Buscar

Estudo dirigido - Sistema Cardiovascular

Prévia do material em texto

Estudo dirigido- Sistema Circulatório
1- Quais as funções do sistema circulatório?
O Sistema Circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores.
2- O que acontece a nível dos capilares sanguíneos?
Suas delicadas paredes são formadas por uma única camada de finas células endoteliais, o que, em conjunto com a baixa velocidade do fluxo sanguíneo local, torna os capilares sanguíneos o ponto ideal para a troca de oxigênio, substâncias nutritivas e resíduos metabólicos entre o sangue e os tecidos irrigados por ele
3- Descreva sobre a definição, funções, e divisões do pericárdio.
O pericárdio consiste numa lâmina fibro-serosa que recobre o coração e as raízes dos grandes vasos. É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso, constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral:
Pericárdio seroso ou visceral: Camada interna do pericárdio;
Pericárdio fibroso – Camada externa do pericárido;
Pericárdio Fibroso: É constituído de tecido irregular fibroso que tem a finalidade de evitar que o coração estire-se e também proporciona uma proteção ao redor do coração sustentando-o no mediastino.
Pericárdio seroso ou visceral: Em meio as camadas do coração, o pericárdio visceral é aquela que se encontra ligada diretamente ao músculo cardíaco e constitui-se em:
· Lâmina Visceral – Também chamada de epicárdio. Está em contato direto com o miocárdio;
· Lâmina Parietal – Está em contado direto com pericárdio fibroso (mais externa) – Liga-se aos grandes vasos, diafragma e esterno e coluna verterbral segurando o coração no mediastino;
· Cavidade Pericárdica – Encontra-se entre a lâmina visceral e a parietal. Contém cerca de 30 ml de líquido, cuja lubrificação tem a função de promover o deslizamento da lâmina parietal sobre a visceral durante as mudanças de volume do coração. A pressão dentro da cavidade é negativa para que uma lâmina sempre esteja aproximada uma da outra durante o ciclo cardíaco.
· Tem as funções de Separa o coração dos outros órgãos do mediastino;
· Sustenta o coração no mediastino;
· Limita sua expansão durante a diástole ventricular;
· Possui subcamadas: camada serosa (interna) e uma camada fibrosa (externa);
· Possui a cavidade pericárdica, impedindo atrito entre as camadas do coração durante as mudanças de volume cardíacas
4- Defina coração (formato, constituição, função)
O coração é um órgão muscular oco, classificado como órgão endócrino, pois secreta um hormônio chamado de Fator Natriurético atrial que atua nos rins.  O coração pesa de 250 á 300 gramas.
O coração pode ser dividido anatomicamente em:
· Forma: pirâmide (invertida) triangular;
· Faces: Diafragmática, Esterno Costal e pulmonar;
· Situação: encontrado no Mediastino médio (cavidade de localização do coração entre os pulmões);
· Delimitação: lateralmente pelas pleuras pulmonares, inferiormente ao diafragma, posteriormente pela coluna vertebral e anteriormente ao osso esterno;
· Posição: 1/3 do coração está à direita, e 2/3 à esquerda;
· Estruturas básicas: Base (parte que está à direita – superior) e ápice (parte que está à esquerda – inferior);
· Tecidos: Pericárdio (porção mais externa em volta do coração), miocárdio (forma o músculo) e endocárdio (reveste por dentro do coração).
5- Descreva sobre o endocárdio.
Endocárdio – Camada abaixo do miocárdio. O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que recobre as paredes internas do miocárdio. Reveste as valvas cardíacas e a cordas tendíneas e é contínuo com o tecido epitelial que recobre os grandes vasos sanguíneos.
6- Descreva sobre o miocárdio.
“Myo” quer dizer músculo. O miocárdio consiste em tecido muscular cardíaco (tecido encontrado somente no coração) cuja contração e relaxamento de suas células promovem o bombeamento de sangue.
