Buscar

APOL 1 - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o seguinte extrato de texto:
“A busca por status político de cidadão brasileiro tem sido a bandeira dos povos indígenas nos últimos 20 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-27, 2015. p.27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, com relação ao direito a uma “cidadania diferenciada”, identifique a alternativa que apresenta corretamente um direito específico para a formação da cidadania indígena.
Nota: 10.0
	
	A
	Moradia.
	
	B
	Voto.
	
	C
	Saúde.
	
	D
	Educação.
	
	E
	Ritos.
Você acertou!
Comentário: "NO entanto, somente com a superação do princípio tutelar é possível se pensar na construção de uma cidadania indígena de fato. Nesse contexto, abre-se a possibilidade de que sejam pensadas políticas públicas voltadas para atender às necessidades singulares, diferenciadas desse povo. Assim, deve ser assegurado o direito a uma "cidadania diferenciada", o que possibilitará, para além da garantia dos direitos universais de cidadão brasileiro, aqueles específicos "à cultura, às tradições, aos valores, aos conhecimentos e aos ritos" (Baniwa, 2006, p. 89)" (texto-base, p. 27)
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas e influências nos mais variados aspectos culturais da sociedade brasileira[...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 55.
 Considerando  a citação e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a formação de uma identidade brasileira, assinale  corretamente a alternativa que identifica uma dessas contribuições.
Nota: 0.0
	
	A
	modo de vestir.
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, "Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas e influências nos mais variados aspectos culturais da sociedade brasileira - pelo estilo de vestir, pelas comidas, pela dança[...]" (livro-base, p.56)
	
	B
	modo de ouvir.
	
	C
	modo de correr.
	
	D
	o status social.
	
	E
	modo de ouvir.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“O racismo [...] é influenciado por representações simbólicas e por crenças sob as quais se dá o significado subjetivo para o desenvolvimento  das ações no cotidiano  dos indivíduos“ .  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 57.
Considerando a citação do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, segundo o autor da citação acima, Hofbauer, o racismo deve ser entendido como:    
Nota: 10.0
	
	A
	um fenômeno natural.
	
	B
	um fenômeno científico.
	
	C
	um fenômeno  ideológico.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, "O racismo deve ser encarado  como um fenômeno  ideológico que, com tal , é influenciado por representações simbólicas e por crenças sob as quais se dá o significado subjetivo para o desenvolvimento  das ações no cotidiano  dos indivíduos".( livro-base, p.57)
	
	D
	um fato antropológico.
	
	E
	um fenômeno acidental.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“[...] Cesare Lombroso, pesquisador que se tornou famoso por medir o crânio para identificar a capacidade e o grau de inteligência dos humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-38, 2015. p.38.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique a alternativa que aponta corretamente o professor brasileiro que adotava os métodos de Cesare.
Nota: 10.0
	
	A
	Raimundo Nina Rodrigues.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a Raimundo Nina Rodrigues. “No Brasil, no ano de 1880, na Escola de Medicina da Bahia, o professor realizou um estudo sobre a influência de Cesare Lombroso”. (texto-base, p. 38)
	
	B
	Arthur Gobineau.
	
	C
	Miguel Lemos.
	
	D
	João Batista Lacerda.
	
	E
	Luís Pereira Barreto.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominada civilizada fez com que se instaurasse um sistema paternalista de tutela [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-25, 2015. p.24.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre proteção e abrigo, identifique a alternativa que aponta corretamente um órgão ligado às políticas indigenistas do Estado Brasileiro.
Nota: 10.0
	
	A
	Código Civil.
	
	B
	Estatuto das Sociedades Indígenas
	
	C
	Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio
	
	D
	Fundação Nacional do Índio.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a implantação das políticas indigenistas que destacam o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). (texto-base, p. 24)
	
	E
	Órgão indigenista estatal.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
"Alguns movimentos formados para desenvolvimento  da cultura afro-brasileira foram criados no Brasil".     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 60.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente um dos movimentos afro-brasileiros mais expressivos e com maior durabilidade.
Nota: 10.0
	
	A
	Movimento Negro  Urbano .
	
	B
	Movimento Negro Unificado.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, "os mais expressivos  e com maior durabilidade são a Frente Negra Brasileira (FBN) e o Movimento  Negro Unificado (MNU)" ( livro-base, p.60)
	
	C
	Movimento Negro Unido
	
	D
	Movimento Negro Universitário.
	
	E
	Movimento Negro  Único.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira,Africana e I
Leia o extrato de texto:
"Apresentação de um país  de destaque no futebol e no carnaval, duas paixões tipicamente  nacionais  e que transmitiam uma imagem idealizada de  harmonia  multirracial, sem preconceito  racial".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 54.
Considerando o extrato  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique  corretamente em que período governamental se deu o destaque do Brasil como o país do Carnaval e do Futebol. 
Nota: 10.0
	
	A
	Governo Getúlio Vargas, década de 1930.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta,  é da "era Vargas a apresentação de um país  de destaque  no futebol e no carnaval".( livro-base, p.54)
	
	B
	Governo Floriano Peixoto, década de 1890.
	
	C
	Governo José Sarney, década de 1980.
	
	D
	Governo Tancredo Neves, década de 1980.
	
	E
	Governo Itamar Franco, década de 1990.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] a política de imigração no Brasil, que teve como precedente ideológico o eugenismo, proporcionou a entrada no país de grupos [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-43, 2015. p.41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que mostra corretamente um dos  países cujos habitantes imigraram ao Brasil na passagem do século XIX para o XX.
Nota: 10.0
	
	A
	Itália.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que a imigração no Brasil proporcionou a entrada de grupos vindos de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. (texto-base, p. 41).
	
	B
	Áustria.
	
	C
	Bulgária.
	
	D
	Bélgica.
	
	E
	Croácia.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Hoje, no território brasileiro, a maioria das terras indígenas encontra-se demarcada em extensão, porém ainda há um grande déficit na sua regularização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-27, 2015. p.27.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, a falta de acesso a terras ou acesso precário a elas trazem que consequências para as famílias indígenas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Melhoria das condições econômicas.
	
	B
	Busca por status político.
	
	C
	Compromete suas expressões culturais.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se, “Famílias indígenas continuam vivendo sem acesso à terra ou em condições de territorialidade precárias, fato que coloca em risco a sobrevivência dessas comunidades e compromete suas expressões culturais”. (texto-base, p. 27)
	
	D
	Acelera as igualdades sociais
	
	E
	Amplia as práticas culturais.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“O racismo, segundo Hofbauer [...], deve ser encarado como um fenômeno ideológico que, como tal, é influenciado por representações simbólicas e por crenças [...]”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 57.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, que ideia impediu, na década de 1970, combater o racismo? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Democracia liberal
	
	B
	Democracia racial.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta é esta porque "Durante a ditadura militar, principalmente no período de 1967 a 1974, a teoria da democracia racial foi firmemente defendida e disseminada, sem dar margens a qualquer contestação. Aplicando duras sanções e agindo coercitivamente, 0 governo militar impedia qualquer movimentação contrária a essa linha de pensamento e principalmente a qualquer movimento que ousasse identificá-lo como adepto do racismo". (texto-base, p. 58)
	
	C
	Anarcossindicalismo
	
	D
	Socialismo.
	
	E
	Feminismo.

Continue navegando