pode ter 
impacto nas crenças de um indivíduo a respeito do mundo e das atitudes em relação às pessoas, aos grupos ou a objetos. Impacto dos grupos nos indivíduos: Quando os grupos influenciam e regulam o comportamento dos integrantes, geralmente estabelecendo normas e regras. Os indivíduos se conformam em seguir estas regras ou normas estabelecidas. 
• Impacto dos indivíduos no grupo: Assim como um grupo pode influenciar no 
comportamento do indivíduo, um indivíduo pode influenciar no comportamento do grupo. Neste caso quando o indivíduo exerce a liderança para a realização de várias funções. (planejamento, organização e controle) 
• Impacto os grupos nos grupos: Esta preocupação é com o impacto de um grupo nas atividades e na estrutura de outro grupo. As relações podem ser amigáveis o u hostis, cooperativas ou competitivas, depende da identidade dos integrantes, podendo acarretar estereótipos do grupo e assim afetar a estrutura e as atividades d e cada um deles. Ex.: briga de gangues. Resolução de conflito intergrupal. 
 
A psicologia social tem relação com diversas áreas, principalmente com a sociologia. 
Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana. Trata de assuntos como as instituições sociais(família, religião e a política), a estratificação na sociedade( a estrutura de classes, a raça e a etnia, o papel dos gêneros), os processos sociais básicos(socialização, desvio, controle social) e a estrutura das unidades sociais (grupos, redes, organizações formais, burocracias). 
Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo e o seu comportamento que embora possa ser de caráter social, não precisa necessariamente ser. Assuntos como a aprendizagem humana, a percepção, a memória, a inteligência, a emoção, a motivação e a personalidade, são aspectos tratados pela psicologia. 
Então a psicologia social vem para preencher a lacuna entre a sociologia e a psicologia. Alguns 
Estudiosos desta área a veêm como uma área interdisciplinar. Alguns psicólogos sociais que trabalham na tradição sociológica estão muito interessados nas relações dos indivíduos e os grupos a que eles pertencem. Enfatizam os processos de socialização, a conformidade e o desvio, a interação social, a auto – apresentação, a liderança, o recrutamento para as associações, a cooperação e a competição. Já os psicólogos sociais que trabalham na tradição psicológica estão mais preocupados com o modo como o comportamento do indivíduo e os seus estados internos são afetados pelos estímulos sociais. É enfatizado como o EU, a percepção e a atribuição das pessoas, as atitudes e a mudança de atitudes, as diferenças de personalidade no comportamento social e o fornecimento de modelos, o altruísmo e a agressão e a atração interpessoal. 
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de to rnar social, de reunir em sociedade. É 
a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo. 
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. 
Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte da pessoa. 
A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).

Mais conteúdos dessa disciplina