Buscar

Atividades Complementares I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Daniele Freitas
Disciplina: Atividades Complementares I
A qualidade é uma área que pode ser abordada de diferentes pontos, dependendo do desafio proposto. Seja na idealização e concepção de um produto, processo ou serviço, é indiscutível que a qualidade precisa ser levada em consideração para que o consumidor fique satisfeito com o que trabalho final. Levando em consideração que é preciso ter boas estratégias e um olhar mais atencioso para esse setor, é essencial que as empresas tenham profissionais capacitados para atuarem nas atividades relacionadas à qualidade. Esse colaborador terá as funções de criar manuais, relatórios, verificar os processos e procedimentos do produto ou serviço a que a empresa oferece aos clientes. Outras responsabilidades desse profissional seria a realização de auditorias externas e internas e analise de não conformidades de produtos ou serviços. Por esses motivos que os profissionais capacitados para a área da qualidade é essencial para qualquer organização que queira crescer e aumentar o seu valor competitivo frente às concorrentes. Sem contar na fidelização do consumidor que é um ponto muito importante a ser atingido pelos gestores. 
O interesse em tornar uma organização com maior potencial no mercado fizeram os gestores terem mais atenção ao planejamento estratégico das empresas a fim de obterem qualidade em todos os seus processos, e claro no seu resultado final – seja por serviço ou produto. Podemos entender que uma gestão de estratégia eficiente e eficaz está diretamente relacionada com a elaboração, a organização e a formação de um determinado projeto desenvolvido com a colaboração de todas as áreas da organização que possuem o mesmo intuito, garantir e manter a qualidade da empresa. É muito importante que se leve em consideração que para se alavancar todos os processos de estratégia de uma empresa, sem perder a qualidade dos produtos ou serviços prestados ao final para o consumidor, é essencial tomar as melhores decisões.
Por isso o mercado de trabalho para esse profissional é tão promissor. O técnico de qualidade pode trabalhar nas mais diversas empresas, como: prestadores de serviço, comércio, indústria ou organizações que desejam verificar ou implementar a qualidade nos seus processos do sistema operacional. Isso vale para empresas do setor público e privado que tem despertado para a padronização nos processos com o intuito de obter qualidade. É importante conseguir ter a cooperação entre todos os elos dessa organização para que se tenha um excelente desempenho organizacional, e que a qualidade seja alcançada.
Nesse sentido podemos entender que o ambiente tem muita influencia para o trabalho do profissional de técnico de qualidade. Seja no ambiente interno ou externo é importante frisar que é necessário que a empresa compreenda que isso irá influenciar todas as decisões do planejamento da qualidade. Já que é no ambiente que se encontra um conjunto de forças nas quais a empresa deve adequar as suas estratégias nos processos de qualidade. Com isso o mercado de trabalho para esse profissional técnico é muito vasto. Podendo ser: auditor da qualidade, onde será responsável pelas auditorias internas e externas; assistente da qualidade, acompanhando os resultados dos processos e a participação dos grupos de melhoria; inspetor da qualidade, onde irá realizar a inspeção dos resultados dos processos podendo ter a aprovação ou desaprovação do resultado final. 
A atuação e as atividades destinadas ao técnico de qualidade também pode ser em segmentos distintos, como: atualização de indicadores de qualidade, elaboração de gráfico dos dados que foram coletados, descrição de novos processos, manutenção de documentos da qualidade, atualização de indicadores, pesquisa de satisfação de clientes e do mercado, elaboração e a atualização de documentos da qualidade, controle e a inspeção, além da gestão da qualidade na empresa, treinamentos de capacitação para os colaboradores internos sobre as rotinas e processos de qualidade da empresa, a realização de testes e amostras de novos produtos e o acompanhamento da qualidade dos produtos fornecidos, propor ações corretivas e preventivas. Exemplos de setores da organização onde esse profissional pode atuar na indústria seriam na inspeção na linha de produção de produtos. Já na área de prestação de serviços seria na gestão da qualidade pela auditoria. 
Mas é necessário que o profissional tenha algumas características para trabalhar nesse setor, como: proatividade em ação, flexibilidade, adaptação e motivação e perfil de liderança. Esses pontos citados são importantes para o desenvolvimento das atividades direcionadas para o técnico de qualidade. Eles vão ajudar nas estratégias para melhorar a qualidade dentro das organizações. A empresa deve entender que os colaboradores, a sociedade e o meio ambiente, o governo, os fornecedores e os investidores precisam estar em harmonia para que a ação final seja entregue adequadamente para o público-alvo em questão. Para isso boas práticas de gestão e relacionamento entre cliente e fornecedores, o desenvolvimento dos colaboradores, melhores condições para a competividade no mercado e a otimização de processos e redução de custos são necessárias para a obtenção da qualidade no resultado final. 
O que podemos perceber é que implantar a qualidade nas empresas trás muitas vantagens para todos. É uma ótima oportunidade para melhorar os setores e aspectos das organizações, além de gerar muitos benefícios para todos os processos e como resultado ter uma padronização e qualidade no produto ou serviço. O resultado é uma maior rentabilidade nos negócios das empresas, desenvolvimento dos colaboradores, otimização dos processos ocasionando assim a redução dos custos, e a competitividade no mercado. 
A evolução da melhoria da qualidade vem de muitos anos atrás. Desde 350 a.C, Aristóteles já vinha aprimorando ideias sobre a qualidade. Historicamente 3 acontecimentos ajudaram para esse aprimoramento: a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, e a Revolução Industrial com a produção em série. O Japão tornou-se uma referência no período pós-guerra de adoção e remoção dos conceitos e das práticas da qualidade. Surgiu nesse período em outros países os gurus que discutiam esse conceito: Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa. Eles foram fundamentais para o desenvolvimento de ferramentas para a gestão da qualidade – vendas, prazos, custos, qualidade, produção, produtividade, refugo, absenteísmo - como o PDCA e a espinha de peixe. 
Os cases citados no vídeo aula são importantes para que possamos compreender melhor não só a atuação do técnico de qualidade e as suas atividades, mas também para ver na prática sobre o certificado do ISSO 9001, o mapeamento de processos, qualidade dos produtos e o controle rigoroso do mesmo. Além dos cases, gostaria de citar que as matérias que serão estudadas e que foram explicadas no vídeo vão proporcionar um grande entendimento sobre as funções dessa profissão.
A intenção dessa tarefa de elaborar uma resenha de forma clara e objetiva nos ajudou a enxergar com mais precisão a profissão de técnico de qualidade, sua importância dentro de uma organização, suas responsabilidades e a sua atuação e o mercado de trabalho onde esse profissional pode atuar. Com isso finalizo o meu texto com a percepção de que o técnico de qualidade utiliza todo o seu conhecimento, cooperação de outros setores, ambiente interno e externo e as ferramentas para melhorar a qualidade da empresa.

Outros materiais