Buscar

Psicologia Organizacional e do Trabalho - avaliação objetiva

Prévia do material em texto

Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	 Avaliação Final (Objetiva)
	
	
	1.
	O ambiente de trabalho pode apresentar fatores de riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores. Um desses fatores de risco está relacionado com a utilização de máquinas e mobiliário inadequados, levando a posturas e posições incorretas; os setores foram adaptados e estão em más condições de ventilação, iluminação e de conforto para os trabalhadores. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta definição:
	 a)
	Químicos.
	 b)
	Físicos.
	 c)
	Biológicos.
	 d)
	Ergonômicos.
	2.
	O estresse é composto por quatro fases. Em cada uma delas, é possível observar alterações no organismo e no comportamento das pessoas. Estas alterações podem ser percebidas, também, no ambiente de trabalho. Sobre os indicadores de estresse, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Corpo.
II- Humor.
III- Trabalho.
(    ) Dificuldades para dormir e aumento da pressão arterial.
(    ) Produtividade, criatividade e disposição.
(    ) Alto nível de irritabilidade.
(    ) Tensão muscular e perda do apetite.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - III - II.
	 b)
	I - III - II - I.
	 c)
	III - II - I - II.
	 d)
	II - II - III - I.
	3.
	Efeito Halo é uma das principais distorções do processo perceptivo e acontece quando a informação ambiental é captada ou interpretada de forma alterada. Sobre esta distorção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As características de um grupo social são simplificadas e projetadas em todos os seus integrantes.
	 b)
	As pessoas são percebidas dentro de um contexto e contrastadas com outras, o que produz impressões favoráveis e desfavoráveis.
	 c)
	Os outros são exagerados, segundo as perspectivas do observador, que faz julgamentos baseado em suas características.
	 d)
	Um traço de comportamento serve de base para uma generalização a respeito da conduta de uma pessoa.
	4.
	Existem vários tipos de conflitos. Há aquele que, quando acontece, pode ser percebido inclusive por terceiros, ou seja, por outras pessoas que convivem com as partes. Além disso, este tipo de conflito pode interferir na dinâmica da organização. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este tipo de conflito:
	 a)
	Conflito percebido.
	 b)
	Conflito latente.
	 c)
	Conflito manifesto.
	 d)
	Conflito sentido.
	5.
	Grande parte das pessoas que tentam ou cometem suicídio comunica a ideia de morte de alguma forma. É importante ficar atento a esses sinais, também conhecidos como ?frases de alerta?. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2000), alguns sinais comportamentais ou relacionados à história de vida das pessoas podem estar relacionados à ideação suicida. Com relação aos sinais comportamentais das pessoas que podem evidenciar pensamentos sobre suicídio, analise as sentenças a seguir:
I- Comportamento retraído, pouca rede social.
II- Comemorar as conquistas, sentir-se feliz.
III- Desejo súbito de concluir os afazeres pessoais.
IV- Menção repetida de morte ou suicídio.
FONTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da saúde em atenção primária. Genebra, 2000.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	A Universidade de Brasília realizou uma pesquisa na qual mostrou que o número de trabalhadores com doenças mentais aumentou nos últimos anos. Nesta pesquisa, foi verificado que cerca de 48% dos afastamentos que se estendem por mais de 15 dias ocorrem por causa de algum tipo de doença mental. É importante salientar que a doença mental, como a depressão, nunca vem sozinha. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um fator que pode favorecer o surgimento da depressão:
FONTE: TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. Rio de janeiro: SENAC, 2007.
	 a)
	Alcoolismo.
	 b)
	Euforia.
	 c)
	Agressividade.
	 d)
	Satisfação.
	7.
	A necessidade de se comunicar bem está cada vez mais em evidência nas organizações. Todas as atividades dentro de uma organização, desde a gestão, o planejamento, até o setor de vendas e marketing, possuem informações, e mais, informações que circulam por diversos setores e pessoas da organização. No entanto, existem algumas barreiras que podem dificultar ou impedir um processo de comunicação nas organizações. Barreiras são restrições ou limitações. No processo de comunicação podemos encontrar diversas barreiras. Sobre essas barreiras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Barreiras humanas.
II- Barreiras físicas.
III- Barreiras semânticas.
(    ) Emoções, percepções e preocupações.
(    ) Ambiente de trabalho e falhas mecânicas.
(    ) Ruídos ambientais.
(    ) Gírias e expressões populares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I - III.
	 b)
	I - II - II - III.
	 c)
	I - II - III - I.
	 d)
	II - III - II - I.
	8.
	A percepção pode ser entendida como um processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam estímulos, como informações, objetos, eventos etc. A interpretação é uma decodificação que empresta valor ao estímulo. A percepção dentro das organizações é responsável por afetar muitos aspectos do comportamento das pessoas, por este motivo é muito importante entender a percepção. Nesta perspectiva, há dois fenômenos básicos que explicam a diferença entre a realidade observada e a realidade percebida: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Com relação a estes fenômenos, analise as sentenças a seguir:
