Buscar

AD1 ALFABETIZACAO2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2020.1
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
Aluno(a):Vania de Oliveira Teofilo 
Matrícula: 19212080313 Polo: Rocinha
CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO
“Atuação individual da aquisição do código de escrita/leitura de forma estática e a compreensão da leitura/escrita na linguagem tida como culta”.
NATUREZA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
“ Desenvolvimento de um conjunto de ações sociais ,políticas e culturais que envolve profissionais de diversas áreas em função de dinamizar a aprendizagem, leitura e escrita”.
CONDICIONANTES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
“Para um verdadeiro alfabetizar sem barreiras se faz necessário que o econômico, cultural e social estejam diretamente ligados a alfabetização abrindo novos horizontes para o aprendizado , levando a bagagem cultural do educando para dentro da sala de aula”.
No texto As muitas facetas da alfabetização , a autora Magda Soares trás a tona alguns problemas enfrentados nas classes iniciais/ alfabetização.
O ler/escrever , alfabetização/letramento, levanta questionamentos quanto a forma que estes educandos estão sendo direcionados em suas unidades escolares, sua maturação para o entendimento, o fracasso escolar , as políticas de ensino, a bagagem que o educando trás do seu contexto social, são vários itens que precisam ser observados e aplicados nas unidades, mais nem sempre isto acontece, pois a alfabetização é oferecida de forma engessada sem considerar aspectos que não estejam no seu currículo já pré determinado.
 Devido a isto, podemos observar um grande número de alunos que estão na escola ,mais não conseguem compreender corretamente o que lhe é ensinado principalmente nas classes socialmente menos favorecidas e sem acesso a cultura formal ,pois sua bagagem cultural não é aproveitada no contexto escolar é tida como algo incorreto que não está dentro do padrão pré estabelecido pela sociedade.
A alfabetização não pode ter um método único ( ela não lida com apenas um tipo de aluno) precisa ser ampla e os profissionais que ali atuam devem utilizar os métodos tradicionais sim (livros, apostilas) mais também estar abertos a novos horizontes( internet, o que se trás de casa, bairro,família etc )então se faz necessário políticas públicas que incentivem os espaços escolares e os profissionais que lá atuam a aprimorar seus métodos de trabalho, oferendo a seu educando a possibilidade de se tronarem seres pensantes , questionadores e críticos somente assim poderá a educação / alfabetização contemplar todos os educando de mesma forma . A educação é para todos e precisa que todos possam desfrutar da mesma.

Continue navegando