Buscar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE SANGUE, MEDIASTINO E CORAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido sobre Sangue, Mediastino e Coração – Kalina Corrêa
1. Qual o volume sanguíneo de indivíduos com 35kg, 42kg, 48kg, 53kg, 57kg,
63kg, 85kg respectivamente? 2.275ml, 2.520ml, 2.880ml, 3.180ml, 3.420ml, 3.780ml e 5.100ml. 
2. Qual a diferença entre plasma sanguíneo e soro? Soro é o plasma sanguíneo sem os fatores de coagulação. Plasma, é a parte líquida do sangue com fatores de coagulação. 
3. Quais os elementos figurados do sangue com suas respectivas funções? Plaquetas (atuam na coagulação sanguínea), leucócitos (atuam na defesa do organismo) e eritrócitos/hemácias (atuam no transporte de gases, principalmente de oxigênio). 
4. Onde as células sanguíneas são produzidas e onde elas são eliminadas? São produzidas na medula óssea e são eliminadas no baço.
5. Em relação as proteínas plasmáticas respondam:
a) onde são produzidas? São produzidas no plasma do sangue.
b) qual a função de cada uma? Albumina mantém a pressão coloidosmótica (equilíbrio entre sangue e tecido), globulinas age na defesa do organismo e no transporte de substâncias, e fibrinogênio atua no mecanismo de coagulação. 
6. Conceituar mediastino e descrever suas partes com os respectivos limites e estruturas (órgãos) que compõe cada parte. Mediastino é o espaço entre os pulmões onde se localiza o coração. Anteriormente, o mediastino é separado em superior e inferior pelo ângulo manúbrio external e posteriormente pela vértebra T4. Anteriormente ao mediastino encontra-se o externo, posteriormente as vértebras torácicas e lateralmente os pulmões. 
7. Descrever as funções e subdivisão do pericárdio. Pericárdio é uma capa serosa que reveste o coração e evita lesões durante os batimentos cardíacos, além de manter o coração no mediastino. A parte externa do pericárdio é o pericárdio fibroso. Abaixo dele, está o pericárdio seroso parietal. Colado ao coração, encontra-se o pericárdio seroso visceral. Entre os dois pericárdios serosos, há a cavidade do pericárdio onde temos o líquido pericárdio.
8. Descrever a morfologia externa do coração. Externamente, o coração apresenta ápice, base, face esternocostal, face diafragmática e face pulmonar. 
9. Descrever a morfologia interna do coração (átrios, ventrículos, valvas, septos, músculos). O septo atrioventricular divide o coração em átrios e ventrículos, o septo interventricular divide os ventrículos em direito e esquerdo, e o septo interatrial divide os átrios em direito e esquerdo. Nos septos atrioventriculares encontra-se o óstio atrioventricular esquerdo e o óstio atrioventricular direito, estes possibilitam a comunicação do átrio direito com o ventrículo direito e do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo. Nos óstios, estão as valvas átrio ventriculares direitas e esquerdas que possibilitam a passagem do sangue do átrio para o ventrículo. A valva atrioventricular direita possui três válvulas e é chamada de valva tricúspide. A valva atrioventricular esquerda apresenta duas válvulas e é denominada valva bicúspide ou mitral.
10. Descrever a função e as características anatômicas das quatro valvas cardíacas. Valva bicúspide possui dois folhetos e permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo; Valva tricúspide, possui três folhetos e permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito; Aórtica: permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta; Pulmonar: permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéira pulmonar. 
11. Descrever os vasos da base do coração. Aorta (é a maior e mais importante artéria do corpo humano, dela se derivam todas as outras artérias do organismo, com exceção da artéria pulmonar); Artéria pulmonar (é a artéria que transporta sangue do lado direito do coração até os pulmões); Veias pulmonares (são vasos sanguíneos que carregam sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração); Veias cavas superior e inferior (são as veias que levam de volta o sangue venoso (pobre em oxigênio ou sangue sujo) do corpo para o coração, em direção ao átrio direito do coração. A veia cava inferior carrega o sangue da parte inferior do corpo, como as pernas. Já a veia cava superior carrega o sangue da parte superior do corpo, como os braços).
12. Descrever os nervos que inervam o coração. O coração é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas do ramo autonômico do sistema nervoso periférico. A rede de nervos que irriga o coração recebe contribuições dos nervos vago direito e esquerdo, além de contribuições do tronco simpático.
13. Descrever a sequência do estímulo nervoso no sistema de condução do coração. Em um indivíduo normal, em repouso, sua frequência varia entre 50 a 100 disparos por minuto. Por isso, o ritmo normal do coração é denominado ritmo sinusal e a frequência cardíaca normal é entre 50-100 batimentos por minuto (bpm).
14. Descrever a trajetória do sangue na pequena e grande circulação com ênfase nos vasos da base do coração, átrios, ventrículos e valvas cardíacas. O sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico. Após as trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior. As veias cavas levam o sangue para o coração, desembocando no átrio direito.
15. Conceituar circulação portal e descrever onde ela ocorre. O sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena e passa a outro leito capilar sem passar pelo coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal. Quando não especificado, o termo "sistema venoso portal" geralmente se refere ao sistema porta hepático.
16. Conceituar circulação colateral e descrever onde ela ocorre. A circulação colateral é um tipo de circulação onde há comunicação (anastomose) entre artérias e veias entre si que, servem como desvio para o fluxo sanguíneo, ou seja, são canais opcionais de fluxo sanguíneo. Podem ser em maior ou menor número, dependendo da região do corpo.

Continue navegando