Buscar

04 Prova - Metodologia e Prática de Ensino da Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e Prática de Ensino da Alfabetização e Letramento
PROVA
1. Na primeira infância, a imaginação é muito forte e peculiar da faixa etária. A criança, nessa fase, encontra-se no período das representações mentais. As atividades lúdicas podem favorecer o símbolo e auxiliar a criança no seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a ação imaginária favorece:
o pensamento abstrato e o amadurecimento das regras sociais. (Alternativa correta)
2. Pensando sobre as situações lúdicas no cotidiano escolar, é importante evidenciar que, por meio das manifestações lúdicas, o corpo se movimenta, transita, age, reage, sente, emociona-se, e tudo isso reflete nos processos de alfabetização e letramento. Nessa perspectiva, Damásio (2000) propõe que:​​​​​​​
a consciência depende do corpo. (Alternativa correta)
3. A mentalidade tradicional e dominante, que precisa mudar entre professores e pais, é a de que o 1º ano do Ensino Fundamental deve alfabetizar. Esse tipo de pensamento entende que
alfabetizar é trabalhar arduamente e repetitivamente com o código alfabético pela cópia e repetição. (Alternativa correta)
4. Sobre a Lei federal nº 11.274/2006 é possível afirmar que:
Torna obrigatória a matrícula das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos. (Alternativa correta)
5. As atividades organizadas pelos professores para o processo alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental têm sucesso porque:
não restringem o ato de ler e escrever a momentos isolados de codificação e decodificação. (Alternativa correta)
6. De acordo com Boruchovitch (2009), como é chamado o processo que desencadeia e dirige o comportamento do sujeito, principalmente no que se refere à alfabetização e ao letramento?
Motivação. (Alternativa correta)
7. É por meio do brincar que a criança experimenta diversas possibilidades de ser. A criança passa a se conhecer melhor, passa a conhecer suas dimensões, seu corpo, seus limites, faz descobertas brilhantes, passa a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo, os jogos e suas construções. Tais ações se fundamentam e se constroem através da:
ludicidade. (Alternativa correta)
8. Em que momento do Ensino Fundamental é esperado que as crianças já tenham se apropriado do sistema da escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades, sendo consideradas alfabetizadas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
No final do 2º ano do Ensino Fundamental é esperado que a criança já seja alfabetizada, tendo se apropriado do sistema da escrita. (Alternativa correta)
9. De acordo com Duarte (2013), sob que ponto de vista a criança se organiza e organiza seu contexto, sua realidade e suas relações?
Sob o ponto de vista imaginário, cultural e do brincar. (Alternativa correta)
10. A legislação brasileira prevê que o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 anos ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​:
inicia-se aos 6 anos de idade. (Alternativa correta)
Página 2 de 2
Página 2 de 2

Outros materiais