7- Quais artérias fornecem sangue ao coração? O que acontece se ocorre uma obstrução dessas artérias?
Artéria pulmonar e aorta. A artéria pulmonar leva sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões e a aorta leva sangue oxigenado para todos os ramos do corpo, sendo assim, a obstrução dessas vias levaria a falta de oxigenação do sangue e/ou falta de circulação sanguínea no corpo.
8- Quais são as faces do coração?
Diafragmática; esternocostal e pulmonar.
9- O que são, e quais são os vasos da base?
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação.
No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior. 
No átrio esquerdo também chegam às veias pulmonares superiores (direita e esquerda) e inferiores (direita e esquerda), totalizando quatro estruturas, sendo duas (uma superior e uma inferior) de cada pulmão.
Do ventrículo direito saem à artéria tronco pulmonar que após um pequeno trajeto se divide (bifurca) em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões.  
Do ventrículo esquerdo saem à artéria aorta que assume um trajeto inicial para cima e depois para trás e para a esquerda formando o arco aórtico.  
Para finalizar esse assunto sobre vasos da base é primordial falarmos de duas outras estruturas importantes, a valva do tronco pulmonar e a valva aórtica.
10- Onde o coração está localizado?
O coração está no mediastino (espaço entre os pulmões), tendo sua fase anterior direcionada ao esterno e costelas, lateralmente pelos pulmões, posteriormente pela coluna vertebral e por fim, seu ápice está voltado para o diafragma. 1/3 dessa válvula está do lado direito do corpo e 2/3 do lado esquerdo.
11- Desenhe um esquema do coração e nomeie as câmaras e septos existentes?
Fonte: http://anatomais.blogspot.com/2015/04/funcionamento-do-coracao.html
12- Explique sobre o funcionamento dos músculos papilares e valvas atrioventriculares.
Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.
Os músculos papilares, juntamente com as cordas tendíneas, auxiliam o funcionamento da sístole (mecanismo de contração) no átrio direito e da diástole (relaxamento) no átrio esquerdo por meio das valvas, os músculos papilares começam a se contrair antes da contração do ventrículo direito, tensionando as cordas tendíneas e aproximando as valvas. Como estão fixadas aos lados adjacentes de duas válvulas, as cordas impedem a separação das válvulas ou a sua inversão quando a tensão é aplicada as cordas tendíneas e mantida durante toda a contração ventricular (sístole) – isto é, as válvulas da valva atrioventricular direita são impedidas de sofrer prolapso (ser levadas para o átrio direito) quando a pressão ventricular aumenta. Assim, a regurgitação (fluxo retrógrado) de sangue do ventrículo direito para o átrio direito é impedida pelas válvulas. Três músculos papilares no ventrículo direito correspondem às válvulas da valva atrioventricular direita: O músculo papilar anterior, o maior e mais proeminente dos três, origina-se da parede anterior do ventrículo direito, suas cordas tendíneas se fixam às válvulas anterior e posterior da valva atrioventricular direita. O músculo papilar posterior, menor que o músculo anterior, pode ter várias partes, origina-se da parede inferior do ventrículo direito, e suas cordas tendíneas se fixam às válvulas posterior e septal da valva atrioventricular direita. O músculo septal origina-se do septo interventricular, e suas cordas tendíneas se fixam às válvulas anterior e septal da valva atrioventricular direita.
13- Defina sístole e diástole.
Sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para osvasos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.
Em um adulto normal, a média da pressão sistólica é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a diastólica é de 80 mmHg.
	
