Buscar

Análise Fílmica Didática Sobre o Longa "Homem-Aranha no Aranhaverso"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lindo ver que o melhor filme do Miranha tem o Miles como protagonista: 
O miranha é meu personagem da ficção preferido, desde criança eu amava ler suas histórias, ver seus desenhos, jogar seus jogos e ver seus filmes. Pra mim os dois primeiros filmes do Miranha da trilogia do Sam Raimi são perfeitos, amo eles até hoje, mas infelizmente ninguém mais tinha conseguido replicar ou nem mesmo se assemelhar ao miranha do Tobey Maguire. O miranha do Andrew Garfield era ruim e chato e o do Tom Holland era puxa saco e extremamente dependente do Homem de Ferro (sendo que, nas HQs, Homem-Aranha é sinônimo de independência). Desde criança eu gostava muito de ver como o miranha era simples, não sendo um milionário, um alienígena ou cientista renomado, longe disso, ele era nada mais que um estudante comum, levando sua tribulada vida normalmente quando uma aranha radioativa o deu poderes, isso pra mim era incrível, um daqueles casos onde a simplicidade é a melhor solução.
Em 2011 eu descobri a existência do Miles, eu surtei quando vi um Homem-Aranha negro. O mais incrível disso era que, diferente de 90% de suas variações, esse Homem-Aranha tinha todo um background único e diferenciado, sendo muito mais que uma mera versão alternativa do Homem-Aranha, ele era único (até em relação aos seus poderes, que incluem invisibilidade e ataques de eletricidade, o bicho é brabissimo).
Também achava interessante a Spider-Gwen (que é a única super-heroína burra o suficiente pra botar o nome dela no seu alter-ego, eu queria saber o que que tava na cabeça do idiota q criou ela), principalmente por seu uniforme LINDO.
Bem, lembra que eu disse que ninguém tinha chegado no nível do miranha do Tobinho? Pois é, em 2018 conseguiram superar ele.
Na minha opinião, Aranhaverso é o melhor filme do Homem-Aranha já feito, mais que isso, é a melhor adaptação (incluindo desenho, jogo, etc) das HQs do Miranha já feita. 
Amo a direção de arte do filme, ela é toda esquizofrênica e linda, ela dá a ideia da mistura (fazendo alusão aos diversos Miranhas que aprecem no filme) das dimensões. 
A mistura dos estilos de desenho é tão bem feita, a Penny Parker (Anime) se mistura tão bem com o Presunto-Aranha (Cartoon) e com o Miranha Noir (desenho Noir), coisa que eu achei que fosse ficar estranho (devido as diferenças colossais dos gêneros). Além disso o longa, em diversos momentos, não se leva a sério e zoa características desses gêneros (como o ventinho no Noir). Além disso o filme mistura animação 2D e 3D e tem os personagens e os cenários muito bem feitos e bem modelados (só ver a cena do lindo cabelo da Gwen, cara, modelar cabelo dá um trabalho desgraçado, imagina pra ficar naquele nível de detalhe e qualidade).
Amo como o filme tem a taxa de quadros reduzida, dando a impressão de estarmos lendo uma HQ, ou de estarmos vendo um daqueles Stop Motions feitos no papel. No começo essa taxa reduzida é perceptível (mas não chega a incomodar {lembro que quando vi o filme no cinema pela primeira vez eu achei q o projetor tava com problema, até falei "Ih caraca, o filme tá lagando mano"}), mas depois de uns 10/15 minutos nossos olhos se acostumam e ela fica imperceptível. Outro elemento que remete as Hq's são os balões de fala e pensamento (e os de metonímia também), eles são muito charmosos e diferentes (servindo de alívio cômico em determinados momentos).
Será possível contar o número de referências que o filme faz? Acho que não. Elas são tão incríveis e são em tantos níveis que funcionam para todos os tipos de espectador, desde o fã ferrenho (esse que vos escreve, por exemplo) até o espectador padrão que só viu os filmes (lógico que depende do seu grau de conhecimento do Miranha, se você só viu os filmes vai deixar passar milhões de referências aos desenhos e as Hq's).
Amo a condução dos fatos do filme, ela é bem natural e divertida, entregando os elementos quando eles devem ser entregues, na medida e proporção certa (desde o plot twist, até a entrada dos outros Miranhas na história).
Esse é (empatado com o Cavaleiro das Trevas do Nolan) o melhor filme de super-herói já feito, ele está no meu Top 10 filmes preferidos e eu o amo de paixão, então já imagina a nota né.
(Texto totalmente imparcial, é claro)
-Por Ruan Souza

Outros materiais