I- Apenas uma pequena parte de todos os estímulos que o ambiente oferece prende a atenção do observador. A percepção seletiva faz com que apenas algumas características sejam percebidas, isso pode gerar distorções na forma que as pessoas fazem uma das outras.
II- A adaptação sensitiva ocorre quando a percepção passa por um processo de adaptação ao longo do tempo. Quando uma pessoa é exposta muito tempo ao mesmo, estímulo a sensibilidade desta tende a diminuir, assim as pessoas aos poucos perdem a capacidade de perceber tal estímulo.
III- Na percepção sensitiva, a percepção do indivíduo ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos. Com o passar do tempo, estas variações deixam de ser percebidas, ou seja, quando uma pessoa é exposta a um estímulo de muita frequência, aos poucos, passa a adaptar-se ao estímulo, deixando de percebê-lo.
IV- Devido à percepção seletiva, as pessoas podem produzir julgamentos apressados, pois realizam uma interpretação rápida, tomando-se como base apenas uma parte do contexto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	  c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	O feedback é um termo da língua inglesa utilizado para descrever o processo de retroalimentação ou retorno da informação, ou seja, refere-se ao efeito retroativo do processo de comunicação, no qual o emissor da mensagem tem a oportunidade de obter a reação do receptor com relação às mensagens emitidas. Em termos práticos, o feedback corresponde à resposta para algo que fazemos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Sobre o feedback, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um feedback eficaz apresenta algumas características essenciais, como, por exemplo, abstração, subjetividade e aplicabilidade.
	 b)
	Na nossa cultura, o processo de efetuar e receber feedbacks não é percebido como a realização de críticas, pois não apresenta implicações afetivas e sociais aos envolvidos.
	 c)
	Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o contraste, caracterizado como o ato de comparar indivíduos, ao invés de compará-lo com os padrões de desempenho definidos.
	 d)
	O feedback deve ser direcionado às características pessoais do indivíduo, de forma que suasmanifestações individuais possam ser apontadas como falhas que devem ser extinguidas.
	10.
	Para a psicologia, o estudo dos valores está relacionado diretamente com os comportamentos e as atitudes das pessoas, ou seja, são significativamente influenciados pelos valores que cada pessoa possui. Podemos entender valores como as convicções que as pessoas possuem sobre o que é certo ou errado. Sobre as convicções/valores das pessoas, analise as sentenças a seguir:
I- Estas convicções orientam o comportamento das pessoas e podem variar de um grupo para outro.
II- Os valores dos indivíduos de uma organização são determinados por ela.
III- Os valores podem variar, inclusive entre grupos, dentro da mesma organização.
IV- São verdadeiros guias de conduta, que orientam o comportamento das pessoas.
V- Valores geralmente são ditos e devem ser demonstrados formalmente para que sejam percebidos através da comunicação, que pode ser verbal ou não verbal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2009) Uma empresa de Tecnologia da Informação identifica que os casos de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) estão gerando afastamentos de funcionários, o que compromete o gerenciamento organizacional. Qual intervenção deve ser realizada pelo psicólogo nessa organização?
	 a)
	Planejar o encaminhamento dos casos para acompanhamento psicológico, propor e acompanhar intervenções de ergonomia no ambiente de trabalho, prevenindo futuros afastamentos.
	 b)
	Realizar o diagnóstico, identificando variáveis contextuais, organizacionais, grupais e individuais; gerar dados e informações que orientem o planejamento e a avaliação da intervenção.
	 c)
	Investigar, com funcionários afastados, os fatores organizacionais e pessoais envolvidos, buscando diferenciar problemas psicológicos individuais de problemas organizacionais, orientando a intervenção.
	 d)
	Identificar os funcionários afastados, realizar entrevistas individuais com foco na execução do trabalho, analisar e informar os aspectos prioritários para intervenção.
	12.
	(ENADE, 2012) O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no Brasil já estava em pleno desenvolvimento na segunda metade do século XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o que possibilitou a criação de cursos acadêmicos regulares. O período que antecede o marco histórico mencionado no texto caracterizou-se por:
I- Intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus campos
de atuação.
II- Farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de
conhecimentos desenvolvidos em outros países.
III- Práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de Psicologia.
É correto o que se afirma em:
FONTE: ANTUNES, M. A. M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.; GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado).
	  a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	III, apenas.

Continue navegando