Buscar

Atividade 3 - Sistemas Corporais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
Os sistemas corporais são integrados, dependendo uns dos outros para regulação e manutenção da homeostase orgânica e da sistêmica geral. O processo digestivo, por exemplo, é regulado pelo sistema nervoso e auxiliado por glândulas acessórias, as quais possuem multifunções, entre elas a de atuar no processo digestivo. Assim, ao longo da unidade, estudamos as estruturas do sistema digestório e o processo da digestão, desde a fase cefálica até a absorção dos nutrientes por meio do trato digestório. Agora, vamos colocar esses conhecimentos em prática. 
Para tanto, responda corretamente: 
- de que forma atua o sistema nervoso no controle da digestão? 
- O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e possui funções endócrinas e outras importantes para o processo digestório, mas de que forma ele contribui para o processo da digestão?
Resposta:
De acordo com a Unidade 3, na camada submucosa os plexos do sistema nervoso entérico que são os Auerbach e de Meissner estão interligados com à regulação gastrointerstinal pelas ações motoras e sensoriais, dependendo da sinalização dos receptores do TGI e neurônios autônomos. O sistema nervoso entérico central terá a sua função começando no esôfago e continuando até a região anal, auxiliando nas atividades involuntárias e voluntárias através das sinapses que são encaminhadas, como o processo de lise, de contração, de levar lentamente o alimento, sendo fatores importantes para os TGI como a secreção do bolo alimentar que protegem as estruturas dele. 
O pâncreas tem como função de processar o alimento que ingerimos, a produção e secreção de componentes e enzimas que atuam no processo digestório, as macromoléculas que são responsáveis pela a excreção dos alimentos que não são necessários para o nosso corpo são os hormônios que atuam através do sistema endócrino. Produção de enzimas que são essenciais para a digestão dos alimentos, por quebra-los em micropartículas facilitando a absorção de nutrientes. 
Além de ter função endócrina, o pâncreas também possui uma função exócrina:
Na função endócrina é responsável pela secreção de hormônios que atuam na regulação da concentração de glicose, fazendo a produção de insulina, glucagon, somatostatina e polipeptídeo pancreático. Importante função para prevenir a diabetes. 
Na função exócrina tem a função principal em produzir o suco pancreático que é importantíssimo para o nosso sistema digestório, ocorrendo a secreção das enzimas digestivas. 
Outro ponto a se salientar, as glândulas pancreáticas auxiliam na ação da glicemia e na regulação do processo digestivo, protegendo que haja problemas tanto de diabéticos como gástricos devido a produção dos hormônios citados anteriormente. Tem também como função de digerir alimentos como proteínas, gorduras e carboidratos, ajudando a neutralizar a acidez do alimento que saiu do estômago e foi para o pâncreas. Principal químico que controla o equilíbrio de açúcar no sangue. 
Referência Bibliográfica:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/pancreas
https://querobolsa.com.br/enem/biologia/pancreas

Continue navegando