Sístole
	Diástole
	Definição
	A sístole é a fase de contração do ciclo cardí aco do coração.
	A diástole é a fase de relaxamento do ciclo cardíaco.
	Função
	No estágio de sístole, o coração se contrai, bombeando o sangue do coração para a aorta e para a artéria pulmonar.
	No estágio de diástole o coração relaxa, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas.
	Pressão arterial
	A pressão sanguínea do estágio de sístole é alta.
	A pressão arterial do estágio diastólico é baixa.
	Pressão média
	A pressão sistólica recomendada para um adulto normal é de 120 mmHg. Já para uma criança é de 100 mmHg (6 a 9 anos)
	A pressão diastólica recomendada para um adulto normal é de 80 mmHg. Para crianças é de 65 mmHg.
	Vasos Sanguíneos
	Contraídos.
	Relaxados.
	Leitura da pressão arterial
	O maior número é a pressão sistólica.
	O número mais baixo é a pressão diastólica.
	Fases
	A sístole contém dois eventos chamados sístole atrial e sístole ventricular.
	A diástole consiste em dois eventos chamados diástole atrial e diástole ventricular.
A pressão diastólica ocorre no início do ciclo cardíaco. É a pressão mínima nas artérias, quando as câmaras de bombeamento do coração se enchem de sangue. No final do ciclo cardíaco ocorre a pressão sistólica, quando os ventrículos se contraem.
14- Quais as funções das valvas do tronco pulmonar e da valva aórtica, respectivamente?
Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo e impedindo o refluxo entre a luz dessas duas estruturas.
Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo e impedindo o refluxo entre a luz dessas duas estruturas.
15 - O que são válvulas semilunares?
Após a contração ventricular, o sangue é impedido de retornar aos ventrículos devido à presença das válvulas semilunares. A válvula do tronco pulmonar se localiza na saída do tronco pulmonar e a válvula aórtica na saída da aorta.
As duas são formadas por três válvulas semilunares. Cada válvula semilunar se assemelha a uma taça rasa cortada pela metade no sentido vertical, com as margens cortadas fixadas às paredes dos vasos.
Quando ocorre a contração ventricular, a força do sangue empurra as cúspides contra a parede dos vasos e quando os ventrículos se relaxam o sangue retorna e as preenchem. As cúspides se unem por suas margens livres na luz do vaso, evitando dessa forma o retorno sanguíneo.
16 - Qual estrutura é considerada o marcapasso do coração?
Nó sinusal.
17 - Descreva ou esquematize as ramificações do complexo estimulante do coração.
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. 
Estes impulsos começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica. Os impulsos são transportados por feixes elétricos (vias de células especializadas) das câmaras superiores para as inferiores para que possam se contrair. 
Sofre influências locais, do sistema nervoso autônomo e de vários hormônios. Localiza-se na junção do átrio direito com a veia cava superior. O nó sinusal, envia um estímulo elétrico pelos feixes internodais até o nó atrioventricular (NAV), localizado ao lado do septo interatrial, apoiado sobre o fundo da cavidade do átrio direito, próximo à válvula atrioventricular tricúspide. No NAV, o estímulo sofre um retardo, que é importante para que os átrios contraiam pouco antes dos ventrículos. Depois o estímulo segue pelo feixe de Purkinje que se ramifica e se espalha para os ventrículos direito e esquerdo. No átrio esquerdo existe o ramo de Bachman que faz com que o estímulo se dissipe nesta região, permitindo que os dois átrios se contraiam simultaneamente.
18 - Descreva a pequena (pulmonar) e grande (sistêmica) circulação citando o nome de todos os vasos e câmaras cardíacas.
A pequena circulação se estabelece entre o coração e os pulmões. A grande circulação liga o coração às demais partes do organismo.
A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão aos respectivos pulmões.
Uma vez dentro dos pulmões, ambas se dividem em tantos ramos quantos são os lobos pulmonares; depois uma posterior subdivisão ao nível dos lóbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar.
As paredes dos capilares são delgadíssimas e os gases respiratórios podem atravessá-las facilmente: o oxigênio do ar pode assim passar dos ácinos pulmonares para o sangue; ao contrário, o anidrido carbônico abandona o sangue e entra nos ácinos pulmonares, para ser depois lançado para fora. Aos capilares fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artérias e se lançam na aurícula esquerda. A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbônico (sangue venoso). As veias pulmonares contêm, contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).
A grande circulação
A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda, segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores. Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. Da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam o sangue à cabeça. Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.
19 - O que significa circulação portal?
Na circulação portal uma veia interpõe entre duas redes capilares, sem passar por um órgão intermediário. Isto ocorre na circulação porta hepática vinda de uma rede capilar no intestino( onde há absorção dos alimentos) e outra rede de capilares no fígado( onde ocorrem os processos metabólicos), ficando a veia porta intermediária entre as duas redes de capilares( responsáveis por realizar troca gasosa e absorção de nutrientes).
20 - O que são veias satélites?
As artérias são acompanhadas por uma ou duas veias, com o mesmo trajeto, calibre semelhante das artérias e em geral o mesmo nome da artéria que acompanham , sendo chamadas de veias satélites.
21 - O que feixe vásculo-nervoso?
O feixe vasculho-nervoso é um conjunto de nervos reunidos por uma bainha conjuntiva comum e vasos. É uma rede de nervos motores e sensoriais que inervam o braço, a mão e o ombro. O componente vascular do feixe, a artéria e a veia subclávia; transportam sangue para o braço, mão, ombro e regiões do pescoço e cabeça.
22 - Cite 4 diferenças entre artérias e veias.
O calibre das veias é menor que o das artérias;
As artérias possuem paredes elásticas e fortes enquanto as veias têm suas paredes formadas por tecido conjuntivo frouxo;
Nas artérias o sangue corre com pressão, nas veias ela corre com pouca pressão;	
As veias contém válvulas que impedem que a circulação retroceda e as artérias não.
23 - Quais as importâncias das válvulas venosas?
As válvulas venosas impedem o refluxo de sangue dentro das veias isso faz com que o sangue não acumule nas pernas e acabe gerando varizes ou insuficiência venosa crônica.
24 -Em quais regiões não há presença de capilares?
Cartilagem; córnea e tecido epitelial.
25 - O que são anastomoses? Qual a sua importância?
A anastomose corresponde a uma conexão entre duas partes do corpo humano. A mais frequente das anastomoses é a de vasos sanguíneos que se ligam naturalmente para formarnovas vias de circulação sanguínea quando uma veia é rompida. O polígono de Willis no cérebro é um sistema de anastomoses que permite uma melhor circulação do sangue.

Continue navegando