Buscar

APX1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial APX1 – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 03/10 ATÉ ÀS 12h
Disciplina: História da Educação
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva
Aluno(a):Vania de Oliveira Teofilo
Matrícula:19212080313 Polo:Rocinha
 
1ª Questão: A educação colonial brasileira é marcada pela presença dos jesuítas educando as populações indígenas, colonos e elites. Vamos refletir sobre a educação dos jesuítas para os índios e a condição atual desses povos originários em nossa sociedade. Para isso, leia o artigo “Desconstrução da colonialidade: iniciativas indígenas na Amazônia”. Após a leitura, responda às questões abaixo: (3,0 p.)
1. Como se aplica o conceito de eurocentrismo no texto?
No texto fica evidente a imposição do pensamento europeu que era considerado o povo com saberes/superior .Os europeus ao chegarem ocuparam e saquearam as terras indígenas e as riquezas da terra , além de desvalorizar os saberes deste povo tendo-os como seres inferiores , sem cultura por isto, os submetendo a regras e conhecimentos /religião ditos como corretos pelos colonizadores .
1. Explique a que o texto se refere quando fala em epistemicídio.
No aniquilamento de um povo sua cultura e saberes , fazendo com que a colonização negue os conhecimentos dos índios e evidencie somente os saberes dos europeus somente o que eles fazem/sabem está correto.
2ª Questão: Sobre o texto “As construtoras da nação: professoras primárias na Primeira República”, da prof. Maria Lúcia Rodrigues Müller, utilize as sentenças abaixo para reconstruir os argumentos da autora sobre o ponto em discussão. (3,0 p.)
1. “O espaço escolar servia para, entre outras coisas, cultivar o sentimento pátrio” (p. 6);
As professoras eram tidas como exemplo e construtoras da nação pois, eram pessoas com certo conhecimento e estavam diretamente ligadas a educação. Como nesta época o intuito era que as pessoas pudessem ter: identidade , sentimento nacional ,atitudes ,conduta , valorizando sua cidadania com novos hábitos e valores estes serão intensificados pelas professoras que tinham o saber e poderiam repassar aos alunos formando cidadãos com amor pátrio construindo uma república para a população. 
1. “Ao ser conferida à escola a tarefa de construir a identidade e o sentimento nacional, de produzir os valores e condutas adequados aos brasileiros, de transformar essa ‘massa amorfa’ em um povo, havia de ser conferido o sentido de heroicidade à protagonista dessa construção” (p. 8). 
As professora deveriam ser consideradas heroínas pois, tinham como missão instruir a população a uma nova meta ,a cidadania /identidade mais também tiveram muitos obstáculos a serem superados ganhar autonomia financeira ,ajudar a família ,entrada no mercado de trabalho sua vida privada e profissional era constantemente vigiada, ela não podia fazer nada fora do “padrão instituído”. Elas demostraram imensa força para enfrentar a sociedade e ganhar espaço no mercado de trabalho e financeiramente devido a tudo isto seu protagonismo na construção da nova nação. 
3ª Questão: Sobre o texto “Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929)”, de Edneia Regina Rossi, o texto afirma: “A construção dos grupos escolares, como símbolos de modernidade, insere-se no mundo urbano que se pretendia racional” (p. 322). Explique como o novo ordenamento social incorpora o grupo escolar e como ele atende aos projetos da nação. (4,0 p.) 
O novo grupo escolar tem como missão a modernização/racionalização do processo educacional e pedagógico unindo professores e gestores a um maior convívio onde visa mudar a estruturação das unidades( higiene, espaço físico ,organização ,assiduidade ) , elevando a educação a um projeto de nação ,já que para a república o cidadão era aquele que sabia ler. Priorizando a educação como algo grandioso relacionado a moral da república e da nação.
Boa Sorte!

Outros materiais