Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS
Thamyles Karoênna de Souza Melo
17026824
Fisioterapia
Avalia a segurança e a toxicidade em seres humanos segue as diferentes quantidades do composto e são administradas para um número pequeno (frequentemente 20 a 80) de voluntários jovens, sadios, em geral do sexo masculino, para determinar a dose em que a toxicidade surge primeiro, assim determina se o composto é ativo contra a doença-alvo. O composto é administrado para até cerca de 100 pacientes para tratamento ou prevenção da doença-alvo. Um objetivo adicional é a determinação de uma faixa dose-resposta adequada. Avalia os efeitos do fármaco em populações maiores e mais heterogêneas (frequentemente centenas a milhares de pessoas), em uma população mais heterogênea, na tentativa de reproduzir o uso clínico proposto para o fármaco. Essa fase também compara o fármaco com tratamentos existentes, placebo ou ambos. Os estudos podem envolver muitos médicos e múltiplos locais de pesquisa. Os propósitos são verificar a eficácia e detectar os efeitos — bons e ruins — que possam não ter sido observados durante as fases 1 e 2. (Rev Bras Ter Intensiva. 2020)
Quando forem coletados dados suficientes para justificar e solicitar a aprovação do fármaco, uma nova aplicação (NDA, New Drug Application) deve ser submetida a FDA. O tempo que se leva desde o processo do desenvolvimento inicial até a aprovação do fármaco é, em geral, de 10 anos ou mais (Rev Bras Ter Intensiva. 2020)
A vigilância pós-comercialização, farmacovigilância) ocorre depois de o fámedicamento ser aprovado e comercializado e pode incluir estudos formais, juntamente com relatórios contínuos dos efeitos adversos. A fase 4 tipicamente compreende populações maiores e períodos de tempo mais longos do que as fases 1 a 3, o que ajuda a detectar efeitos adversos incomuns ou que aparecem lentamente e que não podem ser reconhecidos em estudos menores, mais curtos. Além disso, o uso real dos fármacos não se limita aos pacientes que preenchem os critérios de elegibilidade rigorosos usados nos ensaios clínicos; o fármaco tendem a ser usados em pacientes com maior risco de efeitos adversos. Com frequência, são estudadas subpopulações especiais (p. ex., gestantes, crianças e idosos). Alguns fármacos aprovados pela FDA após a fase 3 foram retirados do mercado após o reconhecimento de efeitos adversos graves terem ocorrido na fase 4. (Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(2):e2020044, 2020)
Objetivo é obter informações preliminares sobre a atividade farmacológica do medicamento Um dos objetivos importantes dos estudos fase IV é detectar e definir efeitos colaterais previamente desconhecidos ou incompletamente qualificados, assim como os fatores de risco relacionados (Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(2):e2020044, 2020)

Continue navegando