Buscar

Metodologia do Ensino da História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Daiana Silva do Nascimento (3040061)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649299) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27332334
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os temas de neutralidade e a imparcialidade são colocadas em contraponto às de parcialidade e de engajamento político e ideológico no campo da ciência e do conhecimento histórico e representam assuntos que provocam debates polêmicos e até são responsáveis por dividir estudiosos e pesquisadores em correntes teóricas antagônicas. Diante deste contexto, disserte sobre as sugestões que são feitas aos profissionais da História tanto na profissão como na vida pública de cidadãos.
	Resposta Esperada:
O historiador deve estar comprometido em buscar a verdade, que tenha a coragem de escrevê-la e dizê-la. Existiu a expectativa de que a história fornece resultados e soluções práticas imediatas, fins e objetivos claros à sociedade. Este discursos esteve relacionado à ideia de progresso e crescimento na sociedade. Como resultado desta forma de pensamento e ideologia obteve-se as guerras mundiais e o agravamento da fome e da miséria, o que colocou em xeque a pretensão de uma ciência e história neutra e imparcial. O passado pode ser facilmente utilizado de forma equivocada e fins não éticos, assim como a não consciência do passado prejudica as medidas e as ações que precisam ser levadas a cabo no presente. O conhecimento histórico deve ser utilizado para salvaguardar o meio ambiente, o patrimônio histórico, superar experiências de violação dos direitos humanos e de exclusão.
O historiador deve manter-se alerta, precisa fazer reflexões e julgamentos da atuação dos homens em meio às sociedades na história, utilizar-se de critérios que assegurem os direitos humanos, a paz, a liberdade de expressão e a solidariedade. O passado é um campo de luta, em que concorrem e disputam as forças do passado e do presente, bem como o historiador deve também considerar a diversidade e a dualidade existencial que acompanha o homem de sagrado e profano.
	2.
	"Convivi muito pouco tempo com minhas avós. Infelizmente. Mas a imagem deles, que quando descrita hoje mais lembra um personagem de contos de fadas, não me sai da memória. Eram daquele tipo que cozinhava, fazia doces e os colocava em compotas, usava vestidos até os joelhos, fazia crochê e cultivava roseiras em seus quintais. Tinha cabelos brancos como algodão e óculos pendurados no nariz. Mas hoje são outros tempos. E, claro, as avós também. E apesar dessas grandes diferenças entre as avós de diferentes gerações, apesar das grandes mudanças entre as gerações e por mais diferentes que sejam as avós de antigamente, uma coisa é certa: ambas estarão presentes em nossas memórias, unidas por um sentimento que jamais sai de moda: o amor."
Observando o texto citado, logo percebemos uma forte relação com a vertente da História Oral. Então, com base no texto citado sobre as avós, quais elementos ou perguntas podem ser feitas para uma pesquisa com base na História Oral?
FONTE: https://www.papodaprofessoradenise.com.br/nao-se-fazem-mais-avos-como-antigamente/. Acesso em: 29 maio 2020.
	Resposta Esperada:
*Podemos perguntar sobre datas de nascimento, nomes dos pais, e sobre a época da infância. Sobre como era a família em outras décadas. De onde vieram. Quais experiências profissionais tiveram.
*Podemos perguntar sobre a escolaridade e cidades que já moraram, bem como qual era o modelo de escola de quando eram crianças. Quais foram as principais mudanças que aconteceram na paisagem, nas construções e no bairro.
*Podemos perguntar sobre tragédias que ocorreram ou situações difíceis por quais passaram antigamente.
*Também é possível perguntar sobre costumes, alimentação, vestimenta, objetos de estimação, entes queridos e até como era a própria relação deles com os avós da época.
Parte inferior do formulário

Outros materiais