Buscar

DESCREVA AS FASES DA FARMACOCINÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESCREVA AS FASES DA FARMACOCINÉTICA: *
*Liberação:Método de dispersão do principio ativo a partir de sua formulação Aplica-se fundamentalmente a compostos administrados por via oral. Exemplo: Liberação da droga a partir de uma pílula, cápsula,tablete, dissolução de drogas ativas no trato gastrointestinal. * Absorção: É a etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga á corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, já que caem direto na circulação. Alguns fatores interferem nessa etapa como pH do meio, forma farmacêutica e patologias(ulceras por exemplo). * Distribuição: Etapa em que a droga é distribuída no corpo através da circulação. Ela chega primeiro nos orgãos mais vascularizados(como sistema nervoso central, pulmão,coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos menos irrigados(tecido adiposo por exemplo). É nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar. Interferem ainda nessa etapa baixa concentração de proteínas plasmáticas(necessárias para a formação da fração ligada) como desnutrição, hepatite e cirrose que destroem hepatócitos, que são células produtoras de proteínas plasmáticas, reduzindo assim o nível destas no sangue. * Biotransformação: Fase onde a droga é transformada em um composto mais hidrossolúvel para a posterior excreção. * Excreção: Pela excreção os compostos são removidos do organismo para o meio externo. Fármacos hidrossolúveis, carregados ionicamente, são filtrados nos glomérulos ou secretados nos túbulos renais, não sofrendo reabsorção tubular, pois tem dificuldade em atravessar membranas. Excretam-se portanto na forma ativa. 
NA FARMACODINÂMICA COMO ACONTECE A INTERAÇÃO DOS MEDIAMENTOS COM OS RECEPTORES? *
Quase todas interações entre drogas e receptores ou entre drogas e enzimas são reversíveis. Depois de um certo tempo a droga se solta e o receptor ou enzimas reassume sua função normal. As vezes uma interação é em grande parte irreversível como ocorre com o omeprazol uma droga que inibe uma enzima envolvida na secreção do ácido gástrico, e o efeito da droga persiste até que o corpo produza mais enzimas.
DEFINA POTÊNIA E EFIÁCIA. *
Potencia : refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial. Eficácia: refere-se a resposta terapêutica máxima potencial que um medicamento pode produzir. Um determinado diurético elimina muito mais sal e água por meio da urina do outro. Sendo assim, uma droga tem maior eficiência, ou eficácia terapêutica, que a outra. Da mesma forma que no caso da potencia, a eficácia é apenas um dos fatores considerados pelos médicos ao selecionar o medicamento mais apropriado para determinado paciente. 
DEFINA TOLERÂNCIA MEDIAMENTOSA. *
Tolerância é quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta a sua presença constante.A tolerância se desenvolve devido à aceleração do metabolismo do medicamento (frequentemente porque as enzimas hepáticas envolvidas no metabolismo de medicamentos ficam mais ativas) e porque o número de sítios (receptores celulares) aos quais o medicamento se liga ou a força da ligação (afinidade) entre o receptor e o medicamento diminuem
CONFORME AS EXPLICAÇÕES DADAS NA AULA ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDEU POR DOSE ATAQUE E DOSE DE MANUTENÇÃO ? *
Dose de ataque ou inicial - é a dose de determinado fármaco que deve ser administrada no início do tratamento, com o objetivo de atingir rapidamente a concentração efetiva (concentração-alvo). Dose de manutenção - é a dose necessária para que se mantenha uma concentração plasmática efetiva. Utilizada na terapia de dose múltipla, para que se mantenha a concentração no estado de equilíbrio estável .

Continue navegando