Buscar

Plano de aula -EF - 6 ano - Lutas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECORM – REGIÃO CÓRREGO SECO Valorizando a vida no campo 
EDUCADOR (A): Diego José Carloni
DISCIPLINA: Educação Física
EDUCANDO (A):
Data de entrega: 03/11/2020								Devolutiva: 16/11/2020 
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS: Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. (EF35EF15) 
6º ANO – SEMENTES DA VIDA
 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS
LUTAS
Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, a chegada dos portugueses nos vem à cabeça. Mas isso está mudando, pois em alguns livros didáticos já temos presente a história dos povoadores indígenas como as primeiras populações que habitaram o território brasileiro. O legado indígena pode ser identificado nos mais diversos campos culturais, da culinária à música e ao artesanato, passando pelas brincadeiras e jogos. Por isso, apesar de pequenas variações de acordo com a região em que são identificados, é possível rastrear uma matriz indígena em muitas das atividades populares praticadas por crianças, jovens e adultos. 
Agora, iremos realizar algumas atividades de origem indígena:
Para dar início às atividades, iremos trabalhar com a luta do Derruba toco praticada pelos índios Pataxós de Minas Gerais e da Bahia. Esta luta é conhecida pelos índios Tupinambás como luta do Maracá. Os lutadores entram em um círculo de aproximadamente 8 metros de diâmetro com um toco de árvore ao centro. Para vencer seus oponentes os lutadores têm que derrubar o toco ao centro utilizando alguma parte do corpo do adversário. Outra força de se vencer a luta é empurrando o oponente para força do círculo. 
ATIVIDADE 01: O aluno deverá fazer um círculo de 8 metros, precisará de 1 garrafa PET cheia de água e de um colega para ser seu oponente. Os alunos deverão tentar retirar o colega do círculo empurrando para derrubar o toco (litro) e retirá-lo para fora do círculo.
O Huka-Huka é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás, provenientes do Alto Xingu – MT, e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup.  Praticado desde a infância o huka-huka é a um luta, que apesar de servir como prova de força entre seus praticantes, não envolve violência ou ferimentos. A luta iniciasse como os praticantes ajoelhados e agarrados entre si. Seu objetivo é tentar derrubar o adversário com as costas no chão ou agarrar as suas pernas. Durante o combate os lutadores podem levantar ou permanecer ajoelhados. Nesta luta não são permitidos socos ou ponta-pés. 
Atividade 02, o aluno fará um círculo e ficará de frente para o colega ajoelhados, onde deverá encostar as costas do oponente no chão para vencer a luta.
Sugestão de vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=syEJ4iCbZ50 (luta derruba toco)
https://www.youtube.com/watch?v=gahPr4tUrHs (Huka-Huka)

Mais conteúdos dessa disciplina