Buscar

CULTURA ORGANIZACIONAL X CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CULTURA ORGANIZACIONAL X CLIMA ORGANIZACIONAL
Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho dos funcionários e no resultado do negócio, existem muitas diferenças. A cultura organizacional tem a ver com a identidade e valores da empresa, a forma como conduz os seus negócios, e é muito resistente a mudanças. Já o clima organizacional tem a ver com o dia a dia, com a satisfação e engajamento dos funcionários, envolvendo as condições de trabalho, políticas de recompensas, liderança, processos, entre outros.
A cultura organizacional molda atitudes e comportamentos dos funcionários e líderes do negócio, e também como a empresa interage com clientes, fornecedores e parceiros. Apesar de ser estável, é possível mudar a cultura de forma lenta, incorporando novos elementos e experiências.
Ela precisa estar bem clara para os funcionários de modo que todos possam entender quais os benefícios dessa identidade única, fazendo parte dos processos formais e informais de comunicação. E quando a empresa é confrontada com problemas ou desafios, essa cultura pode funcionar como impulsionadora ou um freio nos negócios, amarrando os processos.
Já o clima organizacional, segundo Idalberto Chiavenato, autor de diversos livros sobre Administração e Recursos Humanos, é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento desses funcionários. Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral.
Mas vale ressaltar que o clima organizacional sofre muitas mudanças por inúmeros fatores. Por ser momentâneo, é importante se atentar ao tempo em que um determinado tipo de comportamento de todo o capital humano se instalou na empresa; pessoas quietas demais, muita fofoca, sensação de desconfiança, clima “sombrio”, funcionários desmotivados ou com muitas faltas e até mesmo turnover muito alto. Estes são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em conta.
OS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Nós temos como conhecer a cultura de uma empresa a partir de uma série de elementos que podemos observar e que são repassados aos novos integrantes. Em geral, os elementos mais comuns são:
Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc. 
Estórias e mitos – São os “contos” que você ouve a respeito de fatos – reais ou não – que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na organização. 
Crenças e pressupostos – Refere-se ao que é tido como verdadeiro pela empresa, as percepções de mundo, que são validadas com o tempo. 
Ritos, rituais e cerimônias – São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc.
 Heróis – Tratam-se das pessoas que fizeram e/ou fazem história dentro da organização através de ações que fortaleceram a mesma. São eles que personificam os valores adotados pela empresa. Podemos citar diversos exemplos de heróis: Antônio Ermínio de Moraes, da Votorantin; Jack Welch, da GE e Ulisses Tapajós Neto, presidente da MASA. 
Tabus – É tudo o que tido como não é permitido dentro da empresa. Existem organizações, por exemplo que vetam a contratação de pessoas da mesma família, namoro entre colegas de trabalho, etc. 
Normas – São as regras escritas que ditam o comportamento considerado correto pela empresa e que deve ser seguido pelos seus funcionários. 
Símbolos – Vão desde o logotipo até a mobília da empresa. A bandeira nacional é um símbolo da República Federativa do Brasil, por exemplo. 
CASO PLANEJAMENTO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Considere que vocês pretendem abrir uma empresa de pequeno porte, conforme abaixo descrito, dada a identificação de demanda para a cidade de Juiz de Fora e região.
· Seu negócio: restaurante de comida indiana
· Seus clientes: classes econômicas A e B
· Capacidade inicial: 10 mesas (40 pessoas simultaneamente, aproximadamente)
Para seu pleno funcionamento nos 6 primeiros meses, você precisará de recursos humanos assim distribuídos, conforme levantamento preliminar:
· 1 Chef
· 5 cozinheiros
· 10 ajudantes
· 6 garçons
· 1 recepcionista
· 1 caixa
· 1 serviços gerais
As funções gerenciais e administrativas, inclusive de atendimento aos clientes, são divididas entre os sócios (vocês).
Defina:
· missão
· visão de futuro para 5 anos
Aponte e descreva quais seriam os elementos centrais de sua cultura organizacional – a ser criada e desenvolvida:
· crenças e pressupostos = estabeleçam 3
· valores = estabeleçam 5
Descreva políticas e práticas vocês adotariam para realizar a missão e a visão da empresa, no que diz respeito a:
· recrutamento e seleção
· reconhecimento do trabalho e desempenho
· demissão
· comportamentos esperados
Em linhas gerais:
Que traços da cultura brasileira vocês evitariam e como?
Que traços da cultura brasileira vocês explorariam e como?

Continue navegando