Buscar

Atividade 1- Sistemas Corporais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
As células são maquinarias muito complexas e eficientes no organismo. Inclusive, são tão eficientes que conseguem programar sua própria morte.
A morte celular pode ocorrer de diversas formas. Duas delas são de modo natural, chamado necrose; ou de modo programado, por vias de ativação de cascatas enzimáticas e moleculares, chamada apoptose. Esses são os mecanismos mais comuns, mas há diversos outros processos que culminam na eliminação das células.
Diversos estudos visam compreender os mecanismos moleculares e bioquímicos envoltos no processo da morte celular, seja ele em resposta a processos naturais de envelhecimento; seja ele desencadeado por processos infecciosos e danosos às células.
Nesse contexto, considerando os mecanismos de morte celular, sua função e importância, podemos dizer que o processo traz benefícios, malefícios ou ambos para o organismo? Justifique sua resposta com exemplos.
Resposta:
Traz benefícios e malefícios para o ser humano, levando em consideração quando mata-se a microbiota ruim para o nosso corpo, o nosso próprio sistema responde automaticamente sem precisar de uma resposta nosso. A intenção de acordo com Kumar, Fausto e Abbas (2010) é proteger o conteúdo intracelular de agressões do meio extracelular para não adentrar no meio intracelular, de estresses fisiológicos e de estímulos nocivos. 
Nem toda morte celular é ruim, o nosso corpo quando envelhecemos também temos o envelhecimento das nossas células, como podemos ver na feição que vai mudando ao longo da vida, o que demonstra a nossa passagem nesta vida e o nosso amadurecimento. 
A apoptose é importantíssima para o equilíbrio fisiológico celular, pelo fato que é essencial na formação dos órgãos e também na sua estruturação; proteção de lesões e de células defeituosas; regulação na quantidade de células nos sistemas corporais. 
A necrose ocorre já em células mortas, onde houve um rompimento da membrana e este comprometimento poderá desencadear processos inflamatórios nos tecidos adjacentes da célula neucrótica. Exemplo da necrose craseosa causada pela semiologia da Tuberculose. 
As nossas células do linfócito B atinge as células contaminadoras. Porém, quando há células como cancerígenas a morte automática das células traz malefícios para o nosso corpo, porque vai ficar células que vai contaminar as benéficas ocorrendo o risco de acontecer a metástase. 
Os linfócitos T são os responsáveis para ao ataque de patógenos que estão agredindo o organismo, fazendo com que haja a morte celular desse patógeno. Atuando em conjunto com o linfócito B para uma melhor resposta imunológica.
Um exemplo disso é o Corona vírus que ataca as células, fazendo com que a imunidade do indivíduo caia e ocorrendo a morte celular das células benéficas, contaminando principalmente as vias aéreas, deixando os pulmões comprometidos. 
Outro exemplo de doença que é muito maléfica ao indivíduo é o HIV que faz a reprogramação celular e atacando a defesa imunológica do indivíduo. Nesse sentindo a morte celular natural não é benéfica neste momento por fazer a necrose das células de defesa, deixando o indivíduo com uma baixa imunidade e com uma porta de entrada para o ataque de outros patógenos.
Referências Bibliográficas:
http://patologia.medicina.ufrj.br/index.php/histopatologia-geral/397-anotacoes-teoricas/anotacoes-sobre-adaptacao-lesao-e-morte-celulares
http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/morte-da-celula-e-fundamental-para-a-existencia-humana/
https://www.einstein.br/pesquisa/pesquisa-experimental/projetos-pesquisa/mecanismos-e-consequencias-da-morte-celular
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/apoptose-o-que-e/
https://www.infoescola.com/citologia/apoptose/

Continue navegando