Buscar

SERVIÇO SOCIAL TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Questão 1) A profissão do Serviço Social encontra-se numa posição de dualidade. Em alguns momentos, o profissional está ligado ao Estado e em outros momentos atua como mediador das relações de trabalho. Nesse cenário, a prática profissional do assistente social deve ser considerada a partir da variedade de fatores internos e externos que influenciam na profissão. Partindo desse contexto e das pesquisas realizadas na elaboração de seu paper, disserte sobre o perfil profissional do assistente social.
RESPOSTA 
O Serviço Social é uma profissão regulamentada pela Lei nº 8.662/93, com o exercício profissional regido pelo Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, tendo como atuação profissional o combate às desigualdades e injustiças sociais em todas as esferas da sociedade. Há a base de sustentação funcional-ocupacional do Serviço Social, ou seja, um profissional que surge dentro de um projeto político, no marco das lutas de classes desenvolvidas no contexto do capitalismo monopolista clássico, cujo meio fundamental de emprego se encontra na órbita do Estado, este último contratando-o para desempenhar a função de participar na fase final da operacionalização das políticas sociais. O trabalho do Assistente Social, é de suma importância na vida dos que dependem de seus programas e projetos. Onde o Assistente Social realmente atua nas áreas políticas e públicas, incluindo em seus programas o tripé do Assistente Social, como a assistência social, (dos que necessitam), saúde (universal) e Previdência Social (não precisa de contribuição). E atuam em políticas populacionais, como crianças, adolescentes, idosos, mulher, negro e índio. O Trabalho do assistente social é de suma importância para lidar com a questão social.
Questão 2) O reconhecimento instituicional do Serviço Social passa pela regulamentação legal da Profissão através da Lei nº 8.662/93 e da criação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742/93. Esse processo levou ao reconhecimento do assistente social como protagonista na elaboração, implementação e avaliação da política pública social. Partindo desse contexto histórico e das pesquisas realizadas em seu trabalho, disserte sobre os avanços no âmbito da assistência social após a publicação da LOAS.
RESPOSTA
A partir do neoliberalismo que desencadeia um processo de terceirização, o profissional de Serviço Social começa a ser terceirizado, ou seja, deixa de ser um profissional assalariado para ser um profissional liberal.
O Serviço Social antigamente era influenciado pela igreja católica pela concepção europeia, porém mais adiante fora impregnado de concepções norte-americanas. Sua inserção remonta a década de 30, respaldado pela Igreja Católica, assim como por alguns grupos burgueses. É importante salientar, que no Brasil, O Serviço Social se originou profundamente relacionado com a conjuntura econômica-social pela qual o país passava naquela época. Observando que o Serviço Social começa a ter um desempenho e um marco revolucionário a partir da Constituição de 1988, onde as classes trabalhadoras passam a ter todos os seus direitos garantidos, como a assistência social, saúde e previdência social, as pessoas têm sim o direito da previdência social sem precisar contribuir.

Continue navegando